Política em Três Pontas

Comércio de TP deve voltar às atividades parcial e gradualmente conforme orientações específicas; academias já têm documento sanitário em mãos

Donos de academias de Três Pontas começaram a receber na manhã desta sexta-feira (24), uma relação de Exigências Sanitárias para Funcionamento em Tempos de Covid-19. O documento vem da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. O setor deverá cumprir 13 recomendações para voltar a atender aos clientes de forma presencial.  

Os educadores físicos formaram o primeiro segmento a suspender as atividades no município, mediante as ameaças do novo Coronavírus. O fechamento temporário foi “sugerido” em 17 de março. Com o afastamento social, os proprietários de academias e afins se uniram em aplicativos, criaram vídeos divulgados em suas redes sociais com mensagens direcionadas à comunidade abraçando a causa “fique em casa” e o movimento deles ganhou a simpatia de outros profissionais, tais como médicas ginecologista e endocrinologista e nutróloga. 

Formado em maioria por pequenas e médias empresas, o setor também sentiu os reflexos negativos da paralisação e temeu por seus colaboradores, temeu não conseguir manter-se no mercado caso a suspensão das atividades permanecesse por mais algum tempo e temeu ainda pelos clientes que deixaram de receber o acompanhamento essencial para a saúde e qualidade de vida física e mental. Então, elaborou um minucioso documento ressaltando, entre as justificativas, que grande parte da população é acometida por enfermidades, tais como obesidade, depressão e ansiedade e encontra na atividade física o “remédio” para seus males, sendo que tantos outros encontram fator de piora no sedentarismo. No mesmo documento, direcionado ao prefeito Marcelo Chaves Garcia, os educadores físicos se propuseram a executar – com total rigidez – critérios que eles mesmos elencaram de prevenção à Covid-19, atentos às normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos governos estadual e municipal.

Hoje, receberam com gratidão a notícia de que poderão reabrir as portas de seus empreendimentos tomando os cuidados recomendados pela Saúde e Vigilância Sanitária municipais. A turma, representada pela Comissão Saúde TP, está animada e afirma que tudo estará devidamente adequado para o breve retorno. 

Os donos das academias também foram informados que – caso haja descumprimento – estarão sujeitos à suspensão do alvará de funcionamento e, em casos mais graves, o estabelecimento poderá ser interditado.

Comércio

Representantes de bares e restaurantes da cidade vão se reunir no início da tarde, às 13 horas, na sede da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai-TP). Eles também serão orientados a seguir a Deliberação da Comissão Avaliativa Sobre Reabertura Parcial e Gradual do Comércio de Três Pontas, Portaria Municipal nº 4.397/2020 publicada pela Prefeitura. 


Sintonize mais: Bares E Restaurantes Estão Entre Os Serviços De Alimentação Que Receberão Normas Sanitárias Para Reabertura Em Três Pontas

 

 

 

 

 

Notícia anterior

Eleições 2020 - TRE simplifica atendimento via internet para primeira via do título eleitoral, transferências e regularização

Próxima notícia

Bares e restaurantes estão entre os serviços de alimentação que receberão normas sanitárias para reabertura em Três Pontas