Outros

Tríduo de São Pedro começa sexta-feira no Bairro Cidade Jardim, em TP

São Pedro 1

São Pedro – Primeiro Papa da Igreja Católica é reverenciado em 29 de junho

Na próxima sexta-feira (26) terá início o Tríduo de São Pedro, no Cidade Jardim, em Três Pontas. A Missa será às 19 horas, na Capela do Bairro. No sábado, segundo dia de orações, a celebração também será às sete da noite. Já no domingo, o encerramento está marcado para as 9 horas da manhã.

Completando a festividade religiosa, na segunda-feira (29), Dia de São Pedro, às 19h30min, haverá reza do Terço.

Este ano a comunidade não realizará a festa junina, mas conta com a costumeira adesão dos trespontanos nesses dias de orações.

O Santo

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.

Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.

Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.

Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: “És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja”.

Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.

Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

(Por Jussara de Barros – Graduada em Pedagogia/Equipe Brasil Escola)

Novena de Nossa Senhora do Carmo Carmelo São José TP 1

O Carmelo São José também prepara um evento que deve atrair os católicos da Cidade. De 7 a 15 de julho acontecerá a Novena de Nossa Senhora do Carmo. Com o tema “Mãe e Rainha da Família” e com o lema “Maria, reinai em nossas famílias!”, a festividade contará com Terço sempre às 18h15min, Missa às 7 horas e Missa Solene da Novena às 19 horas. No dia 16, será comemorada a solenidade de Nossa Senhora do Carmo.

A Santa 

Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no Monte Carmelo, na Palestina, terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo. A palavra Carmo corresponde ao Monte do Carmo ou Monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra carmo ou carmelo significa jardim.

A ordem dos carmelitas venera com carinho o profeta Elias, que é seu patriarca, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem Aventurada Virgem do Carmo. Devido ao lugar, esse grupo foi chamado de carmelitas. Lá, esse grupo de eremitas construiu uma pequena capela dedicada à Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Carmelo.

Posteriormente os carmelitas foram obrigados a ir para a Europa fugindo da perseguição dos muçulmanos. Aí se espalhou ainda mais a Ordem do Carmelo.

Com a expulsão dos carmelitas de Israel, a devoção a Nossa Senhora do Carmo começou a se espalhar por toda a Europa. Também foi levada para a América Latina logo no começo de sua colonização, passando a ser conhecida em todos os lugares. E não somente no Carmelo. Foram construídas várias igrejas, capelas e até catedrais dedicadas à Senhora do Carmo.

São Simão era um dos mais piedosos carmelitas que viviam na Inglaterra. Vendo a Ordem dos Carmelitas ser perseguida até estar prestes a ser eliminada, ele sofria muito e pedia socorro a Nossa Senhora do Carmo.

Então Maria Santíssima, rodeada de anjos, apareceu para São Simão, entregou-lhe o Escapulário e lhe disse: recebe, meu filho muito amado, este Escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal  da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno. A partir desse milagre, o Escapulário passou a fazer parte do hábito dos carmelitas.

A palavra Escapulário, vem do latim, escápula, que significa  armadura, proteção. Ele é uma forma de devoção à Maria Santíssima. O uso do escapulário é um sinal de confiança em Nossa Senhora do Carmo. A pessoa que o usa, é coberta com a proteção e as graças da Virgem Do Carmo.

O Escapulário, segundo o Concílio do Vaticano II é um Sacramental, um sinal sagrado, obtendo efeitos de proteção da Igreja Católica. É uma realidade visível que nos conduz a Deus. Santa Tereza dizia que: portar o escapulário, era estar vestida com o hábito de Nossa Senhora.

(Cruz Terra Santa)

Previous post

O assunto não está enterrado. Para João Victor perdas de recursos são muito graves para simplesmente deixar “pra lá”

Next post

Embaixada Fla-Minas vê time do coração perder em casa