Outros

Expocafé 2020 já está no ar

A edição virtual da Expocafé 2020 começou nessa terça-feira, 14 de julho. Por meio do site www.expocafeoficial.com.br, o público pode assistir ao vídeo de abertura do evento, com falas de representantes do Conselho Gestor, incluindo o governador de Minas Gerais Romeu Zema e a presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Nilda Soares, além de ter acesso a estandes virtuais e acompanhar a programação técnica ao vivo.

O painel “Avanços em Cultivares de Café”, aconteceu ao vivo na noite dessa terça-feira, e teve a participação de pesquisadores da Epamig, da Fundação Procafé, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). As apresentações focaram nas características das principais variedades desenvolvidas pelas instituições com destaque para aspectos como produtividade, qualidade da bebida, resistência a doenças e pragas, vigor vegetativo, adaptabilidade às condições regionais, dentre outros.

As palestras, mediadas pelo professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Antônio Nazareno, foram acompanhadas por cerca de 350 participantes. Outros três painéis temáticos serão realizados. Nesta quarta-feira (15), às 18 horas, o tema será cafeicultura orgânica e agroecológica. Na quinta-feira, 16, vão ocorrer dois painéis sobre avanços na pós-colheita, às 18 horas, o foco será fermentação, já às 20 horas, o assunto será secagem. A participação nos painéis é gratuita, mediante inscrição no site.  Posteriormente, os conteúdos das palestras serão disponibilizados e ficaram acessíveis até 31 de julho.

A programação técnica da Expocafé conta ainda com as dinâmicas de máquinas, que estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (15). O conteúdo das 14 estações para a demonstração de tecnologias, práticas e equipamentos em campo, será disponibilizado em parceria com a Rede Social do Café/ Peabirus. O acesso às dinâmicas online também se dará mediante inscrições.

Outro destaque são os vídeos de dicas do pesquisador que podem ser assistidos no espaço Café Play. Os conteúdos, que vão além dos cuidados com a lavoura, trazem temas como benefícios de plantas medicinais, cultivo de hortaliças não convencionais em pequenos espaços, escolha de azeites e preparo de um bom café.

Máquinas e implementos

Nos 35 estandes virtuais disponíveis na plataforma, pelo menu Feira, até o dia 14 de agosto, são apresentados produtos e soluções para a lavoura. Dentre as novidades estão: o Compostador JC 4000, apresentado pelo Grupo Allmac, projetado para acelerar o processo de decomposição de resíduos orgânicos; a recolhedora de café Gafanhoto RT, da AWZ Máquinas, desenvolvida para trabalhar em lavouras com declive acentuado de até 35%; a roçadeira 226K, da empresa Husqvarna, planejada para a colheita do café; dentre outras atrações em equipamentos e insumos.

Organizadora do evento, a Epamig apresenta em seu estande virtual produtos Gourmet, publicações e insumos qualificados. Além de uma série de cafés varietais da safra 2020 produzida, especialmente, para a comercialização durante o evento.

A Expocafé é realizada pela Epamig e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Ufla, Emater-MG e Consórcio de Pesquisa Café.

(Fonte: Ascom Expocafé)

Previous post

Escola Tancredo Neves entrega material pedagógico aos alunos e acrescenta assistência social às famílias dos educandos

Next post

Carmelo São José de Três Pontas comemora 58 anos no dia de Nossa Senhora do Carmo, patrona da Ordem