Política em Três Pontas

Cidade Limpa – Prefeitura lança consulta popular sobre coleta do lixo em Três Pontas

Arlene Brito

Na tarde desta quinta-feira (20), a Prefeitura Municipal de Três Pontas lançou em rede social uma consulta popular relacionada à coleta de lixo na cidade. A pergunta feita à população é a seguinte:

Você acha que a coleta do lixo deveria voltar a ser diária mesmo que isso comprometa a vida útil do nosso aterro sanitário?

Conforme o SintonizeAqui mostrou ontem (19) em reportagem sobre limpeza de lotes, em média 50 toneladas de lixo vão (diariamente) para o aterro sanitário, sendo 70% deste montante formado por materiais recicláveis que deveriam ser destinados à coleta seletiva, implantada no município na gestão da saudosa prefeita Adriene.

Hoje, a Assessoria de Comunicação da Administração confirmou que a coleta em dias alternados foi adotada com o intuito de forçar a comunidade a separar os recicláveis do lixo doméstico, o que – segundo o departamento – pouparia a vida útil do aterro que já está comprometida. A expectativa era que o espaço destinado à deposição final dos resíduos sólidos gerados pela população trespontana durasse 20 anos, mas na prática, devido ao grande volume de descartes, o tempo acabou reduzido a 12 anos – tanto é que a Prefeitura planeja a construção da terceira plataforma, projeto orçado em R$ 56 mil e a obra deve custar ao município mais de R$ 200 mil.

Conforme a Ascom, os cidadãos têm até domingo, dia 23 de dezembro, para manifestar as opiniões e votar para Continuar a Coleta em Dias Alternados ou para a Volta da Coleta Durante 6 Dias da Semana.

A motivação da consulta é incentivar a opinião popular em um Governo verdadeiramente democrático. Observamos várias manifestações de descontentamento sobre a coleta de lixo e, mesmo sabendo que a grande causa do problema de lixo nas ruas é o hábito das pessoas em não seguir os dias corretos de coleta, vamos colher opiniões”, respondeu a Ascom ao SintonizeAqui.

(Foto página inicial: PMTP)

Notícia anterior

Melhores de 2018 - Trespontanos são premiados em evento da Federação Mineira de Karatê Interestilos

Próxima notícia

Confira as farmácias de plantão em Três Pontas neste sábado e domingo