Moda e Beleza de Três Pontas

Beleza e Saúde – Hidratar os cabelos deve ser incluído no roteiro de cuidados no verão

Nos últimos dias, a temperatura subiu bastante. Em Três Pontas, para esta sexta-feira (7) o Climatempo prevê mínima de 20° e máxima de 31°. Com tanto calor é preciso adotar uma série de cuidados para preservar a saúde e o bem-estar. Tomar bastante líquido, optar por roupas e calçados leves, passar protetor de pele antes de sair de casa e usar guarda-sol são algumas dicas.

Mas entre os cuidados que se acentuam no verão, muita gente se esquece dos cabelos e eles ficam completamente expostos aos raios ultravioletas, ao vento, às chuvas que nesta época também podem ocorrer a qualquer momento, à poeira, ao cloro, ao sal, enfim, a vários fatores externos que podem prejudicar e muito a saúde e a beleza das madeixas. Tudo isso sem contar as agressões provocadas pelas escovas, chapinhas, baby liss e pelos produtos químicos usados nas tinturas, nos relaxamentos, nas progressivas e em outras opções que viram a cabeça da mulherada.

Hidratação dos Cabelos por Cidinha Costa 1Segundo a cabeleireira, Maria Aparecida dos Santos Costa Miranda (foto ao lado), a hidratação é sempre bem-vinda para restaurar os fios, principalmente, neste período do ano. Ela explica que é imensa a quantidade de produtos que podem ser aplicados em casa mesmo. No mercado existem hidratantes em forma de máscara, líquidos, sprays de todas as marcas e preços. No entanto, a cabeleireira orienta que antes de comprar, a consumidora deve procurar orientações de um profissional.

“O preço de um hidratante não significa que ele é melhor ou pior. É claro que os mais caros têm, sim, suas fórmulas mais elaboradas, no entanto, eles podem ser bons para uns e não tão bons para outros tipos de cabelo. Então, é preciso adquirir um produto adequado à característica do fio e não pelo preço”, comenta Cidinha Costa. Ela completa afirmando que cada cabelo tem a sua particularidade, podendo ser oleoso, seco, ressecado, de ponta seca e raiz oleosa, liso, cacheado, enfim; então, o correto é tratar deles conforme a necessidade de cada um. Outra indicação é que o produto tenha, indispensavelmente, proteção solar.

Da raiz às pontas – limpeza bem feita é o primeiro passo

Hidratação 2

(Ilustrativa)

O couro cabeludo exige atenção especial, segundo Cidinha Costa. Fazer uma boa higienização evita o acúmulo de fungos e bactérias que além de prejudicar o crescimento, podem ocasionar doenças e queda.  Esta assepsia é fundamental para quem deseja ter cabelos brilhantes e saudáveis.

A cabeleireira ensina que lavar o couro cabeludo é o primeiro passo. Com os cabelos molhados, deve-se distribuir uma pequena quantidade de shampoo (algo parecido com uma moeda de um real já é o suficiente) e esfregar com as pontas dos dedos (e não com a unha) a raiz, a nuca, as orelhas. Isso deve ser feito pelo menos duas vezes.

“Espuma demais não significa couro e fios lavados, então, use pouco shampoo, não enrole o cabelo para cima, deixe-o alinhado na forma do caimento e nunca esfregue os fios, o shampoo só passa por eles. Esfregar os fios agride ainda mais, as escamas ficam mais abertas e isso pode quebrar os fios”, completa Cidinha.

Depois é enxaguar bem e aplicar o condicionador também na quantidade correspondente à moeda de um real. Aqui, a cabeleireira orienta que não se deve usar no couro cabeludo, apenas nos fios para que as escamas se fechem e os cabelos fiquem com mais brilho e mais soltos.

Hidratação 3

(Ilustrativa)

A hidratação

Nos salões de beleza a assepsia do couro cabeludo, a lavagem dos fios e a hidratação costumam ser profundas, mas em casa dá para seguir as dicas e fazer uma boa manutenção.

Cidinha Costa explica que a hidratação – se for em máscara – deve ser feita após o shampoo, massageando no sentido às pontas. A quantidade e os minutos que o produto ficará em contato com os fios devem ser seguidos conforme orientação descrita na embalagem. Após o enxague, será a vez do condicionador.

“Fazer a manutenção diária dos cabelos é importantíssimo. Do jeito que o nosso corpo precisa de uma alimentação saudável e balanceada, nossos cabelos também precisam do alimento deles”.

A secagem

Para finalizar, Cidinha Costa comenta que lavar os cabelos mais cedo e nunca dormir com eles molhados afasta o risco da proliferação de bactérias, consequentemente, o apodrecimento dos fios que leva à quebra e queda e até ao mau cheiro.

Amarrar ainda molhado é outro crime, pelo menos a raiz precisa estar seca. Ah, e se for usar secador, completa a cabeleireira, “aplique antes um protetor térmico, não coloque o secador direto no couro, nem no fio com escova para não queimar. E, se usou secador, hidratação no dia seguinte”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post

Município realiza Audiência Pública para discutir tarifas do SAAE

Next post

Semana de atividades contribui para o fortalecimento do empresariado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *