Educação, Cultura e LazerTopo

Câmara e Escola do Legislativo de Três Pontas lançam Parlamento Jovem 2017

Nesta quinta-feira (23), a Câmara Municipal de Três Pontas e a Escola do Legislativo “Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” realizarão o lançamento do Parlamento Jovem 2017. A cerimônia terá início às 19 horas, no Plenário Presidente Tancredo Neves. Na oportunidade, os coordenadores Dr. Guilherme Ribeiro de Oliveira e Carlos Henrique da Silva Castro vão apresentar vídeo sobre o Parlamento Jovem Minas e suas etapas.

Neste ano, o PJ irá trabalhar em todo o Estado o tema “Educação Políticas nas Escolas”. Os subtemas definidos em assembleia são “Educação política e currículo”, “Interações entre Escola e Sociedade na formação política dos jovens” e “Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas”.

Conforme divulgou a Escola do Legislativo as oficinas devem ser iniciadas na próxima quinta-feira (2), das 17h15min às 18h30min. O encerramento do PJ 2017 está previsto para o dia 30 de novembro. A Plenária Municipal, onde serão debatidas e definidas as propostas dos jovens participantes deve acontecer em junho. Logo em seguida, será a vez dos estudantes trespontanos participarem da fase regional (Plenária Regional), pré-agendada para 11 de agosto na cidade de Varginha e no dia 23 na cidade de Três Corações.

Após a fase regional, os jovens de todos os cantos de Minas Gerais se encontrarão na Plenária Estadual, que será realizada no Plenário principal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de 20 a 22 de setembro, em Belo Horizonte. Na oportunidade serão escolhidas as principais propostas levantadas pelos jovens participantes. Estas propostas farão parte do documento final que será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, podendo alterar atuais leis ou até mesmo gerar novas leis sobre o assunto trabalhado.

O Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto realizado pela ALMG em parceria com a PUC/Minas e é desenvolvido em Três Pontas pela Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo. No ano passado, o tema foi “Mobilidade Urbana”.

Em 2014, apenas quatro municípios da região participaram do PJ, Monte Sião, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas e Carvalhópolis. No ano de 2015, outros sete municípios do Sul de Minas integraram o Projeto: além de Três Pontas, Machado, Ouro Fino, Extrema, Ipuiúna, São Lourenço e Itajubá e ao todo o Projeto foi realizado por 40 cidades. Em 2016, outros três municípios aderiram: Santana da Vargem, Três Corações e Varginha. Eles compõem com Três Pontas o Pólo Sul de Minas III. Agora em 2017, várias outras cidades integraram ao Projeto, totalizando 65, como é o caso de Lavras, que também comporá o Pólo Sul de Minas III.

2015 e 2016

“Dois primeiros anos participando do programa, podemos dizer que alcançamos todos os nossos objetivos com os estudantes, que foram: o aperfeiçoamento do conhecimento sobre política, o despertar para a cidadania e em especial a aproximação do Poder Legislativo e também do Poder Público em geral”, assim contam o Diretor e Assessor da Escola do Legislativo de Três Pontas, Dr. Guilherme Ribeiro de Oliveira e Carlos Castro.

Ainda de acordo com eles, o objetivo é ampliar sempre o conhecimento dos jovens. “Queremos alcançar o máximo de estudantes, monitores e parceiros e mobilizar muito mais nosso Município. O Parlamento Jovem é um grande programa educacional e de propósitos democráticos, favorecendo o desenvolvimento da cidadania”, contam.

Monitores

A Câmara Municipal já deu início ao recrutamento de monitores que serão responsáveis por ajudar a trabalhar o conteúdo a ser desenvolvido ao longo dos próximos meses. Estes monitores passarão por um curso introdutório que servirá de preparação para ingressar no projeto; este curso é obrigatório.

Dr. Guilherme e Carlos Castro afirmam que o trabalho dos monitores é fundamental para o sucesso do PJ. “O trabalho do PJ será realizado de maneira colaborativa. Os monitores terão uma linguagem e realidade muito próxima às dos estudantes. Eles conhecem a realidade do Município e do Estado e podem contribuir em muito no processo de aprendizagem que é construído durante as etapas”, concluem.

(Escola do Legislativo “Maria Rogéria Mesquita – Dona Rogéria/Três Pontas-MG)


Veja o lançamento do PJ-Minas Três Pontas 2018, clicando aqui.

Previous post

50 empresas confirmam presença na 2ª Feira de Negócios Cocatrel Minasul - Fecom

Next post

Balsa volta a operar normalmente no Pontalete neste sábado; Prefeitura de Três Pontas prepara solenidade para comemorar o retorno