OutrosUtilidade

BOA, Cissul E Samu – Parceria Que Há Um Ano Salva Vidas

O Serviço Aeromédico Avançado de Vida, coordenado pelo 2º Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), sediado em Varginha, completa nesta sexta-feira (28), um ano de funcionamento.

Fruto de parceria firmada entre o Corpo de Bombeiros e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL/SAMU), o Serviço conta com uma aeronave modelo Esquilo AS 350 B2 e trouxe mais qualidade e agilidade para o atendimento médico na região. Desde que entrou em ação, foram realizados cerca de 160 atendimentos de urgência, sendo 50 casos clínicos, 85 traumáticos (acidentes), 23 pediátricos e 2 obstétricos – todos de alta complexidade e de necessária intervenção do transporte aéreo.

O Presidente do Consórcio, Rodrigo Aparecido Lopes, ressalta que a utilização do serviço aeromédico tem como objetivo principal a redução do tempo resposta no socorro às vítimas e encaminhamento de pacientes em estado grave para hospitais de referência na região do Sul de Minas, “funcionando de segunda a segunda-feira, com uma equipe altamente qualificada, composta por sete médicos, sete enfermeiros, dois pilotos, dois co-pilotos e quatro tripulantes”.

Além do atendimento pré-hospitalar em casos de urgências graves, o transporte aeromédico também atua na logística de captação de órgãos, e em ocorrências próprias do Corpo de Bombeiros, entre elas a prevenção aquática, salvamento em altura, combate a incêndios florestais, transporte e resgate em locais de difícil acesso.

O helicóptero tem capacidade para transportar em cada atendimento 06 profissionais, entre eles, por parte do SAMU, 01 médico e 01 enfermeiro, e, pelo Corpo de Bombeiros, 01 piloto, 01 co-piloto e 02 tripulantes.

Exemplos 

Um aposentado de 59 anos, morador de Lambari, teve um infarto e foi um dos primeiros pacientes a serem atendidos pelo Serviço Aeromédico. “Estava em casa quando senti minha mão adormecer. Pouco depois, senti uma dor muito forte, que subia pelo braço e ia até o peito”, relata. O senhor foi levado pela filha para o Pronto Socorro da cidade, mas precisava ser transferido com urgência para um hospital. O SAMU, então, acionou o Serviço Aeromédico Avançado de Vida. Em poucos minutos, o aposentado já estava no Hospital Regional de Varginha. “O cardiologista disse que se não fosse essa rapidez do atendimento, eu não estaria aqui hoje. Meu infarto foi muito forte. Graças a Deus e a essa aeronave eu estou vivo”, conclui ele.

Para realizar os atendimentos de urgência, o helicóptero Arcanjo 03 possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) completa. Além da versatilidade da aeronave, que oferece deslocamento muito ágil, diminuindo o tempo resposta para o tratamento definitivo dos pacientes, a equipe tem alta capacidade técnica, com treinamento especializado para fornecer todos os tipos de atendimento.

Acidente na estrada de Ilicínea: médico socorrido pelo Serviço

Entre as ocorrências já atendidas, o Diretor clínico do SAMU e Médico do Serviço Aeromédico Avançado de Vida, José Fábio Capozzi, destaca dois casos: em um deles, um médico sofreu acidente de carro na cidade de Ilicínea. Em estado grave, o paciente foi transferido para Varginha em 06 minutos, trajeto que, se feito de carro, poderia levar até uma hora. Em outra ocasião, a funcionária de uma fazenda em São Roque de Minas teve seu braço prensado em uma máquina e precisava de atendimento médico urgente. O tempo de deslocamento de ambulância até a cidade de Passos seria de cerca de duas horas, mas o tempo foi reduzido em 12 minutos de helicóptero.

“A entrega do helicóptero é um marco na história da saúde do Sul de Minas. Temos uma geografia muito distante de cidades, o uso da aeronave diminui em muito o tempo de resposta de atendimento e deslocamento dos pacientes para tratamento definitivo. Alguns deles só estão vivos graças a isso. A integração entre os parceiros, SAMU, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Operações Aéreas, Polícia Militar e Rodoviária traz mais benefícios para a região e para os pacientes”, finaliza Capozzi.

Solenidade de Aniversário

A 2ª Companhia de Operações Aéreas e CISSUL SAMU 192 em comemoração ao primeiro ano de operação e parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas realizará às 18h30min de hoje (28),  no Auditório do Sest/Senat Varginha, uma solenidade com a presença das lideranças das instituições e convidados.

Na ocasião serão homenageados autoridades e parceiros que em conjunto com o CBMMG fizeram desta realidade um sucesso.

(Fontes: Agência Minas/ Ascom Cissul Samu 192/ Fotos CBMMG) 

Previous post

Quero um lar!

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas