OutrosPolítica em Três PontasUtilidade

Balsa do Pontalete está interditada

Conhecido como “Ditinho”, um dos balseiros que comandam a travessia do Lago de Furnas entre o Distrito do Pontalete, em Três Pontas, e os municípios de Paraguaçu e Elói Mendes, veio à Cidade na manhã desta segunda-feira (15) para trazer uma notícia nada agradável à Prefeitura. Na tarde de ontem (14), representantes da Capitania dos Portos interditaram a balsa, enquanto ela estava ancorada no lado de Paraguaçu. Ele precisou voltar ao Pontalete, onde reside, de canoa.

Segundo informações de uma moradora do Distrito, “Ditinho” contou que durante a vistoria foram detectados os problemas que levaram à suspensão do serviço.  A presença de água no porão, má conservação dos coletes salva-vidas e ainda vazamento de óleo no motor foram as irregularidades que, conforme teria explicado a Capitania, colocam em risco a segurança dos passageiros e, no caso do vazamento, pode também provocar danos ao meio ambiente.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura afirma que cópia do laudo de vistorias trazida pelo servidor já foi enviada a Furnas, que se comprometeu a regularizar a situação até sexta-feira (19) para que no sábado (20) a balsa já esteja novamente disponível à população.

Fora do prazo

Em 2015, a balsa do Pontalete foi recolhida por Furnas, depois de o Município – então liderado pelo prefeito Paulo Luis Rabello (PPS) – manifestar por escrito o desinteresse em renovação do convênio que assegura o transporte aquático.

O sucessor Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD) tomou o retorno do serviço como prioridade e no dia 25 de fevereiro deste ano cumpriu o compromisso. A balsa foi recebida com grande festa no Distrito.

A embarcação estava em Guapé e quando foi liberada para operar no Pontalete, Furnas recebeu um prazo para trocar equipamentos, o que não ocorreu. Assim, a Capitania dos Portos interditou a balsa até a normalização. “Durante todo esse tempo, a cobrança por parte da Prefeitura para que Furnas fizesse a devida manutenção foi constante”, assegura a Assessoria de Imprensa. 

 

Previous post

Festival Gourmet e Cultural de Varginha – Jurados escolhem hoje o prato vencedor

Next post

Dia das Mães - Sessão Solene marca início da semana na Câmara Municipal de Três Pontas