Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Trespontano desenvolve aplicativo voltado para a locação de máquinas agrícolas

Pelo app, o produtor rural pode, de forma rápida e prática, consultar quais máquinas estão disponíveis. Já o proprietário tem a opção de acompanhar o uso do  maquinário, sua localização, entre outros

Jessica Mesquita Silva/Arlene Brito

Interligar produtores rurais e maquinários ociosos a fim de diminuir gastos e aumentar o lucro da propriedade. Foi com esta visão que o geólogo de petróleo e cafeicultor, Renato Fonseca, desenvolveu um aplicativo de celular que traz para o agronegócio a economia compartilhada, já comum nos setores de transporte (Uber) e hospedagem (Airbnb). A UllerAgro é a novidade que brota em Três Pontas e que já está gerando resultados em todo o Sul de Minas.

Pelo aplicativo, produtores rurais podem consultar quais máquinas estão disponíveis (Foto: Alisson J. Silva)

Renato Fonseca explica que o investimento em maquinário é caro e que muitas vezes o produto pode ficar ocioso, deixando de trazer retorno. Unir quem tem a oferecer, possibilitando um ganho extra, e quem precisa – trazendo facilidade e economia – é a iniciativa inovadora. 

Anunciada como uma opção diferenciada, a plataforma UllerAgro possui dois aplicativos que interagem. Pelo UllerMaq, os proprietários e prestadores de serviços têm a opção de cadastrar as máquinas e implementos agrícolas ociosos, adicionar informações referentes ao produto, o valor do aluguel e a localização da máquina.

Já pelo Uller, o produtor rural procura o produto que deseja alugar e pode escolher aquele que estiver mais próximo à sua propriedade.

Também pelo aplicativo, o pagamento do aluguel pode ser feito com o cartão de crédito ou via boleto bancário. Entre os 53 itens cadastrados até o momento estão tratores, colheitadeiras, arruadores, recolhedoras de café e pulverizadores.

Ainda de acordo com o sócio-fundador da empresa trespontana UllerAgro são disponibilizados para os usuários relatórios diários com a hora inicial e final da operação, além de imagens de satélite, a qualquer momento, com a última localização do maquinário.

Ainda segundo Renato Fonseca a maior dificuldade no momento é “a logística de instalação de rastreadores e inspeção das máquinas cadastradas”. No mais, o Uller já caminha para se firmar como o Uber rural.

Ascensão

Usuários têm acesso a relatórios e imagens de satélite (UllerAgro)

Desde o recente lançamento, a empresa concretizou 16 operações e outras 27 estão em andamento ou agendadas. Renato comemora o real aumento da demanda, certo de que a ligação de partes interessadas em novos ganhos começa a gerar resultados positivos para o agronegócio.

Abrangência

Até agora, o app atende aos produtores rurais do Sul de Minas, mas a expansão geográfica já está sendo estudada, conforme comenta Renato. “A economia compartilhada permite que haja fluidez, e onde há fluidez há menor possibilidade de escassez”, registra confiante.

Outras informações podem ser adquiridas pelo site da empresa www.ulleragro.com.br.

(Fontes: Diário do Comércio/Rede Social e UllerAgro)

Previous post

No Dia de Corpus Christi trespontanos rezam e praticam solidariedade

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas