Outros

Cooperativismo, bons negócios e inovação: Cocatrel destaca-se na Semana Internacional do Café

Entre os dias 20 e 22 de novembro, a Cocatrel participou ativamente da programação da SIC, destacando-se nas ações institucionais, “cuppings”, reuniões com importantes “traders”, “hackathon” e lançamento de novos produtos.

Foram três dias intensos de atividades, três dias que confirmaram a grandeza da Cocatrel dentro do cenário cooperativista e da cadeia do café. Há três anos participando e patrocinando a Semana Internacional do Café, a Cocatrel foi a pioneira ao entender e acreditar que ali seria o local ideal para se fazer a conexão entre os produtores com consumidores, torrefadores, importadores e tudo o que acontece a partir do momento em que o café sai dos armazéns da Cooperativa.

“A Semana Internacional do Café é um evento que se consolidou no Brasil e do qual a Cocatrel sente-se muito orgulhosa por fazer parte de sua história. A SIC representa toda a cadeia produtiva, comercial e industrial do café, atraindo cada vez mais o público internacional, principalmente torradores e compradores e também os produtores, que este ano participaram ativamente da feira. O objetivo principal da Cocatrel, enquanto cooperativa, é agregar valor para os cooperados, expondo positivamente a marca, sempre inovando com lançamentos de novo produtos e participando de atividades como a ‘hackathon’ e o encontro de mulheres promovido pela Aliança Internacional do Café”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.

Cooperativismo

Autoridades prestigiam SIC 2019 e visitam estande Cocatrel

A tarde do dia 20 de novembro foi marcada pela abertura da SIC e pela participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que enalteceu a importância da cafeicultura, afirmando que o agronegócio foi a única atividade que cresceu sistematicamente nos últimos 20 anos. Além dele, estiveram presentes, o ministro da Agricultura em exercício, Marcos Pontes; o vice-governador de Rondônia, José Jodan, a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva Júnior, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato e o presidente da Frente Parlamentar do Café, Emidinho Madeira.

A comitiva do governador visitou a feira e fez questão de parar no estande da Cocatrel para conversar com os diretores e os produtores que estavam presentes. Eles aproveitaram para degustar os produtos da Cocatrel, tais como queijos, cafés, chocolates e a nova linha de gelatos, lançamento da Cooperativa na SIC.

Cafeína Cocatrel

Ana Luisa Leite – palestrante convidada do IWCA Regional Leadership Summit – Latin America & Caribbean

Na sexta feira, 22 de novembro foi o dia em que as mulheres se reuniram para falar de café. As produtoras do Cafeína Cocatrel participaram do “IWCA Regional Leadership Summit – Latin America & Caribbean”, onde puderam ouvir mulheres de referência no cenário cafeeiro internacional. Para representar todas as cooperativas do país, a relações institucionais da Cocatrel e coordenadora do Cafeína, Ana Luisa Leite, foi uma das palestrantes convidadas para a mesa de debates. Em seu discurso, Ana Luisa falou sobre a criação do Cafeína, os objetivos e da seriedade do grupo, ressaltando a intenção da Cocatrel de empoderar essas mulheres através da informação, capacitação e conhecimento, para que possam ter autonomia para negociar e tomar importantes decisões na gestão de seus negócios.

Ela também emocionou a plateia ao destacar a relevância do cafeicultor para a cadeia produtiva e enfatizou que sem eles nada seria possível, nem mesmo a realização da SIC, uma vez que é por eles que tudo começa e, é por isso mesmo, que a diretoria da Cocatrel considera de suma importância a participação da Cooperativa no evento.

“Somos a cooperativa com o maior número de mulheres no quadro social e temos muito orgulho disso. O Cafeína Cocatrel ganhou muita visibilidade tanto no Brasil quanto no exterior, porque é conduzido com muita seriedade, reciprocidade e com todo apoio da nossa gestão. Já exportamos para a Alemanha um container de cafés finos produzidos pelas mulheres do Cafeína e já temos vários outros negócios engatilhados para elas. Este evento do IWCA aqui na Semana Internacional do Café chegou para coroar um ano muito positivo e produtivo para essas mulheres e, consequentemente, para a Cocatrel”, reitera Marco Valério.

Inovação

Cocatrel lança na SIC 2019 quatro novos cafés da linha Montrês e dois sabores de gelato

Assim como nos outros anos, em 2019 a Cocatrel chegou na SIC cheia de novidades. Além da linha de presentes, a Cooperativa lançou quatro novos cafés da linha Montrês: Coral, Sépia, Âmbar e Terracota; dois sabores de gelato: mocaccino e iogurte com amarena, produzidos com leite, café e iogurte natural Cocatrel; e também o Box Cocatrel, plano de assinaturas onde o cliente pode optar por um plano trimestral anual, e receber, mensalmente, os cafés Cocatrel em casa.

Durante a SIC, oS planos de assinaturas ficaram disponíveis para os visitantes, que curtiram a novidade e aderiram ao Box.
 
Hackathon Agro Up

Reditus foi a equipe vencedora Hackathon Agro Up 2019

Outra inovação na SIC que já não é novidade na Cocatrel foi a “Hackathon Agro Up”. Assim como na Expocafé, a Cocatrel investiu nos jovens hackers, que passaram 48 horas com o desafio de trazer soluções para a gestão das fazendas dos produtores de café.

Os 45 desenvolvedores formaram nove grupos para tentar encontrar alternativas para três grandes problemas dos cafeicultores de Minas Gerais: “como ajudar os produtores de café das regiões montanhosas?”, “Como administrar as finanças no setor?” e “Como automatizar a secagem dos grãos?”.
 
A equipe vencedora foi a Reditus, que trouxe a ideia de uma plataforma de gestão que permitirá a inserção dos dados no sistema pelo comando de voz, através de um “chatbot”. A inovação simplificará a vida do produtor que não precisará mais perder tempo digitando tantos números na planilha, precisando apenas “ditá-los” para que o próprio sistema os insira no programa. O grupo ganhou o prêmio de R$ 5 mil.
 
Cocatrel Direct Trade

Cocatrel: vitrine para os principais importadores de café do mundo

Os negócios também fazem parte da Semana Internacional do Café. O estande da Cocatrel tornou-se vitrine e ponto de encontro para reuniões entre os “traders” da Cocatrel com os principais importadores de café do mundo.
 
A participação de empresas, compradores e torrefadores cresce anualmente e por isso a Cocatrel vem investido em sessões de “cupping” e no relacionamento com seus clientes durante o evento.

(Texto e fotos: Ascom Cocatrel – 35 3266-8280)

Previous post

Polícia Militar lança Operação Natalina em toda Minas Gerais; veja como será a vigilância em Três Pontas

Next post

Em leilão realizado pela BSCA, cooperado da Cocatrel recebe R$5.035 por saca de café