Política em Três PontasQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Vereador busca informações mais detalhadas sobre combate à Dengue em TP

SONY DSC

O Veterinário Marcelo Gomes e o Vereador Chico Botrel conversam sobre as dificuldades do Município no enfrentamento ao Aedes aegypti

A preocupação com a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya tem sido cada vez maior. A cada dia surgem novas suspeitas de casos em diferentes bairros e regiões de Três Pontas. Um comentário feito durante uma sessão da Câmara, de que apenas 9 agentes de combate ao transmissor estão em atividade no Município, levou o Vereador Francisco Botrel Azarias (Chico Botrel) a buscar informações detalhadas junto à Secretaria Municipal de Saúde, mais especificamente na Divisão da Vigilância Ambiental, responsável pela coordenação dos trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Chico Botrel foi recebido pelos dois servidores que se empenham em potencializar o combate ao mosquito em Três Pontas: o Veterinário Marcelo de Figueiredo Gomes e a Bióloga Sebastiana Aparecida da Silva. Em conversa informal, Marcelo explicou ao Vereador a atual situação do serviço da Vigilância Ambiental por aqui. Segundo ele, hoje, a Cidade possui um zoneamento. São ao todo 19 regiões que compõem o planejamento, sendo em média 1.000 residências por cada área de visita por agente. Porém, este trabalho tem sido mais lento em virtude do número insuficiente de agentes que atuam no tratamento, sendo apenas 8 pessoas. Com isso, a revisitação fica mais prolongada. A demora é de até cinco meses para que as casas sejam novamente visitadas.

Marcelo explicou, inclusive através do mapa das regiões de cobertura, ser muito difícil prestar um serviço ideal com um número tão reduzido. Hoje, seriam necessários 23 agentes para que as casas e terrenos fossem visitados pelo menos a cada 50 dias, atendendo às normas estipuladas pelo Ministério da Saúde. Por sua vez, Chico Botrel ressaltou que foi aprovada pela Câmara a autorização para a contração de outros 7 agentes em 2015. Mas, ao final das contas, nenhum deles foi contratado.  A falta de veículos para o transporte dos agentes até os bairros tornou mais complicadas as visitas, já que o passe gratuito no ônibus circular não é mais fornecido aos agentes de campo.

Diante do aumento no número de casos suspeitos, até de Zika, Chico Botrel se encarregou de buscar providências para ajudar no combate, se disponibilizando a procurar autoridades em Belo Horizonte para conseguir viabilizar um veículo e até mais apoio à campanha contra o mosquito em Três Pontas. 

Contratação esbarra em questões orçamentárias

Embora a contratação de agentes de saúde tenha sido aprovada pela Câmara, ano passado, ela não se efetivou por questões orçamentárias. A informação vem da Prefeitura. Segundo o órgão, o Município já trabalha no limite prudencial estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quanto aos gastos com folha de pagamento.

Caso o Município seja obrigado a decretar Situação de Emergência em relação à presença do Aedes aegypti e à possível infestação de Dengue, Zika Vírus ou Chikungunya, ficará mais fácil realizar a contratação (em relação à LRF) e até a compra de equipamentos e insumos para o enfrentamento poderá ser de forma mais rápida, já que o procedimento de licitação é dispensado nesse caso.

Considerando que ninguém espera que a situação chegue a essa gravidade, vale reforçar que a eliminação do Aedes aegypti é responsabilidade do Poder Público, mas também individual.

Mutirão de Limpeza

No sábado (27), a Prefeitura de Três Pontas iniciou os trabalhos do 1º Mutirão de Limpeza, mais uma ação contra o mosquito na Cidade. Além do Prefeito Paulo Luis Rabello e do Vice-Prefeito Erik dos Reis Roberto, participaram servidores municipais, Grupo de Escoteiros Boa Vista, Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O movimento denominado “Sai Zika, aqui você não fica” começou pelos bairros Vila Marilena, Ponte Alta e Jardim Primavera. Três equipes se dividiram e passaram por quase 950 casas para recolher lixos, materiais recicláveis e entulhos e, assim, combater a proliferação do Aedes aegypti. A sujeira retirada encheu mais de seis caminhões e várias caçambas.

Denúncia

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Três Pontas está recebendo denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Basta ligar 153. As denúncias podem ser realizadas também através da Ouvidoria Municipal 3266-2153 ou pelo e-mail ouvidoria@trespontas.mg.gov.br.

(Fontes: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Três Pontas/Prefeitura)

Previous post

Flaminas vence segunda etapa e se mantém no top do Josul

Next post

Dia da Mulher: maquiagem, palestra e dicas de nutrição integram a comemoração no Clube da Casa Nova Era