Educação, Cultura e LazerPolítica em Três Pontas

Balsa volta a operar normalmente no Pontalete neste sábado; Prefeitura de Três Pontas prepara solenidade para comemorar o retorno

Neste sábado (25), a Prefeitura Municipal de Três Pontas realizará uma cerimônia no Distrito do Pontalete para marcar o retorno do serviço de transporte aquático. Segundo a Administração, a balsa aportará na localidade trazendo os prefeitos de Três Pontas – Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias e de Paraguaçu – José Tibúrcio do Prado Neto, além de representante do Prefeito de Elói Mendes – Wilian Cadorini. A Corporação Musical “Luis Antônio Ribeiro” é atração da solenidade que, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo ganhará um tom de festa. Isso porque, justifica o departamento, é uma conquista do povo trespontano e de moradores de cidades vizinhas que merece ser comemorada.

Banhado pelo Lago de Furnas, o Pontalete se fortalece como o principal atrativo do turismo, sobretudo náutico e de repouso. É um local bastante frequentado por trespontanos e também por pessoas que residem do outro lado da Represa, em especial Elói Mendes e Paraguaçu, e que para chegarem aos quiosques e restaurantes da orla usam a balsa. Pela rodovia, a distância torna o passeio muitas vezes inviável. São 45,6 Km e 67,6 Km – respectivamente – pelas vias MG-491 e MG-167: muito para quem, por exemplo, se desloca até o “Bico do Pontal” para passar o domingo, saboreando um bom peixe e outras delícias. De balsa, a travessia dura apenas 15 minutos.

Em abril de 2016, Furnas enviou ofício-resposta ao Vereador Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro-PSD), informando que a balsa Pontalete foi recolhida em 2015, em atendimento à manifestação escrita apresentada pela Prefeitura de Três Pontas, à época liderada pelo Prefeito Paulo Luis Rabello (PPS). Furnas mencionou que “a cidade manifestou o desinteresse na manutenção do convênio existente entre as partes”.

Ofício-resposta no qual Furnas explica motivo de recolhimento da balsa em 2015: atendimento à manifestação escrita da Prefeitura (Foto: arquivo)

Por várias vezes questionado sobre a decisão, o ex-Prefeito argumentou que, finalizado o convênio, o Município estava impossibilitado de realizar outro acordo porque era período eleitoral. Mais um motivo, citou, foi a falta de um marinheiro mecânico, profissional que compõe a equipe de condução da balsa ao lado de dois marinheiros.  Segundo Paulo Luis, a falta de marinheiro mecânico levou a Capitania dos Portos a uma ação judicial.

Afirmando que lutava para resolver a situação, o ex-Prefeito de Três Pontas desafiou em entrevista publicada pelo Sintonizeaqui em dezembro, dias antes do encerramento do mandato: “desejo piamente que, se foi o Prefeito Paulo Luis quem devolveu a balsa, que o próximo Prefeito traga a balsa de volta rapidamente”.

Unindo-se aos gestores municipais de Elói Mendes e Paraguaçu, o atual Prefeito de Três Pontas Dr. Luiz Roberto (PSD) buscou junto à Furnas e o serviço de balsa recomeça neste sábado.

Outra liderança que se empenhou diferencialmente para a conquista foi o Vereador Antônio “do Lázaro”. Em visita à Central de Furnas, no Rio, em janeiro, ele explicou que, além de fomentar o turismo, a balsa Pontalete tem significativa importância para estudantes e também para trespontanos donos de propriedades rurais localizadas nos vizinhos municípios de Elói Mendes e Paraguaçu que utilizam o transporte aquático para levar insumos às lavouras. Além de Três Pontas e Pontalete, destacou, a balsa serve a vários povoados localizados nas imediações da Represa.

Presenças 

A solenidade terá início às 10 horas, na Orla. São aguardadas as presenças da Deputada Federal Dâmina Pereira (PSL) e de Luiz Antônio Campos Diniz (Baratinha) na oportunidade representando o Deputado Federal Diego Andrade (PSD). Os nomes dos parlamentares aparecerão em placa a ser descerrada amanhã (25), bem como do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro (PSDB) e dos vereadores trespontanos Antônio Carlos de Lima e Donizetti Benício Baldansi (PSL) – autoridades que, conforme a Administração – contribuíram efetivamente para o reinício das atividades da balsa no Distrito.

 

 

Previous post

Câmara e Escola do Legislativo de Três Pontas lançam Parlamento Jovem 2017

Next post

Carnaval "Com o Coração na Avenida" - Em Três Pontas tem folia na cidade, no Pontalete e no Quilombo