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Associado Coopercam é premiado no 5º Concurso de Cafés Especiais do Sistema Coccamig

O associado Coopercam Joaquim Celso de Carvalho, produtor de café da Fazenda Pedra Branca, em Campo do Meio, obteve o 10º lugar na categoria de cafés naturais no 5º Concurso de Cafés Especiais do Sistema Coccamig.

Na edição 2016, 12 cooperativas participaram, com 96 amostras de 92 produtores. O concurso foi realizado em duas etapas. A primeira fase, de caráter eliminatória, foi entre os dias 17 e 19 de outubro, que consistiu nas torras e as provas de café. Já na segunda etapa, ocorrida entre os dias 7 e 10 de novembro, foram realizadas as classificações finais e os jurados chegaram aos nomes dos 20 ganhadores, divididos nas categorias natural e cereja descascada/despolpada.

A Coopercam inscreveu no concurso sete amostras de café. Foram classificadas quatro delas, sendo uma de cereja descascada, do produtor Ismael Miarelli, e três de café natural, dos cafeicultores Joaquim Celso de Carvalho, Artur Roberto Lourenço e Eduardo Miarelli Filho.

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Esforço que “vale uma nota!” – Produtor Celso durante premiação

Joaquim Celso de Carvalho ficou muito contente com a conquista, pois o lote de café premiado tem uma história especial. Celso, como é mais conhecido, conta, emocionado, a saga desse café. Em janeiro de 2007, com os filhos na adolescência, o que eles mais queriam era desfrutar as férias na praia. Mas Celso havia plantado, no início desse mês, um lote de café. Como foi um período em que não chovia e os pés de café precisavam ser constantemente regados, Celso relutava em viajar. O cafeicultor, então, combinou com os filhos: se eles o ajudassem a aguar as plantas e não deixassem o café morrer, a praia estaria garantida.  Assim foi feito. Todos os dias, os quatro iam até a área recém-plantada e regavam, não sem certa dificuldade, os pés de café. Essa tarefa se sucedeu durante 20 dias até começar a chuva regular, no dia 25 de janeiro de 2007. Com a chuva, a família pode tranquilamente viajar para a praia. A missão foi cumprida com tanto êxito que, nove anos depois, alcançou uma bebida especial.

 (Eliana Sonja – Sakey Comunicação)

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