Política em Três Pontas

Câmara – Projeto do Refis gera debates e é rejeitado pelo Plenário

(Fonte/Fotos: Câmara Municipal de Três Pontas / Edição: Arlene Brito)

Sessão movimentada na Câmara na segunda-feira, dia 17 de maio. Com apenas uma proposta na pauta de votação, os vereadores foram personagens de debates prolongados durante a reunião. Contando com as presenças do deputado federal Diego Andrade e do prefeito Marcelo Chaves na Mesa, o plenário recebeu também o provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro e um bom público. O Projeto do Refis – Programa de Recuperação Fiscal, causou discussão porque alguns vereadores entenderam que muitos que devem imposto à Prefeitura têm condições de pagar, são pessoas de alto poder aquisitivo e não precisariam desta benesse. A votação terminou empatada e contou com o voto de minerva do presidente.

Prefeito Marcelo Chaves, deputado Diego Andrade e os vereadores Antônio, Maycon e Luan compondo a Mesa

Vereador Luciano Diniz volta a pedir colaboração da população no combate à pandemia

Logo no pequeno expediente o vereador Luciano Diniz começou cumprimentando o deputado Diego Andrade e manifestando sua satisfação em ver as obras pela cidade que contam com a colaboração do parlamentar. Ele falou de sua preocupação com a Covid-19 na cidade com bares cheios e famílias aglomerando nas casas e ignorando o perigo. Luciano chamou a atenção de todos pedindo que cada um faça a sua parte, porque “todos nós somos responsáveis pelo combate a esta doença” e novamente pediu a cooperação da população trespontana.

Vereadora Selena “Caté” está de olho na limpeza urbana e pede para que as pessoas parem de jogar lixo em lugares inadequados

A vereadora Selena “Caté” falou na sequência. Destacou e agradeceu a homenagem recebida pelo Dia das Mães durante a semana, já que na sessão de homenagem não compareceu pelo falecimento de sua mãe. A vereadora também chamou a atenção da população para que continue a prevenção à Covid-19 que segue fazendo vitimas. Ela agradeceu ao Saae e Secretaria de Obras pelos serviços feitos em vários bairros e pediu para que as pessoas parem de jogar lixo em lugares inadequados.

Vereador Professor “Popó” informa que Três Pontas é líder, entre cidades do Sul de Minas, no projeto de castração de cães e gatos 

O vereador “Professor Popó” falou de sua satisfação com a presença do deputado Diego em Três Pontas, afirmando que se trata de um político nato, voltado para o bem comum. Elogiou ainda o prefeito Marcelo e destacou o trabalho de Michel Renan que “ressuscitou” a Santa Casa com a ajuda da população. Popó, que defende a causa animal, falou sobre a castração de cães e gatos na cidade, informando que dentre os municípios do Sul de Minas, Três Pontas bate o recorde de castrações, com 180 por mês, totalizando mais de 7 mil castrações desde o início dos trabalhos, meta que só é batida por Juiz de Fora na Zona da Mata mineira. Popó pediu a colaboração e mais responsabilidade dos donos de animais que muitas vezes agendam a castração e não comparecem.

Vereador Luan “do Quilombo” solicita que proprietários mantenham seus terrenos limpos

O próximo a falar foi o secretário da Mesa Diretora, Luan “do Quilombo”, para agradecer à Prefeitura pela repintura das faixas de trânsito e elevadas na cidade, principalmente nas principais avenidas. O vereador falou sobre terrenos baldios e pediu que os donos façam a limpeza em suas propriedades. Luan agradeceu ao deputado pelas conquistas no município, afirmando que “estamos rumo ao desenvolvimento”. Também logiou o trabalho de Michel Renan na Santa Casa, assegurando que ele deixará sua marca no hospital trespontano. 

Dedicação do provedor da Santa Casa, Michel Renan, é elogiada pelos vereadores

Vereador “Flavão” reforça pedido de antena de celular para o Bairro Cidade Jardim: há quatro anos, o parlamentar insiste nesta benfeitoria para a comunidade

O vereador “Flavão” desejou condolências às famílias enlutadas em Três Pontas e agradeceu à Secretaria de Obras por serviço realizado no Bairro Cidade Jardim. Anunciou que em conversa com Michel Renan, soube que até o início do ano que vem a hemodiálise já estará funcionando na Santa Casa, evitando assim a viagem dos pacientes para Varginha. Novamente o vereador aproveitou a presença do deputado Diego Andrade e falou sobre a antena de telefonia móvel para o Bairro Cidade Jardim e adjacências, pedido que já vem fazendo há 4 anos. 

Vereador Sérgio Silva pede que deputado continue ajudando a cidade 

O vereador Sérgio Silva destacou e agradeceu a colaboração do deputado para as conquistas do município e pediu que ele continue ajudando a cidade. Sérgio ressaltou que as pessoas devem redobrar os cuidados em relação à Covid-19, pois, reforçou, muitos estão morrendo por causa desta doença. 

Vereador “Paulinho Leiteiro” volta a reclamar da situação das praças centrais e pede providências

Já o vereador “Paulinho Leiteiro” salientou que o trabalho de Diego é um dom que vem gerando benefícios para que a cidade se torne cada dia melhor. Ele falou da gratidão ao trabalho de Michel Renan, por sua entrega à Santa Casa. Quanto à Covid-19, Paulinho disse que torce para que sejam tomadas medidas mais acertadas no município e parabenizou os profissionais da Saúde. Para finalizar, ele voltou a reclamar da situação das praças centrais e pediu providências.

Vereador “Coelho do Bar” destaca colaborações de autoridades presentes na reunião para o progresso da cidade

O vereador “Coelho do Bar” agradeceu a presença do deputado, do prefeito e de Michel Renan, destacando suas colaborações para o progresso da cidade. Ressaltou que Diego é representante do povo trespontano em Brasília e que, além da ajuda para Três Pontas, tem ajudado muito o hospital da cidade. 

Vereador Roberto Cardoso indica cessão de imóvel da Prefeitura para pequenas empresas 

O vereador Roberto Cardoso afirmou que tem recebido pedidos para que um imóvel abandonado da Prefeitura seja reutilizado para outros fins, pois, analisou, fica se degradando e sendo alvo de vandalismos. O vereador sugeriu que seja cedido a pequenas empresas que gerem cinco ou seis empregos. Sobre a Covid, “Robertinho” informou que hoje são 874 pessoas em casa com a doença e que a população precisa redobrar os cuidados, pois, destacou, a situação está muito difícil na cidade.

Vereador Antônio “do Lázaro” elogia atuação de Diego Andrade e Michel Renan

O vice-presidente da Câmara, Antônio “do Lázaro”, elogiou o deputado afirmando que em todas as obras da cidade tem sua participação, inclusive na zona rural. Antônio destacou que Diego não só atende Três Pontas, mas dezenas de cidades em Minas Gerais. Ele parabenizou Michel pelo trabalho na Santa Casa, afirmando que sua contribuição na provedoria é excepcional.

Vereador Maycon Machado alerta sobre clonagem de celular 

O último a falar no pequeno expediente foi o presidente Maycon Machado, que desejou condolências às famílias enlutadas em Três Pontas. Ele aproveitou para esclarecer e alertar sobre a clonagem feita em seu telefone que acabou gerando confusão e transtornos, pois usaram seu número para pedir dinheiro em nome da Câmara. Também informou que providências junto à Polícia já foram tomadas. Maycon fez elogios ao artista trespontano Glauber, que é servidor da Cultura, sobre um vídeo realizado e sugeriu que ele produza um vídeo sobre homofobia. O presidente falou das visitas que fez junto com o prefeito e o deputado Diego Andrade ao Parque Vale do Sol, estrada do Foguetinho, MG-167 e outras obras. Maycon falou ainda do projeto piloto de entrega de medicamentos em casa pela Farmácia Municipal, disponibilizando o apoio da Câmara. Para encerrar parabenizou o trabalho de Diego e também de Michel Renan e afirmou que a Câmara é parceira. 

Deputado Diego Andrade e prefeito Marcelo Chaves: união como base para a continuidade do trabalho

O presidente suspendeu a sessão por 15 minutos para as explanações do deputado Diego Andrade e do prefeito Marcelo Chaves. O deputado fez um resumo das emendas disponibilizadas e elogiou a Administração Municipal, ressaltando a parceria. Para cada vereador, Diego dispensou um tempo especial, citando nominalmente todos eles e elogiando suas atuações em prol da comunidade. Sobre Michel Renan, o deputado enalteceu a disponibilidade e empenho junto à Santa Casa e anunciou mais recursos para contribuir com a prestação de um serviço cada vez melhor.

Já o prefeito Marcelo Chaves Garcia agradeceu não só ao deputado, como a colaboração da Câmara nas conquistas e destacou a união como base para a continuidade do trabalho.

Deputado Diego Andrade em visita à Câmara Municipal de Três Pontas destacou parceria do Legislativo em prol da comunidade

Após a reabertura da sessão, o vereador Antônio do Lázaro sugeriu a entrada em votação do Projeto de Lei nº 078, o que foi acatado pelo Plenário, pois se trata de recursos para a cobertura da quadra da Escola Municipal Cônego Vitor.

Projetos votados

Projeto de Lei nº 019, de 20 de abril de 2021 – Iniciativa: Vereador Paulo Vitor da Silva: tem por finalidade possibilitar aos cidadãos desprovidos de recursos financeiros o pagamento dos débitos tributários e não tributários perante o fisco municipal e o Saae, bem como favorecer o Município de Três Pontas e a referia autarquia municipal com o recebimento de valores de contribuintes e usuários inadimplentes. Após amplo debate a proposta foi rejeitada com voto minerva do presidente Maycon Machado.

Projeto de Lei nº 078, de 11 de maio de 2021 – Caráter de Urgência – Iniciativa: Executivo Municipal: abre crédito adicional especial, no valor de R$ 157.793,13 para reforma com cobertura de quadra esportiva da Escola Municipal Cônego Vitor”. O projeto foi aprovado. 

Previous post

Cocatrel oferece condições especiais para compras de insumos na Expocafé

Next post

Escola de inglês doará bolsas integrais de curso preparatório para o ENEM