OutrosPolítica em Três Pontas

Vereadores de Três Pontas prestam homenagem à Fepesmig/Grupo Unis

Por indicação do Presidente, Luis Carlos da Silva (PPS), a Câmara Municipal de Vereadores de Três Pontas fará a entrega de Moção de Aplausos e Congratulações à Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig) / Grupo Unis. A homenagem será nesta segunda-feira (17), às 18h30min, no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves. A instituição que está completando 50 anos será representada pelo Presidente e Professor, Stefano Barra Gazzola e ainda pelo Diretor de Relações Institucionais  e Professor, João Victor Mendes de Gomes e Mendonça.

Fepesmig / Grupo Unis

O Grupo Unis revolucionou o ensino no município de Varginha e em todo o Sul de Minas. A instituição, que ficou conhecida pela amplitude e excelência de seu trabalho, este ano tem mais motivos para celebrar: a Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas Gerais – Fepesmig, mantenedora do Grupo Unis, está comemorando seus 50 anos.

A excelência e empenho no ensino sempre foram prioridades para a Fundação. Hoje, com o título de uma das maiores instituições de Minas Gerais, responsável pela formação de milhares de profissionais, o Grupo Unis celebra muito mais que 50 anos, celebra inúmeras conquistas e transformações resultantes de anos de dedicação e empenho, que resultaram em uma cidade universitária.

O Grupo Educacional Unis, ao longo de seus 50 anos de atuação, sempre acreditou que a educação é um dos principais pilares para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas. É um patrimônio que potencializa a realização de sonhos e contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Através dos valores de prestabilidade, excelência e inovação, cresceu e se consolidou como uma das principais e melhores instituições de ensino superior de Minas Gerais, tendo sempre como foco auxiliar no desenvolvimento do Sul de nosso Estado.

O Grupo Unis é uma organização sem fins lucrativos composto atualmente por aproximadamente 1.000 funcionários, 10.000 alunos e mais de 150 opções de cursos presenciais e à distância entre Graduação, Pós-Graduação e Cursos Técnicos.

Fateps 1

Faculdade Três Pontas integra Grupo Unis

Possui parcerias com mais de 1.000 empresas para oferta de programas de estágios, assessorias e consultorias, bem como relação com instituições educacionais dos Estados Unidos, Europa e América Latina que viabiliza a oferta de programas de internacionalização (Mobilidade Acadêmica) e intercâmbio. O Grupo também firmou sólidas parcerias com o Exército Brasileiro, a Aeronáutica, o Ministério do Desenvolvimento Social, entre outras instituições privadas e governamentais.

A Fepesmig surgiu do ideal de educadores que um dia sonharam transformar Varginha no maior centro educacional do Sul de Minas. A entidade privada sem fins lucrativos foi criada em 1965 como Fundação Universidade do Sul de Minas (Decreto Estadual nº 8.496, de 15/7/1965), denominação alterada em 1974 para Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Lei Estadual nº 6.387, de em 17/7/1974).

A princípio os cursos eram ministrados no Colégio dos Santos Anjos. Em 1972, quando da inauguração de sede própria (bloco I, campus I), a entidade foi transferida para a Vila Pinto, à Avenida Coronel José Alves, 256, atual endereço do Campus I.

Sua história está intimamente ligada ao crescimento e desenvolvimento do Sul de Minas. Desde os primeiros passos, com a formação de professores através dos cursos de Licenciatura em História, Letras, Matemática e Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (Fafi), a Fepesmig cumpriu honrosamente a sua missão diante da sociedade.

Em 1979, teve início a Faculdade de Engenharia Mecânica de Varginha (Femva). Posteriormente, com a implantação do curso de Engenharia Química, a denominação foi alterada para Faculdade de Engenharia de Varginha (Fenva), sempre visando ao crescimento cultural do município e da região e o cumprimento de seu papel de fomentadora do desenvolvimento social e humano de toda a comunidade que a cerca. 

Em dezembro de 1991, a administração da Fepesmig foi assumida por um grupo de cinco professores e um representante da comunidade, sob a liderança empreendedora do jovem professor Stefano Barra Gazzola, propositor de ações renovadoras das estruturas acadêmica e administrativa.

Em 1993, em momento de grande turbulência, o professor Stefano Barra Gazzola assumiu a presidência e impulsionou a Fepesmig com um novo modelo de gestão. Em um processo de expansão jamais visto na história de Varginha, foram criados novos cursos, inauguradas novas instalações, executados novos projetos e iniciada a fusão entre Fafi e Fenva.

Nesta década, foram criados os cursos de Educação Física (1996), Informática, posteriormente denominado Computação (1997) e Comunicação Social com habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda (1999). Paralelamente, a Fepesmig inaugurou o primeiro provedor de acesso à internet do Sul de Minas (1996) e construiu os blocos II (1993), III (1996) e IV (1999) do campus I.

Essa trajetória nos remete a 21 de novembro de 2000 quando, por meio do Decreto Estadual nº 41.371, de 22 de novembro de 2000, as faculdades mantidas pela Fepesmig passaram a constituir o Centro Universitário do Sul de Minas. O novo milênio foi marcado pelo rompimento das fronteiras do município com a criação de unidades e cursos fora de sede.

O Unis-MG nasceu grande e no primeiro ano já inaugurava o segundo campus e criava os cursos de Engenharia de Produção e Nutrição. Administração (Comércio Exterior), Biomedicina, Fisioterapia e Serviço Social, quatro novos cursos em apenas um ano (2002). No mesmo ano, a Fepesmig implantou uma instituição de ensino superior em Três Pontas, primeira fora de sede, com a oferta da Licenciatura em Normal Superior e o Bacharelado em Administração. Posteriormente, criou em Silvianópolis o curso de Licenciatura Normal Superior.

Esses fatos marcaram um dos períodos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento da Fepesmig. Em 2003, o Unis-MG criou o curso de Enfermagem em Varginha e abriu mais um curso fora de sede, o de Licenciatura em Pedagogia em Cabo Verde e Nova Resende. No ano seguinte, a Fepesmig passou a oferecer o curso de Direito em Três Pontas.

No final de 2004, a família representada pela mantenedora Fepesmig recebia a mantença do Colégio Pio XII – Rede Pitágoras, instituição de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de Varginha criada em 1956.

O ano de 2005 foi de extrema evolução no Ensino Superior no Sul de Minas. Mais uma vez de forma pioneira e inovadora, o Unis-MG abriu 8 novos cursos em uma modalidade denominada Graduação Tecnológica, uma proposta de qualificação superior de 2 a 3 anos com formação mais específica.

Ano após ano, a evolução do Unis-MG era evidenciada em fatos incontestáveis. Em 2006, o Sul de Minas ganhou a sua primeira instituição de ensino credenciada pelo MEC para oferecer cursos de graduação à distância.

Fora de sede, o Unis-MG implantou novos cursos em Alterosa (Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior), Candeias e Guapé, com a Licenciatura em Pedagogia.

Se as barreiras geográficas haviam caído com a modalidade à distância, novamente seriam derrubadas, pelo menos em relação aos cursos presenciais, restritos até então ao Sul de Minas. Em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi inaugurada pela Fepesmig a primeira instituição de ensino superior fora da região de origem. No âmbito da Pós-Graduação, após duas décadas do início das atividades (1988), a oferta de cursos ligados às áreas de conhecimento dos cursos de graduação esteve sempre em evolução, inclusive, fora de sede.

As atividades de Pesquisa e Extensão nunca ficaram dissociadas do Ensino. A Instituição sempre desenvolveu cursos, eventos, projetos, programas e produtos de extensão universitária e incentivou as práticas de iniciação científica. Em 2007, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) classificou o Unis-MG como a instituição privada mineira que mais produziu trabalhos de pesquisa.

Para a inclusão de um número cada vez maior de pessoas no Ensino Superior, principalmente das classes mais necessitadas, uma das contribuições mais importantes para a comunidade na história mais recente é a participação em iniciativas governamentais como os programas de Financiamento do Ensino Superior (Fies) e Universidade para Todos (Prouni). 

Em 2008 incorporou o Colégio Cetem ao Colégio Pio XII, ampliando o investimento em educação básica. E em 2011, as Faculdades Integradas de Cataguases –FIC, passaram a integrar o Grupo.

O cumprimento de metas e superação de objetivos institucionais levaram o Unis-MG a traçar caminhos ainda mais audaciosos, como a construção da Cidade Universitária. Inaugurada em junho de 2013, a obra, idealizada pela presidência da Instituição, teve início em 2008 e é considerada uma das maiores e mais arrojadas da área educacional do Sul de Minas. São mais de 22 mil metros quadrados modernamente construídos. A sustentabilidade também é contemplada no projeto que capta e trata toda a água da chuva. O campus conta, ainda, com área verde de preservação permanente. O Centro de Convivência é outro grande diferencial com lanchonetes, restaurante e o stand by, um espaço que conta com área de jogos e descanso.

O Grupo sempre buscou novas soluções, métodos de ensino e gestão e, a partir de 2013, o Colégio Pio XII passou a se chamar Alpha.  Permanecendo com o sonho de contribuir para transformar o Sul de Minas em uma região ainda mais próspera é que surgiu a necessidade de unir forças com aqueles que comungam desta mesma ideia. O parceiro escolhido para iniciar os primeiros passos nessa trajetória foi o Colégio CRA de Alfenas. E desde setembro de 2014, o Colégio Nova Geração, de Três Corações, também passou a integrar o Grupo.

Em 2015, o Grupo Unis inaugurou uma unidade em Pouso Alegre. Inicialmente foram assumidos os cursos de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisas Empresariais Limitada – IPEL, somando-se aos cursos já ofertados pelo Grupo Unis na cidade. Em breve serão oferecidos, ainda, cursos profissionalizantes e está em processo adiantado um credenciamento de uma faculdade e cursos de Graduação junto ao MEC para aquele município. 

Esse registro é apenas uma parte da história da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, mantenedora do Colégio Alpha (Varginha), Colégio Nova Geração (Três Corações), Centro Universitário do Sul de Minas (Varginha), Faculdade Betim (Fabe), Faculdade Três Pontas (Fateps), Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) e Unidade de Pouso Alegre.

Grupo Unis em números

Data da primeira ata: 31/07/1965
Número de alunos do Grupo atualmente: cerca de 10 mil (Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação). Obs: Milhares de alunos já se formaram na Instituição.
Número dos colaboradores atualmente: cerca de 1000
Cidades onde o Grupo possui sede: Varginha, Cataguases, Betim, Três Pontas, Três Corações e Pouso Alegre.
Polos Presenciais de Educação à distância: Varginha, Formiga e Betim.
Colégios: Alpha em Varginha, Nova Geração em Três Corações e Travessia em Três Pontas.
Número de Cursos oferecidos: mais de 150 opções de cursos presenciais e à distância, entre Graduação, Pós-Graduação e Cursos Técnicos.
Cidade Universitária: inaugurada em 2013 em uma área com mais de 230 mil metros quadrados.
Parcerias para oferta de cursos: Exército Brasileiro, Aeronáutica, Ministério do Desenvolvimento Social, entre outros.
Parcerias para estágios, assessorias e consultorias: mais de mil empresas.
Parcerias Internacionais [programas de mobilidade acadêmica]: com Instituições de Ensino Superior – IES de Portugal, Estados Unidos, Bolívia, Chile, Paraguai, Espanha, Hungria e Argentina. Permite que os alunos possam conhecer culturas distintas e aprenderem mais sobre sua profissão.
Alunos Internacionais: atualmente 22 alunos estrangeiros [Portugal, Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia] estão em Varginha e 15 brasileiros estão estudando em instituições estrangeiras [Estados Unidos, Portugal, Bolívia, Chile, Paraguai e Coreia do Sul].
Rede Acinnet [Academic International Network]: uma rede de cooperação internacional fundada no ano passado presidida pelo Prof. Me. Stefano Barra Gazzola. A iniciativa integra representantes do Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia, Portugal e Espanha. Os trabalhos foram oficializados durante o I Congresso Internacional da Rede ACINNET realizado em maio deste ano na Cidade Universitária com mais de 10.000 alunos inscritos nos minicursos e palestras oferecidos.
(Fepesmig/Grupo Unis)
Previous post

Secretário de Turismo, Mário Henrique “Caixa” anuncia benefícios para Três Pontas

Next post

Impeachment, já! Trespontanos preferem curtir o domingo a ir pras ruas protestar