OutrosPolítica em Três Pontas

Três Pontas e Santana da Vargem convocam seus eleitores para o cadastramento biométrico

Os eleitores de Três Pontas e de Santana da Vargem já podem realizar o cadastramento biométrico. A coleta das informações do cidadão não é obrigatória nos dois municípios, mas quem aderir poderá usar a biometria na urna eletrônica já a partir das Eleições Gerais do ano que vem, quando deverão ser escolhidos deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente do Brasil.

Chefe do Cartório Eleitoral, Maria Rosa Miari, incentiva o cadastramento biométrico mesmo não sendo obrigatório em Três Pontas e Santana da Vargem nesse primeiro momento

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari no cadastramento, que está sendo feito na cidade desde o dia 17 de abril, são coletadas as impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, por meio de sensores de alta definição. Também acontece o registro da fotografia e da assinatura digitalizada. “O objetivo é garantir a autenticidade do voto e é também importante para o cruzamento de dados do cadastro nacional de eleitores. Como não existe uma digital igual à outra, este procedimento é extremamente confiável e preciso”, destaca.

Em Três Pontas, o cadastramento biométrico acontece de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. O eleitor deve apresentar:

  • documento oficial com foto (carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras profissionais)
  • comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc., preferencialmente em nome do eleitor, emitido nos três meses anteriores à data do comparecimento)
  • título eleitoral e CPF (se possuir)
  • comprovante de quitação com o serviço militar (para homens maiores de 18 anos que forem fazer o título pela primeira vez)

O Cartório conta com três quites biométricos para o atendimento, que leva em média 30 minutos.

Cidadã responde ao convite e vai ao Cartório Eleitoral para se cadastrar biometricamente

Hoje, o eleitorado trespontano está em 43.420 cidadãos e o de Santana da Vargem em 5.951. “Todos os brasileiros deverão estar biometricamente cadastrados até 2020, então quanto antes o eleitor fizer seu cadastramento, melhor. Mesmo não sendo obrigatório – como é neste momento o caso de Três Pontas e de Santana da Vargem – ter a biometria é uma segurança porque evita o que muitas vezes acontece: que um eleitor vote no lugar do outro”, incentiva e alerta Maria Rosa.   

Ainda segundo a chefe do Cartório Eleitoral, fazendo a biometria agora, o eleitor evitará possíveis transtornos quando o cadastramento for obrigatório nos dois municípios. Isso sem contar que nas próximas eleições ele estará habilitado a votar por um método de identificação 100% seguro.    

Como acontece a identificação pela biometria na hora de votar?                

Neste início de ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) estendeu o cadastramento biométrico ordinário, ou seja, não obrigatório, a 73 cidades mineiras. Assim, dos 853 municípios que compõem o Estado, mais da metade, 436, deram abertura ao novo sistema.

E o que muda na hora de votar? O eleitor vai se identificar com um documento com foto que pode ser, por exemplo, carteira de motorista, de identidade, de trabalho. Em seguida, a identidade desse eleitor será confirmada pelo reconhecimento biométrico de sua impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica.

Caso a digital não seja reconhecida, o mesário terá à disposição uma folha de fotos no caderno de votação dos eleitores da seção para confirmar a identidade do eleitor.

Já os eleitores que não se cadastrarem serão identificados pelo método antigo.

Sem fraudes

Identificação pelas impressões digitais afasta possibilidade de fraude durante a votação (Foto: Ilustrativa Net)

O Programa de Identificação Biométrica, que permite o reconhecimento individual do eleitor baseado em dados biométricos (impressões digitais) começou a ser implantado em 2008, dentro da proposta da Justiça Eleitoral de modernizar o processo eleitoral brasileiro. Segundo o TRE-MG, o uso da biometria aperfeiçoa o momento do voto, já que evita a fraude e, portanto, oferece segurança ao eleitor e também ao candidato.

Outra vantagem apontada é que a biometria fornece ao país maior segurança na identificação dos seus cidadãos, fechando as portas para a obtenção fraudulenta do título de eleitor mediante uso de documentos falsos. Segundo a Justiça Eleitoral, o título de eleitor passa a ser o documento de maior credibilidade no Brasil, já que a carteira de identidade apresenta a fragilidade de poder ser tirada em cada estado. “A biometria, portanto, protege a identidade e a vontade do eleitor”.

Números

Mais de 50 milhões de eleitores já estão biometricamente identificados em todo o Brasil.

Em Minas Gerais, em 2016, eleitores de 249 municípios puderam votar com identificação biométrica. Os números saltaram para os atuais 1,6 milhão de eleitores de 303 cidades mineiras. A previsão é que no decorrer de 2017, mais de 500 municípios estejam integrando o projeto.

O Cartório de Três Pontas fica na Rua Santana, número 4 – prédio do antigo “Clube Operário”. 

“Ainda falta um longo caminho para que o nosso país alcance pleno desenvolvimento e maturidade democrática com amplos efeitos sociais e econômicos. Mas é preciso reconhecer que já temos eleições seguras, transparentes e eficientes e que, portanto, já consolidamos o primeiro fundamento da democracia e da paz social que desejamos seguir construindo”. (Justiça Eleitoral)

(Fonte: Jornal Correio Trespontano) 

 

 

Previous post

Voluntários formam os “Pimpolhos da Alegria”, a nova turma que leva risos e mais vida ao Hospital de Três Pontas

Next post

Fenac vai selecionar 100 músicas para as etapas classificatórias