Política em Três Pontas

Vereadores de TP aprovam criação do Programa Municipal Jovens Talentos para promover a geração de empregos

(Texto/Fotos: Ascom CMTP / Edição: Arlene Brito)

Na sessão de segunda-feira, 5 de abril, os vereadores aprovaram por unanimidade um Projeto de Lei importante para a geração de empregos em Três Pontas. A outra proposta aprovada foi o Projeto de Decreto Legislativo de iniciativa do vereador Professor Popó, concedendo Título de Cidadania Honorária à Promotora de Justiça da Comarca, Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha.

Pequeno Expediente 

Vereador Luciano Diniz fala de aglomerações em plena pandemia 

No pequeno expediente, o vereador Luciano Diniz usou seu tempo para se solidarizar com familiares pelos falecimentos da senhora Tereza de Fátima Moreira e da jovem Ana Júlia. O legislador manifestou sua preocupação com os trespontanos vítimas da Covid-19. Ele afirmou que as pessoas continuam ignorando o perigo e se aglomerando em sítios, fazendas e ranchos e que no final de semana muitas pessoas de outras cidades vieram para Três Pontas “nestas festinhas”. Luciano afirmou ser falta de consciência destas pessoas e que não adianta o esforço das autoridades se não houver colaboração da população.

Vereador Professor Popó sugere distribuição de máscaras para carentes

O vereador “Professor Popó” também citou a pandemia para iniciar sua fala, afirmando que as pessoas estão com os nervos à flor da pele e que é preciso carinho para com os servidores da Saúde que estão na linha de frente. Ele lamentou o fato de algumas pessoas ainda estarem circulando sem máscara, principalmente em locais de pouca ventilação, onde o perigo de disseminação do vírus é maior. Popó sugeriu que o Município encontre uma forma de distribuir máscaras gratuitamente para pessoas mais carentes para amenizar a contaminação.

Vereadores Coelho do Bar, Luciano Diniz, Selena e Professor Popó que sugeriu distribuição de máscaras para trespontanos carentes e autor do Projeto que Concede Título de Cidadania Honorária à Promotora Dra. Ana Gabriela

Vereador Paulinho Leiteiro agradece deputado Dalmo Ribeiro pela destinação de recursos para a E.E. Prof. Marieta Castro e  defende que a cidade precisa de melhores equipamentos para poda de árvores  

O vereador “Paulinho Leiteiro” também abordou o tema da Covid-19 e comentou que é preciso mais colaboração da população, observando que os cuidados não são respeitados por muitos. Ele disse que a esperança é a vacina para conter esta contaminação. Paulinho agradeceu ao deputado Dalmo Ribeiro pela destinação através de Emenda no valor de R$ 40 mil para a Escola Marieta Castro, recursos estes já no caixa da Escola. A solicitação deste dinheiro foi feita em 2020 e agora foi liberada, então, pediu ofício de agradecimento ao deputado. Para finalizar elogiou o trabalho do servidor João Peret na poda de árvores e ressaltou que o município precisa adquirir equipamentos mais modernos para este tipo de serviço. Paulinho também se solidarizou com os familiares que perderam entes queridos para a Covid na cidade.

Vereador Roberto Cardoso pede limpeza no Bairro Olavo de Lima e reforça necessidade de revisão nas ambulâncias do Município 

O vereador Roberto Cardoso solicitou ofício de condolências aos familiares da senhora Alvarina, que residia na Avenida Brasil e que havia caído da maca de uma ambulância dias atrás, motivo pelo qual ele pediu a revisão destas ambulâncias do Município na semana passada. “Robertinho” lamentou também o falecimento de Serginho, que era muito conhecido na cidade e de família tradicional. O vereador ainda falou do grande número de pessoas de fora visitando a cidade no final de semana. Concluiu, pedindo ofício reforçando a solicitação para que seja feita limpeza no Bairro Olavo de Lima que está, segundo ele, com muito mato.

Vereadora Selena vê necessidade de barreiras sanitárias e, acompanhada do Vereador Sérgio Silva, homenageia Nídia Xavier – servidora da Câmara 

A vereadora Selena “do Caté” seguiu na linha dos demais e afirmou que haviam muitas pessoas de outras cidades em Três Pontas no final de semana. Assim, pediu que haja barreiras sanitárias nas entradas da cidade com fiscalização. Selena agradeceu à servidora da Câmara, Nídia Xavier que está se aposentando e entregou a ela, que estava na plateia, uma flor simbolizando seu agradecimento. O vereador Sérgio Silva aproveitou o ensejo e desejou sucesso à servidora que por quase 30 anos trabalhou na Casa Legislativa trespontana.

Nídia Xavier que vai se aposentar após quase 30 anos de serviços prestados na Câmara Municipal de TP e a Vereadora Selena “do Caté”

Vereador Luan “do Quilombo” agradece à Secretaria de Obras por manutenção da estrada TP-Carmo da Cachoeira

O secretário da Mesa, Luan “do Quilombo” manifestou condolências às famílias enlutadas pela Covid-19 e em seguida agradeceu à Secretaria de Obras pela manutenção na estrada vicinal que liga Três Pontas à Carmo da Cachoeira, serviço este solicitado por ele na semana passada. Luan lamentou e disse ser vergonhoso o fato de a Polícia Militar ter que chamar a atenção das pessoas para usarem máscaras nas ruas. Opinou ainda que cada um precisa fazer a sua parte para que não haja a transmissão desta doença fatal.

Vereador “Coelho do Bar” dá sugestões para consumidores trespontanos evitarem a Covid-19 

O vereador “Coelho do Bar” afirmou que não adianta falar mais, pois todos sabem dos riscos, se referindo à Covid-19. Destacou a existência de fila em todo lugar e que as pessoas ficam culpando o comércio que precisa trabalhar. Sobre as filas em supermercados, Coelho sugeriu que as pessoas “pulverizem” mais e não fiquem em filas, indo para onde estiver mais vazio ou comprem em dias alternados. Disse que os prejudicados são somente os pequenos comerciantes, reclamou que o governador Zema liberou o futebol como se não houvesse Covid e pediu para fechar os pequenos negócios. O vereador analisou que a postura do governador “é conversa pra boi dormir”. Ao final se solidarizou com as famílias enlutadas.

Vereador Antônio “do Lázaro” reclama falta dos “laranjinhas” e fechamento de barbearias e academias devido à Onda Roxa 

O vice-presidente Antônio “do Lázaro” reclamou da falta dos “Laranjinhas” na fiscalização e orientação das pessoas nas filas e do fechamento de barbearias e academias. Mas, destacou, que a bebida continua sendo vendida em grande quantidade nos finais de semana e que bancos continuam lotados assim como os supermercados da cidade. 

Vereador Maycon Machado sugere arrecadação de alimentos na hora da vacinação e defende liberação de academias 

Para encerrar o pequeno expediente, o presidente Maycon Machado agradeceu à servidora Nidia Xavier e anunciou que será homenageada posteriormente na Câmara por seus relevantes serviços prestados. Ele manifestou seus sentimentos às famílias enlutadas especialmente da sua ex-aluna Ana Júlia (Juju). Maycon sugeriu à Administração Municipal a criação de um comitê de alimentação que possa difundir a doação de um quilo de alimento às pessoas que forem tomar a vacina da Covid-19, contudo deixou claro que a doação não seria obrigatória, apenas uma forma de arrecadar alimentos para cestas a serem distribuídas para aqueles que passam por necessidades neste período de pandemia, como já ocorre em outras cidades. Ele também sugeriu que os comércios essenciais que estão funcionando disponibilizem pessoas para orientação em filas, como faziam os “Laranjinhas” ou que contratem pessoas para este trabalho de orientação. Maycon sugeriu também que haja entre os poderes constituídos, um consenso para que as academias possam funcionar, pois vê incoerência na decisão de fechamento. Defendeu que as academias possam funcionar seguindo algumas regras, tais como redução de horários, de quantidade de frequentadores e outras formas de funcionando dentro das normas de segurança contra a Covid-19. O vereador deixou claro que as portas da Câmara estão abertas para ajudar os profissionais desse segmento no que precisarem.

Projetos aprovados

Projeto de Lei nº 049, de 12 de março de 2021 – Caráter de Urgência – Iniciativa: Executivo Municipal: cria o Programa Municipal Jovens Talentos para promover a empregabilidade de jovens residentes na cidade de Três Pontas através do alinhamento da oferta de cursos de qualificação com as demandas solicitadas pelas empresas locais.

Projeto de Decreto Legislativo nº 004, de 16 de março de 2021: Iniciativa: Vereador Francisco Fabiano Diniz Junior: “Concede Título de Cidadania Honorária Trespontana à Promotora de Justiça da Comarca de Três Pontas, Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha”.

Plenário com os vereadores Roberto Cardoso, Flavão, Sérgio Silva e Paulinho

 

Previous post

EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO PÚBLICA DE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Next post

Observatório Social do Brasil – Três Pontas cumpre funções apesar das dificuldades impostas pela pandemia