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Jovens parlamentares esperam que Prefeito e Vereadores de Três Pontas coloquem sugestões em prática

Arlene Brito

Formando entrega propostas ao vice-presidente da Câmara, Benício Baldansi

Na quarta-feira (22) o vice-presidente da Câmara de Três Pontas, vereador Benício Baldansi (PSL) e o prefeito Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD) receberam de um grupo de jovens propostas voltadas à formação política de estudantes. A expectativa é que as sugestões sejam aproveitadas pelo atual Governo Municipal e, na prática, levem até os alunos e sociedade lições cívicas capazes de refletir na qualidade de vida de todos os cidadãos.

O documento, entregue aos líderes políticos da cidade, concluiu um ano inteiro de trabalho desenvolvido por 26 meninas e meninos na faixa etária dos 16 aos 18 anos. Eles integraram a terceira turma do Parlamento Jovem de Minas Gerais/Três Pontas – Escola do Legislativo “Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”. No decorrer de 2017, a turma participou de diversas atividades relacionadas ao tema “Educação Política nas Escolas” e de todo o aprendizado saíram as propostas que, agora, torcem para que sejam implantadas no município.

“O trabalho percorrido está prestes a dar ainda mais bons frutos. É de suma importância que o prefeito de Três Pontas transforme em projetos de leis as propostas. Ao meu ver, é preciso ouvir os integrantes do Parlamento Jovem, uma vez que eles estão inseridos em diversas áreas da cidade, em vários movimentos, e sabem com propriedade onde estão os problemas e desafios a serem enfrentados e melhorados”, explica Luan Donizeti Elias.

Apoiador do Parlamento Jovem Minas/Três Pontas 2017, Luan ministrou palestras. Em todas elas destacou que “se a gente acredita, tudo conspira a favor”. Para o colaborador, os jovens devem transformar esperança em realidade, através de exemplos e ações em prol do próximo e do bem comum.

A entrega das propostas (confira todas elas abaixo) fez parte da cerimônia de certificação dos formandos realizada no Plenário “Presidente Tancredo de Almeida Neves”.

Prefeito de Três Pontas, Dr. Luiz Roberto compondo mesa ao lado do coordenador Maycon e do presidente do PJ/TP, Dr. Guilherme

Equipe forte

Nos dois primeiros anos de atuação, a Escola do Legislativo “Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” gerou benefícios para a comunidade trespontana que foram além da motivação de estudantes à participação política. Um deles é a melhoria no transporte público. Os alunos parlamentares jovens apresentaram sugestão à empresa responsável pelas chamadas “circulares”. Atenta, a firma definiu rotas, aumentou o atendimento em bairros e procura promover acesso às pessoas com deficiência.

Carlos, aluno da Escola do Legislativo, Maycon e Dr. Guilherme

Esta e outras conquistas do Parlamento Jovem de Três Pontas se devem ao esforço dos alunos, mas também àqueles que estão à frente do projeto:  vereador Maycon Douglas Machado (coordenador), Guilherme Ribeiro de Oliveira (presidente) e Carlos Henrique da Silva Castro (assistente técnico). A equipe motiva os estudantes e, muito bem preparada, conduz a Escola que já se tornou referência regional quando o assunto é pulso firme, trabalho sério e eficiência. 

E agora, o que querem os componentes do PJ de Três Pontas 2017

Ao todo, foram dadas aos poderes Executivo e Legislativo de Três Pontas 16 sugestões. No subtema “Educação política e currículo” está a maioria. São sete e algumas delas retomam práticas que já fizeram parte da rotina estudantil do município, por exemplo, na década 1980-1990, quando existia na grade curricular as disciplinas “Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social Política Brasileira)”. A ideia é reimplantá-las a partir do ensino “pré-fundamental”.

No subtema “Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens” foram elaboradas cinco propostas e em “Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas” outras quatro.

Terceira turma da Escola do Legislativo de Três Pontas com diretoria, representantes de escolas parceiras, monitores e apoiadores

Propostas


SUBTEMA 1 – EDUCAÇÃO POLÍTICA E CURRÍCULO

  1. Inclusão de noções básicas de política no ensino fundamental I, de forma criativa, com o auxílio da Secretaria Municipal de Cultura.
  2. Obrigatoriedade em ensinar e executar o Hino Nacional Brasileiro e Hino do Estado de Minas Gerais nas escolas.
  3. Inclusão da disciplina escolar Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social Política Brasileira) a partir do ensino pré-fundamental, nos moldes da década de 1980 e 1990.
  4. Obrigatoriedade de roda de conversas e debates sobre política e temas atuais nas escolas.
  5. Incentivo ao estudo das Leis Políticas e Sociais promovido pelos professores de Sociologia e História.
  6. Aulas de ética nas escolas, desde o ensino fundamental I, com o intuito de colocá-la em prática na base educacional.
  7. Implantar na rede estadual de ensino, a partir do 7º ano, o estudo das leis, dos direito e dos deveres dos cidadãos e dos agentes políticos.

SUBTEMA 2 – INTERAÇÕES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS

  1. Implantação da Semana da Educação Política nas escolas estaduais, com realização de palestras abertas à sociedade com interação dos estudantes.
  2. Obrigatoriedade de criação da Escola do Legislativo nas Câmaras Municipais de Minas Gerais, em cidades com mais de 5 mil habitantes.
  3. Exigência de eleições nas escolas municipais para cargos de Diretor e Vice-Diretor, tendo como votantes, além dos professores, representantes dos pais e alunos.
  4. Criação de site institucional pelas escolas estaduais com o objetivo de apresentar o rendimento geral dos alunos.
  5. Deverão ser disponibilizados gratuitamente aos alunos cursos extracurriculares de formação política, elaborados pelos professores de ciências humanas, ficando autorizada a celebração de convênios com outras instituições públicas ou privadas.

SUBTEMA 3 – EDUCAÇÃO POLÍTICA PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NAS ESCOLAS

  1. Criação de grêmio estudantil nas escolas para que os jovens exerçam sua liderança e representatividade.
  2. Exigência das escolas permitirem que os alunos façam avaliações semestrais dos funcionários, diretores, supervisores, coordenadores, professores e seus métodos de ensino, com o intuito de melhoria contínua da Educação em nosso país.
  3. Implantação de jornais e rádios escolares como meios de comunicação dos alunos para expressar seus anseios e pensamentos políticos.
  4. Obrigatoriedade de cursos de capacitação política ao corpo docente escolar, fomentado pelo Estado, sendo posteriormente repassado aos alunos de forma apartidária.

(Fotos: Escola do Legislativo de Três Pontas)

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