OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Apae de Três Pontas faz da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência importante momento de reflexão

Arlene Brito

Com a Exposição de Projetos Pedagógicos “Que Brasil é esse?”, cujos trabalhos foram desenvolvidos com alunos dos turnos matutino e vespertino, a Apae de Três Pontas abriu na terça-feira (21), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018. Até o próximo dia 29 várias atividades serão realizadas na instituição, tendo como principal objetivo abrir debates para que a sociedade reflita sobre o dever da igualdade para que a inclusão seja real.

Neste ano, o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” reafirma a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos sejam educacionais, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e também em projetos, tais como, gestão das Apaes.

Na tarde de ontem (22), foi realizado o Seminário da Educação “Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações em sala de aula”. Professores das salas de recursos multifuncionais do município e do estado participaram do evento que teve como foco uma nova tecnologia para a comunicação alternativa, através da utilização dos tablets com software Livox. O aplicativo transforma símbolos selecionados e tocados na tela do aparelho em falas emitidas com clareza.


Sintonize mais: Apae de Três Pontas conquista o CER II e passa a atender à microrregião 


De acordo com a superintendente do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II – Apae de Três Pontas), Maria Rozilda Gama Reis, o recurso já foi adotado pela instituição, e o que se observa é que ele consegue atender a diferentes deficiências e doenças, proporcionando ao paciente maior autonomia. “O Livox, Liberdade em Voz Alta, foi criado pelo analista de Sistemas, Carlos Edmar Pereira. O software de comunicação alternativa é um grande avanço para a inserção de pessoas com deficiência”, completa a superintendente.

Para quinta e sexta-feira, a Apae de Três Pontas reservou espaços para recreação. Hoje (23), os alunos participam de almoço no Rancho “da Marluce” e amanhã no Racho “da Déia”. Confira a seguir as próximas atividades.

Segunda-feira (27) – 18h30min – na Apae

  • Palestra com profissionais da equipe multidisciplinar do CER II – Apae para familiares de alunos e usuários da instituição, com ênfase na família como protagonista na implementação das políticas públicas.
  • Criação da Coordenadoria da Família com o objetivo de fortalecer a Coordenadoria Autogestão, Autodefesa e Família, com a eleição de um representante da pessoa com deficiência.

Terça-feira (28) – 15 horas – na Apae

  • Inauguração do Parque de Convivência Integrada “Laura”.

Quarta-feira (29) – saída 13 horas – da Apae

  • Atividades externas: Centro Dia (Serviço de Proteção Social Especial Média Complexidade para Pessoas com Deficiência e suas famílias), com passeio e visita ao Shopping Varginha. 

A Semana

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585, de 26 de dezembro, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto. No período, todas as Apaes e entidades filiadas à Federação Nacional das Apaes realizam ações de incentivo em seus municípios e estados, convidando toda a sociedade a participar da mobilização.

Previous post

Bombeiros salvam cão preso em galeria do Porto Seco de Varginha

Next post

Seminário da ONU será aplicado pelo Sebrae Minas em Três Pontas