Política em Três Pontas

Câmara lança hoje o Parlamento Jovem de Minas em Três Pontas

Parlamento Jovem 1

A Câmara Municipal e a Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” lançam na noite desta quarta-feira (25), o Parlamento Jovem de Minas, no Município de Três Pontas.

Agendada para as 19 horas, no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves (Câmara), a solenidade será instrumento de apresentação do PJ-Minas à sociedade local. O Parlamento Jovem é um Projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais. O objetivo é a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio, contribuindo para o interesse e participação democrática na Cidade.

Na oportunidade, haverá a palestra “O Despertar para a Vivência da Cidadania”, ministrada pela Coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo.

Escola Legislativo 5

Vereadora Valéria, Redatora da Lei que instituiu a Escola do Legislativo em Três Pontas

A Escola do Legislativo de Três Pontas foi criada no 1º biênio da atual 17ª Legislatura da Câmara Municipal e instituída através da Resolução 006, de 6 de outubro de 2014, através da iniciativa da Vereadora Valéria Evangelista Oliveira (PPS).

Segundo a Redatora desta Lei, o tema dos trabalhos deste ano é “Segurança Pública e Direitos Humanos”. Valéria Evangelista explica que serão desenvolvidas diversas ações nestas áreas e que ideias de iniciativa popular sobre o assunto poderão ser levadas à esfera estadual em outubro quando será encerrado o ano do Parlamento Jovem com a participação dos estudantes na Assembleia mineira.

Inaugurada em dezembro, a Escola trespontana é constituída pela Vereadora Valéria Evangelista Oliveira (Presidente), Dr. Guilherme Ribeiro Oliveira (Diretor) e Carlos Henrique Castro (Assessor) – nomeados por meio da Portaria 38, de 20 de outubro de 2014.

Capacitar agentes políticos e servidores públicos em assuntos de interesse político-institucional; contribuir para o fortalecimento da cidadania e dos valores democráticos, aderindo um caráter apartidário; desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional; desenvolver os trabalhos e atividades da Câmara Jovem e Câmara Mirim; coordenar e dar suporte ao Projeto Parlamento Jovem de Minas no âmbito municipal; promover cursos, seminários, encontros e palestras, tendo como público-alvo conselhos municipais, lideranças comunitárias, parlamentares, assessores, servidores públicos, estudantes e sociedade civil. Estas são atribuições da Escola que reafirma o compromisso da Câmara com a formação e educação cidadã do povo trespontano.

 

 

 

 

Previous post

Trespontano que teve mais de 40% do corpo queimado é transferido para BH

Next post

Torcida Trespomengo organiza o 1º Torneio Rui Quintão