Entretenimento em Três PontasOutros

Caetano Lacerda, escritor de 16 anos, participa da Flipoços 2015

Escritor Caetano Lacerda 1

Caetano Lacerda é presença marcante na 10ª Edição do Flipoços

A décima edição da Feira do Livro de Poços de Caldas (Flipoços), que acontece entre os dias 25 de abril e 3 de maio, conta com a presença do escritor juruaiense Caetano Lacerda. O jovem comparece ao estande dos escritores independentes para divulgar sua primeira obra literária, escrita aos 15 anos, cujo título é “Um breve momento”, inspirado nos modernistas do início do Século XX.       

Ontem (26), no Espaço Hora da Prosa, Caetano Lacerda fez uma palestra com o tema “Como publicar seu primeiro livro na adolescência”.  O jovem escritor sempre foi apaixonado por literatura e acabou transformando essa paixão em uma obra. Além do amor pelos livros, Caetano Lacerda é fluente em inglês e francês e estuda alemão e espanhol. É também grande apreciador do cinema francês e da literatura russa.

A obra mostra que Caetano Lacerda é um jovem apenas na cronologia. Sua alma revela profundidade e uma tristeza que chocam.  “Um Breve Momento é, sem dúvida, um livro autobiográfico, no sentido em que as coisas descritas nele revelam aquilo que eu vejo, penso e sinto – muito mais do que o que eu faço”, comenta o escritor.

A maturidade é uma característica marcante em Lacerda.  E ele se mostra um realista quanto ao futuro. “Com este livro pretendo iniciar oficialmente minha vida como escritor. Não espero já grande reconhecimento, mas seria certamente muito bom que ele ocorresse agora. Minhas pretensões futuras são construir uma linguagem muito pessoal e original e contar histórias nunca antes pensadas, de maneiras novas e diferentes de como foram feitas anteriormente. E, assim, num futuro mais distante – daqui a duzentos ou trezentos anos – ser reconhecido, assim como Goethe, Dostoievski, Mann, Joyce e Machado de Assis hoje o são”, diz Caetano.

Um Breve Momento

A primeira obra de Caetano Lacerda não tem um gênero específico. “Eu diria que este livro não possui, de fato, um gênero especial. Talvez a definição mais aproximada seja romance experimental, pois Um Breve Momento foge às regras narrativas e apresenta uma história confusa e, por vezes, quase incompreensível”, explica Lacerda.

O personagem é um misantropo e vive em um mundo onírico e o tempo da narrativa é indefinido. Narrado através de um ponto de vista incerto, Um Breve Momento conta a história de um homem extraordinário dentro da sua ordinariedade. Esse homem carrega consigo um incessante sofrimento, pois percebe que é obrigado a viver com outros seres humanos. Mergulhado em paixões efêmeras e delírios oníricos, ele vive na dualidade de ser um humanista antissocial. Após uma tentativa fracassada de interação social, encontra-se com algumas pessoas que prometem responder a todas as suas perguntas. Mas, ao descobrir manuscritos de origem incerta, que o levam aos mais terríveis labirintos mentais, ele chega à questão principal de sua vida: vale a pena achar as respostas de suas indagações ou a beleza da dúvida lhe oferece uma existência plena? 

Assim como o personagem do livro, a linguagem é uma extensão da história. Lacerda não segue as convencionais regras de pontuação, repete quase que incessantemente certas palavras e ideias. “Pois assim é a vida: complexa, contraditória, confusa. Então que seja também assim a arte”, explica.

O Flipoços está em andamento no Espaço Cultural da Urca, de 9 às 21h30min e no domingo de 9h30min às 17h30min. Neste ano, o Patrono do Festival é o Cartunista Ziraldo.

(Fonte: Eliana Sonja/Sakey Comunicação)

 

Previous post

Secretário “Caixa” anuncia coletiva em Três Pontas

Next post

Proposta do Prefeito acatada na Câmara define normas para realização de feiras itinerantes no Município