Outros

Trespontanos rezam, prestam homenagens e decoram Cemitério neste Dia de Finados

Dezenas de trespontanos acordaram cedo nesta segunda-feira (2) e foram direto para o Cemitério Municipal rezar e prestar homenagens aos parentes e amigos neste Dia de Finados.  Pela manhã, as paróquias Nossa Senhora D’Ajuda, Nossa Senhora Aparecida e Cristo Redentor celebraram missas em três horários distintos. Em todos eles, a presença dos fiéis foi maciça. Ainda hoje, às 18h30min, haverá missa especial para os falecidos, porém, na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, no Centro da Cidade.

A expectativa é que o movimento se estenda por todo o dia. Atentos, comerciantes aproveitam o movimento para faturar. Em frente ao Cemitério, tendas abrigam vasos, arranjos e flores avulsas – naturais e artificiais – que disputam o gosto do consumidor. Muita gente, pela facilidade de acesso, deixa para adquirir o produto de decoração justamente na hora em que vai fazer a visita aos seus mortos. Os preços variam bastante e a ornamentação do túmulo pode sair, por exemplo, a R$ 5. Há também vendedores de velas, de abacaxi, algodão doce, churros, pipoca, picolé, água e refrigerante. Enfim, tem gente trabalhando neste feriado e ganhando uma renda extra. 

Finados

O Dia dos Fiéis Mortos ou Dia de Finados, é um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica. A data tem por objetivo relembrar a memória dos mortos e sucede o Dia de todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo de Cluny. Em 2 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados.

(Fonte: Me. Cláudio Fernandes – Brasil Escola)

 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Trespontanos se envolvem em acidente na BR-354