Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Carreta do Hospital de Câncer de Barretos estará em Três Pontas

Hospital de Câncer de Barretos Carreta Unidade Móvel 3

Unidade Móvel receberá 130 trespontanos no dia 29 de março

Profissionais dos postos de saúde de Três Pontas estão agendando para que pessoas da comunidade local possam ser atendidas por médicos e enfermeiros altamente capacitados, que integram a equipe do Hospital de Câncer de Barretos (SP). A unidade móvel da instituição aportará na Cidade na terça-feira, 29 de março.

Ao todo, serão abertas 130 vagas, sendo 40 para realização de exames de toque retal e de sangue (PSA) para detecção do câncer de próstata. Os procedimentos são para homens entre 50 e 69 anos e que nunca fizeram os preventivos. Também serão feitos 50 exames Papanicolaou para verificação do câncer do colo do útero. Neste caso, um dos requisitos é ter realizado o exame a mais de 12 meses. Mulheres com idade entre 25 e 64 anos terão prioridade. Serão feitos ainda 40 exames em casos suspeitos de câncer de pele.

Hospital de Câncer de Barretos Carreta Unidade Móvel 4

Homens com idade entre 50 e 69 anos ganham a oportunidade de realizar o exame preventivo de próstata

De acordo com a Enfermeira, Lara Miranda Silva, do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as pessoas que se encaixam nos pré-requisitos devem procurar o posto de saúde porque o encaminhamento será feito exclusivamente por intermédio desses departamentos. Ao comparecer para a triagem, é preciso levar xérox do RG, do CPF, Cartão SUS e do comprovante de residência.

A Enfermeira explica ainda que os resultados serão enviados ao Município e entregues a cada um dos pacientes pela SMS. Mais um importante detalhe é que o Hospital assumirá todos os resultados alterados, ou seja, a pessoa detectada com algum desses tipos de câncer poderá se tratar no Hospital de Barretos, que é referência nacional em atendimento 100% Sistema Único de Saúde (SUS) e que adota o título de “Hospital do Amor”. 

Hospital de Câncer de Barretos 2

Caso seja detectado algum tipo de câncer, trespontano poderá ser tratado na instituição 100% SUS

A carreta estará no pátio da Prefeitura e o início do atendimento está previsto para as 8 horas. “O Município ganha esta grande oportunidade de levantar possíveis casos de câncer e encaminhá-los para um tratamento humanizado e com tecnologia de ponta. Será um atendimento diferenciado”, registra Lara Miranda.

Os tipos de câncer que são metas na unidade móvel do Hospital de Barretos

Câncer do Colo do Útero

O câncer do colo do útero é muito frequente e apresenta altas taxas de mortalidade nos países em desenvolvimento. É o segundo câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de mama, sendo responsável por cerca de 500 mil casos novos e pela morte de aproximadamente 230 mil mulheres por ano. 

Na sua fase inicial o câncer do colo do útero geralmente não apresenta qualquer sintoma. Com a progressão da doença pode surgir sangramento vaginal anormal (principalmente em mulheres na menopausa), corrimento vaginal escurecido com cheiro desagradável e dor abdominal que pode estar associada a queixas urinárias e intestinais nos casos mais avançados.

Somente o exame preventivo (Papanicolaou) poderá detectar a presença das chamadas lesões precursoras, uma vez que a mulher nessa fase não apresenta sintomas. O diagnóstico dessas alterações é extremamente importante uma vez que permitirá o tratamento precoce impedindo o desenvolvimento do câncer propriamente dito em quase 100% dos casos.

Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos, devem fazer o exame preventivo periodicamente.

Vencer o cancer.indb

(Ilustrativa Net)

Câncer de Próstata

A próstata é um órgão que faz parte do aparelho reprodutor masculino e sua principal função é produzir parte do líquido que forma o sêmen ou “esperma”. Esse líquido é produzido por estruturas glandulares (ácinos) e possui propriedades que ajudam a nutrir e preservar a integridade dos espermatozoides. O câncer da próstata é uma consequência da transformação das células dos ácinos, que passam a se proliferarem de forma anormal e ganham a capacidade de invadir o órgão e até, em alguns casos, circular pelo corpo e produzir tumores em outras partes do corpo (chamado de metástase).

O principal fator de risco para o câncer da próstata é a idade. Quanto mais velha é a pessoa, maior a chance de desenvolver a doença. História familiar em parentes de primeiro grau também aumentam a chance de desenvolver a doença. Como são fatores que não podem ser mudados ou evitados, o importante é sempre estar atento aos sinais que o corpo pode dar e consultar o médico em caso de sintomas e/ou dúvidas. Outros fatores de risco têm sido pesquisados, mas ainda não é possível afirmar com certeza que eles estão associados ao câncer da próstata.

Muitas vezes os sintomas não aparecem e o câncer já esta lá na próstata. Isso não significa que a presença do câncer vá trazer imediatamente um problema. Muitos pacientes já são idosos e veem a falecer por outras causas, sem saber que já tinham um câncer na próstata. Entretanto, em alguns casos, podem surgir sintomas como ardência urinária, dor ao urinar, jato fraco da urina e raias de sangue no esperma. Quando esses sintomas aparecem, é muito mais provável que eles sejam consequência de uma doença benigna (como hiperplasia da próstata) do que decorrentes de um câncer. Entretanto, é importante “ouvir” o corpo e procurar um médico. Em poucos casos, a doença se desenvolve “silenciosamente” e quando o paciente procura o médico, já existe metástase nos ossos, o que gera dores no corpo e aumenta o risco de fraturas.

Câncer de Pele

Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele. 

O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano, responsável por 1/3 de todos os casos de câncer do mundo. Entretanto, apesar das altas taxas de incidência, observamos elevados índices de cura, principalmente devido ao diagnóstico precoce.

Didaticamente é possível dividir o câncer de pele em 2 grupos: melanoma e câncer de pele não melanoma (CPNM). O CPNM engloba diversos tipos de câncer, os dois mais comuns são o carcinoma basocelular (CBC) e o carcinoma espinocelular (CEC).

A maioria dos cânceres de pele não tem sintoma. Não coçam, não doem, não incomodam. Eventualmente podem sangrar, principalmente quando são maiores. O diagnóstico é feito pelo aspecto da lesão na pele.

(Fontes: Hospital de Câncer de Barretos/cancerdepele.net.br)

 

Previous post

2016: Ano bissexto

Next post

Flaminas vence segunda etapa e se mantém no top do Josul