Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Vacinação contra o Sarampo acontecerá em fevereiro, dos 5 aos 19 anos, antecipa SMS de Três Pontas

As unidades básicas de Saúde de Três Pontas já se preparam para colocar em prática a primeira Campanha Nacional de Vacinação de 2020. A imunização começará pelo Sarampo. A primeira etapa terá início no dia 10 de fevereiro e chegará com novidade. Além das crianças com idade mínima de cinco anos, também os jovens até 19 anos deverão receber a dose que previne contra a doença.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica de Três Pontas, o Dia D será 15 de fevereiro.  Durante todo o movimento preventivo, que se estenderá até 13 de março, serão aplicadas ainda doses da Tríplice Viral – que inclui precaução à Caxumba e Rubéola – em pessoas do público-alvo que estiverem com essas vacinas em atraso.

Primeira fase da Campanha será destinada a pessoas com idades de 5 a 19 anos

Segunda fase irá priorizar faixa etária dos 30 aos 59 anos

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo acontecerá de 3 a 31 de agosto, com trabalhos voltados à outra faixa etária, que será dos 30 aos 59 anos.

Prioridade em nome de uma vida saudável

Para a enfermeira Lara Miranda Silva, ter a Caderneta de Vacinação sempre em dia deve ser uma das prioridades de todos aqueles que se importam com a própria saúde e que desejam ter qualidade de vida. Ela defende ainda que levar as crianças para serem imunizadas é um direito desses pequenos e obrigação dos pais ou responsáveis.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Três Pontas destaca que várias doenças só podem ser evitadas por meio de uma ação – que é muito simples: a vacinação, e cita, para reforçar, o Sarampo.

“O Sarampo é causado por um vírus. É uma doença infecciosa grave e extremamente contagiosa  que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É transmitido por espirro, fala, tosse, ou seja, pelo contato direto entre indivíduos. Febre alta, acima de 38,5°C, dor de cabeça, manchas de Koplik – que são pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse, coriza e conjuntivite são algumas características da doença”, alerta a profissional. Lara Miranda informa que entre as complicações está a pneumonia que pode levar a óbito.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Sarampo divulgado em outubro pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no ano passado Minas Gerais confirmou 74 casos da doença. Nos meses de outubro e novembro foram realizadas Campanhas de Vacinação que contemplaram os grupos mais acometidos pela doença, com o objetivo de interromper a circulação do vírus do Sarampo no Brasil. Na primeira etapa, a vacina foi aplicada em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e na segunda foram vacinados jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos.

Serviço

O que: Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo
Quando: de 10 de fevereiro a 13 de março
Onde: em todos os postos de saúde de Três Pontas
Público-alvo: de 5 a 19 anos

Previous post

Deputado Caixa Visita A Cidade De Raposos

Next post

Caminhada Etílica acontecerá puxada por Trio Elétrico, em Três Pontas