Outros

Carmelo São José de Três Pontas comemora 58 anos no dia de Nossa Senhora do Carmo, patrona da Ordem

O Carmelo São José de Três Pontas está em festa! Hoje, 16 de julho, o Mosteiro completa 58 anos de fundação. Pela manhã, Dom Diamantino Prata de Carvalho celebrou a Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário e em Louvor à Santíssima Virgem do Monte Carmelo, Patrona da Ordem Carmelita e Padroeira da Diocese da Campanha da qual Dom Diamantino é Bispo Emérito.

Dom Diamantino, Bispo Emérito da Diocese da Campanha celebrou a Santa Missa no Carmelo São José

Na comemoração solene, o celebrante rogou para que, por intercessão de Nossa Senhora do Carmo, haja proteção às Irmãs Carmelitas, aos enfermos – especialmente aqueles que se tornaram vítimas da Covid-19, aos profissionais da saúde e cientistas, e para que seja descoberta uma vacina que leve à imunização contra o novo Coronavírus. Também colocou na oração, paz às vítimas fatais dessa pandemia.

A Missa transcorreu serena, sob as vozes e dons musicais das Irmãs e foi encerrada com uma homenagem à fundadora, “Nossa Mãe”, com o Hino por ela composto para o “seu” Carmelo amado.

Irmãs Carmelitas prestam homenagem à fundadora do Mosteiro, a Serva de Deus “Nossa Mãe”, momento acompanhado de perto por Dom Diamantino

Bênção dos Escapulários

Neste ano, devido à pandemia do novo Coronavírus, os devotos acompanharam pela internet a Novena de Nossa Senhora do Carmo, encerrada ontem (15). O evento religioso é o mais importante no calendário do Carmelo São José, já que a Santa é a Patrona da Ordem.

Ainda hoje, a comemoração terá um momento bastante especial: Ofício Mariano e Bênção dos Escapulários – agendados para às 15 horas e às 18h30min será celebrada Missa. Essa programação será transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda.  

Em entrevista concedida ao SintonizeAqui em 2015, a Priora do Carmelo São José, Irmã Vânia Maria do Espírito Santo, explicou que o Escapulário não é um amuleto, um protetor mágico e milagroso. Disse a Madre que ele traz à pessoa que o recebe o compromisso de viver as exigências da vida cristã com mais seriedade e autenticidade e ainda imitar a entrega de Maria a Cristo e aos irmãos, além de confiar fielmente na proteção materna de Nossa Senhora.

Ao lado da imagem de Nossa Senhora do Carmo, a Priora Irmã Vânia gravou vídeo agradecendo à comunidade trespontana


Veja mais informações da Priora sobre o Escapulário – sinal de proteção materializado por Nossa Senhora do Carmo em aparição a Simão Stock, superior geral da Ordem Carmelita, em 16 de julho de 1251 – clicando AQUI.


O Carmelo nasceu para rezar por Você!

Em suas memórias, a fundadora do Carmelo São José, Madre Tereza Margarida do Coração de Maria – Nossa Mãe, revela que naquele julho de 1962 formou-se um cortejo de carros, tendo à frente uma grande imagem de Nossa Senhora do Carmo, da Catedral de Campanha. O veículo que transportava as Irmãs seguia logo atrás. Às 8 horas, houve Missa e a Bênção da casa. “Estava fundado o Carmelo São José da Diocese de Campanha, na cidade de Três Pontas. A clausura ficou aberta três dias e o povo da cidade visitou à vontade nosso conventinho minúsculo”, conta a saudosa Madre, hoje, Serva de Deus. Era festa de Nossa Senhora do Carmo…


Saímos de Aparecida, berço querido de minha vida religiosa, no dia 15 de julho de 1962. A grande imagem de Nossa Senhora do Carmo, da Catedral de Campanha, levada por Monsenhor Mesquita, foi nos buscar, e iria nos levar até Três Pontas, cidade da mesma Diocese, que abrira amiga os seus braços para o Carmelo.

Fomos recebidas com muitas festas, muita amizade, muita esperança. A casa que nos deram era pequenina, como “Nazaré”, mas preparada com muito carinho. Aí vivemos dois anos. Passamos para outra casa maior, mas ainda emprestada, onde ficamos até 1969, quando passamos para o convento definitivo, no alto da cidade, dominando-a como vigia.

Nossa Mãe – Madre Tereza Margarida do Coração de Maria


Agradecimentos

“Somos muito agradecidas por todo o carinho e respeito que o povo trespontano sempre teve para conosco nesses 58 anos. Agradecemos ao nosso Bispo Dom Pedro Cunha Cruz, ao nosso Bispo Emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho e aos Padres de nossa Diocese que sempre demonstraram muito apreço pela nossa Comunidade. 

Aos nossos Benfeitores, familiares e amigos, a nossa eterna gratidão por todo o bem que recebemos. Que o Bom Deus abençoe e recompense a todos com muitas graças! 

Desejamos, que nossa vida aqui no Carmelo, possa irradiar para a Igreja e toda a humanidade, a misericórdia e o amor do Coração de Jesus. 

Sejam os exemplos e virtudes da Serva de Deus Madre Tereza Margarida vividos por nós, suas filhas, e que ela interceda por nossa Comunidade e nossa cidade.

Que Nossa Senhora do Carmo e São José, Patrono de nosso Carmelo, nos abençoe!”, registram as Irmãs Carmelitas de Três Pontas.

(Imagens: reprodução de vídeo da Missa transmitida pelo Facebook do Carmelo São José de Três Pontas)

Previous post

Expocafé 2020 já está no ar

Next post

Julho sem férias: profissionais indicam brincadeiras em casa para reduzir ansiedade de jovens e crianças