Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Campanha da Fraternidade lançada nesta Quarta-feira de Cinzas fala sobre superação da violência

Arlene Brito

Quarta-Feira de Cinzas. Hoje (14) para os católicos cristãos começa a Quaresma. A data é marcada também pelo lançamento da Campanha da Fraternidade que, neste ano, tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência. O lema, retirado do Evangelho de Mateus, capítulo 23, destaca: “Vós sois todos irmãos”.

A proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é promover o diálogo e a paz. Para isso, as lideranças religiosas devem incentivar a análise das inúmeras formas de violência e ainda orientar a comunidade sobre os serviços públicos que atuam gratuitamente em prol da justiça, sempre estimulando a participação social.

É tempo de Quaresma

Até o dia 29 de março, acontecerá a preparação para a Páscoa, data mais importante do ano católico, e que lembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Imposição das cinzas: gesto simboliza a aceitação ao desafio da conversão (Foto: arquivo)

Neste período, os fiéis são estimulados a praticar o jejum, a esmola e a oração. Os 40 dias da Quaresma se iniciam sempre na quarta-feira após o carnaval, com a imposição as cinzas. Símbolo de reconhecimento da fragilidade e mortalidade humana, as cinzas impostas sob a cabeça dos católicos resultam da queima dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior. O gesto simboliza a aceitação ao desafio da conversão. 

Para nortear a Igreja, o papa Francisco ensina que “dedicando mais tempo à oração, possibilitamos ao nosso coração descobrir as mentiras secretas, com que nos enganamos a nós mesmos, para procurar finalmente a consolação em Deus”.

Em relação à prática da esmola, o papa diz em seu texto que ela “liberta-nos da ganância e ajuda-nos a descobrir que o outro é nosso irmão”. Concluindo a mensagem deixada aos fiéis, o Pontífice afirma que o jejum “tira força a nossa violência, desarma-nos, constituindo uma importante ocasião de crescimento”.

Missas

Várias missas já foram celebradas hoje no Carmelo São José, igrejas e comunidades rurais de Três Pontas. As próximas acontecem nos seguintes horários. Confira. 

Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda

18h: Sagrada Face (Botafogo)

19h: Matriz

19h30min: Quilombo de Nossa Senhora do Rosário

19h30min: Pontalete de São Sebastião

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

19h: Matriz

20h30min: Igreja Sagrado Coração de Jesus

Paróquia Cristo Redentor

19h: Comunidade São Judas Tadeu (Caic)

20h: Comunidade São Cristóvão

Previous post

Carnaval: acidentes marcam o feriado prolongado

Next post

Santa Casa de Três Pontas poderá abrigar Hospital-Escola da UFLA