Qualidade de Vida e Saúde para o trespontanoUtilidade

Passos que Salvam – neste domingo, Três Pontas caminha contra o câncer infantojuvenil e em prol do Hospital de Barretos

caminhada-passos-que-salvam-cancer-infanto-juvenil-hospital-de-cancer-barretos-1

É grande a expectativa para um movimento informativo e solidário que acontece na manhã deste domingo (27). Os organizadores contam com a participação maciça dos trespontanos para que a Caminhada “Passos que Salvam” chegue ao principal objetivo: levar conhecimento à comunidade a respeito do câncer infantojuvenil.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que em 2016 e 2017 ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil. Isso a cada ano. Ainda segundo o Inca, as regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).

“Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer infantojuvenil foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado”, continua o Instituto.

O maior problema, completa o Coordenador Municipal do Hospital de Câncer de Barretos em Três Pontas, Maurício Faria Jota, é que muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado. A desinformação dos pais e até de médicos está entre os motivos que tiram as chances de cura e elas ultrapassam 90% quando o diagnóstico é precoce.

caminhada-passos-que-salvam-cancer-infanto-juvenil-hospital-de-cancer-barretos-novembro-dourado-4

23 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (DNCCI) – Lei Federal nº 11.650, de 04 de abril de 2008

Chamar a atenção dos pais, avós, babás, educadores, profissionais da saúde, enfim, de quem cuida de crianças e adolescentes para a importância de conhecer os sintomas e para a tomada de atitudes rápidas diante de uma suspeita da doença são metas da Caminhada “Passos que Salvam”. Keli Rezende Jota enfatiza que determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns, por exemplo, dores do crescimento e anemia. A semelhança, em muitos casos, alerta a voluntária, leva a um tratamento inadequado e o câncer avança. Com o intuito de colaborar para que a confusão não aconteça, durante a ação de amanhã serão distribuídos materiais impressos que orientam, entre outros, sobre cada uma das neoplasias mais frequentes no segmento infantojuvenil: leucemias, tumores do sistema nervoso central, linfoma não Hodgkin, neuroblastoma, tumor de Wilms, sarcomas de partes moles, tumores ósseos, retinoblastoma e doença de Hodgkin.

“O câncer infantojuvenil é a primeira causa de mortes por doença, após um ano de idade até o final da adolescência. É fundamental ter um olhar atento e ao sinal de alguma anormalidade levar a criança ao pediatra e esse suspeitar, examinar sempre considerando a possibilidade de um tumor”, acrescentam Maurício e Keli.

caminhada-passos-que-salvam-cancer-infanto-juvenil-hospital-de-cancer-barretos-3

O casal voluntário Keli e Maurício, acompanhado de uma das filhas, Letícia, Coordenadora Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos em Três Pontas

Arrecadação

O Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos oferece tratamento multiprofissional gratuito aos pacientes de forma humanizada, individualizada e apoiada em programas de assistência, ensino e pesquisa. As despesas somam R$ 35 milhões por mês e a instituição conta com quatro fontes de arrecadação de recursos que asseguram o trabalho. São eles, o SUS, realização de eventos tais como jantares e leilões, shows de artistas que apoiam a causa e doações voluntárias. Anualmente, para a Caminhada “Passos que Salvam” são confeccionados kits e o dinheiro da venda também vai para o Hospital.

Desta vez, camiseta, boné e squeeze personalizados estão nas cores branca e verde limão e o conjunto é vendido a R$ 30. Quem desejar adquirir pode entrar em contato pelos telefones 9 9891-0690 (Keli), 9 9943-4030 (Letícia) / 9 9996-9455 (Silvana).

caminhada-passos-que-salvam-cancer-infanto-juvenil-hospital-de-cancer-barretos-2

A Caminhada

Neste domingo, o movimento será realizado em mais de 300 cidades brasileiras. Em Três Pontas, a Caminhada “Passos que Salvam” sairá às 8 horas da Avenida Oswaldo Cruz (de frente ao INSS). Compareça! Ajude a combater o câncer e a salvar vidas de crianças e adolescentes!

Previous post

Revista PRADO – quinta edição chega às mãos dos leitores em noite à moda primavera-verão e música eletrônica

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas