Esporte em Três PontasPolítica em Três Pontas

Copa do Trabalhador – Homenagens a atletas e a jornalistas esportivos de Três Pontas marcam abertura

Copa do Trabalhador de TP é aberta com homenagens a atletas e jornalistas esportivos 17.jpg (Copy)

Gilmar “Lua” atuou 11 anos na Copa do Trabalhador jogando e treinando competidores. Recebeu com alegria o reconhecimento da SME nesta 25ª edição do evento

“Foi uma surpresa e ao mesmo tempo satisfação e alegria. Participei da Copa por 11 anos como jogador, como treinador, fiz parte da Seleção de Três Pontas. Não sabia que merecia tanto, então, receber esta homenagem significa que fiz algo de bom”.

Assim descreve Gilmar Mendonça Mesquita, popularmente chamado de Gilmar “Lua”. Foi o dentista e também esportista trespontano, o escolhido para a grande afabilidade do maior evento esportivo do Município, a Copa Futsal do Trabalhador. Solenemente aberta na noite de sexta-feira (14), a competição deste ano envolverá 37 equipes distribuídas nas categorias adulto, mirim, infantil e juvenil. E é justamente para as crianças e jovens que Gilmar manda o recado. Considerando o esporte importante para a saúde do corpo e da mente e ainda meio de ficar longe das drogas, Gilmar orienta. “Valorizem esse legado, esse Ginásio que está lindo e não deixem morrer a história da Copa. Toquem para frente porque será bom para vocês mesmos e para o futuro da Cidade”.

Atletas, treinadores, patrocinadores, autoridades e torcedores acompanharam a cerimônia no Ginásio Poliesportivo Aureliano Chaves de Mendonça. A Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro, comandada pelo Musicista Wander Scalioni, entoou o Hino Nacional para o hastear das bandeiras. Participaram o Prefeito Paulo Luis Rabello, o Presidente da Câmara Luis Carlos da Silva, o Presidente do Trespontano Atlético Clube (TAC), Ney Antônio Mendonça, e mais uma personalidade que se tornou destaque no momento solene, o Deputado Estadual e atual Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique “Caixa”.

Copa do Trabalhador de TP é aberta com homenagens a atletas e jornalistas esportivos 15.jpg (Copy)

Secretário Mário Henrique “Caixa” ladeado pelo Prefeito Paulo Luis (à esquerda) e pelo Presidente do TAC, Ney Antônio

O Secretário lembrou que naquele mesmo Ginásio jogou handebol, fez as primeiras transmissões e chegou a acompanhar a apuração de eleições na época em que o voto ainda era no papel. Hoje, Mário Henrique integra equipe de narradores esportivos da Rádio Itatiaia e a cúpula do Governo mineiro. Graças a ele, o Poliesportivo passou por uma reforma completa na quadra e vestiários. Para a obra conseguiu por emenda parlamentar R$ 310 mil e o Município investiu R$ 80 mil em contrapartida. O local está mais bonito e passou a oferecer maior segurança para atletas e demais frequentadores.

“Fico feliz em poder, através do meu trabalho, ajudar a minha Cidade. Gostaria de parabenizar o Prefeito Paulo Luis pelo empenho porque estar no Executivo não está nada fácil. O Brasil, o mundo está em crise e em Minas não é diferente”, compartilhou.

Mário Henrique “Caixa” trilhou um caminho de sucesso no Jornalismo e acabou influenciando pelo menos outros dois conterrâneos. Guto Rabelo e Cláudio Rezende. Respectivamente, os repórteres se destacam na TV Globo e na Rádio Itatiaia, desenvolvendo um trabalho que já enche de orgulho a Terra do Padre Victor e da Nossa Mãe, a Capital Mineira da Música e Mundial do Café – e, como comprovam, também da Comunicação diferenciada. 

“É com muito orgulho que vejo esses dois profissionais da mais alta envergadura tendo seus trabalhos reconhecimentos em nossa Cidade. As nossas carreiras, tudo que a gente fez e faz mostram a esta juventude que, através do esporte, através do rádio, através da Comunicação nós podemos galgar dias melhores”, registrou Mário Henrique. 

Copa do Trabalhador de TP é aberta com homenagens a atletas e jornalistas esportivos 14.jpg (Copy)

Jornalista Guto Rabelo com o Vice-Prefeito Erik dos Reis Roberto – satisfação em ter trabalho reconhecido pelos conterrâneos

Depois de receber muitos abraços e parabenizações, Guto Rabelo falou com o Sintonizeaqui. Espontaneamente revelou que dos 30 anos de idade, 16 já são de estrada trafegada na mídia. Lembrou que aos 14 participava de programas de rádio em Três Pontas. “Foi onde me descobri, vi que gostava muito desse caminho do Jornalismo. Ser reconhecido pelo meu povo pelo meu trabalho é uma alegria muito grande, é sinal que todo o meu esforço valeu a pena”, disse.

Participar de programa na Capital, aparecer em rede nacional em emissora que possui grande visibilidade causa nos conterrâneos uma admiração especial por Guto Rabelo. Para o Jornalista esse é um processo natural, no entanto, afirma que sua grande preocupação passa longe de se tornar um ídolo. “Eu faço tudo com muita naturalidade, não me sinto especial até porque o jornalista não é uma estrela. Procuro exercer bem a minha profissão e dar alegria e orgulho para as pessoas com um trabalho bem feito”, concluiu.

Enquanto corria no Sul de Minas a abertura da Copa de Futsal, Cláudio Rezende estava “no ar”, na Capital do Estado. Hoje, ele e “Caixa” viajam para Chapecó (SC) e neste domingo (16) transmitem o jogo do time da casa que receberá o Clube Atlético Mineiro. A partida pelo Campeonato Brasileiro está marcada para às 18h30min.

Dona Regina e senhor Cláudio deixaram transparecer, em nome do filho, a satisfação em ter sido lembrado pela Administração, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes.

Copa do Trabalhador de TP é aberta com homenagens a atletas e jornalistas esportivos 13.jpg (Copy)

O Presidente da Câmara, Vereador Luis Carlos da Silva, dona Regina e senhor Cláudio – placa vai para o repórter exclusivo do “Galo” na Rádio Itatiaia, Cláudio Rezende

“Recebemos esta homenagem com muita alegria. O Cláudio começou neste Ginásio aos 16 anos, narrando jogos da Copa do Trabalhador. Daqui foi para a Globo e hoje está na Itatiaia como repórter exclusivo do Clube Atlético Mineiro. Ele nunca havia recebido homenagem na Cidade, então quando soube ficou imensamente feliz e grato”, registrou o pai – cheio de orgulho.

Para acompanhar a entrega de placas de reconhecimento e o direcionamento de palavras de afeto aos homenageados, foram convidadas a adentrar a quadra as equipes que irão disputar a 25ª Copa do Trabalhador, a 18ª Copa Mirim, a 15ª Copa Infantil e a 7ª Copa de Futsal Juvenil. Os times, tradicionalmente, são recebidos sob aplausos e muito assédio de fotógrafos sejam eles profissionais ou familiares que não perdem um só momento.

Além dos jornalistas esportivos, um painel que passou a compor o layout do Ginásio após as reformas traz o reconhecimento a dois atletas que propagam o nome de Três Pontas em quadras oficiais do Brasil e do exterior. Um é João Paulo de Figueiredo Tavares que conquistou títulos e resultados importantes nas três categorias da Seleção Brasileira de Vôlei, dentre eles, o de Tricampeão na Liga Mundial. O outro, o jovem Matheus Azevedo que atualmente integra a Seleção de Basquete Sub-16.

Os dois também ganharam espaços especiais no cerimonial de abertura da Copa. Devido a compromissos em suas respectivas áreas, foram representados por familiares.

Copa do Trabalhador de TP é aberta com homenagens a atletas e jornalistas esportivos 12.jpg (Copy)

Matheus está disputando o Brasileiro de Basquete Sub-16 pela Seleção Mineira em Curitiba (PR), por isso foi representado pelos pais, Gustavo e Vanessa Azevedo

“Para nós é um orgulho ver o Matheus sendo condecorado pela Cidade. Estamos felizes também com a reforma do Ginásio porque este é um local muito importante onde acontece investimento no esporte, esporte que é uma das bases”, comentou a mãe, Vanessa Azevedo, se referindo ao desenvolvimento, não só profissional, mas pessoal das crianças e jovens.

Ao lado do esposo, Gustavo, ela disse ainda que chegar ao Poliesportivo e se deparar com a foto de Matheus no painel foi uma surpresa bastante agradável. “Ele também ficou muito feliz, mas não pode vir porque está representando a Seleção Mineira em Curitiba, disputando o Campeonato Brasileiro”, justificou.

Já a mãe dona Neusa, irmãos e até o sobrinho Felipe que – tudo indica seguirá os passos do tio famoso – se encarregaram de fazer a vez de João Paulo. Eliana Tavares agradeceu a homenagem, destacando que João sempre foi um atleta de ponta e que ver a foto dele no Ginásio reformulado massageia a alma no sentido de saber que a Cidade – pelo atleta carregada mundo a fora – sabe de seu valor.  

Eliana contou ainda que João Paulo está em momento de transição. Segundo ela, o empresário está negociando o passe com alguns times e logo, logo Três Pontas receberá – como sempre – boas notícias do “nosso vôlei”.

Copa do Trabalhador de TP é aberta com homenagens a atletas e jornalistas esportivos 11.jpg (Copy)

Dona Neusa, mãe de João Paulo “do nosso vôlei brasileiro” ao lado da Secretária Municipal de Esportes, Erika dos Reis Roberto

Quanto a Felipe, o jovem integra a equipe de vôlei de Varginha e no próximo dia 28 participará da seletiva da Seleção Mineira. 

Em seus discursos, a Secretária de Esportes, Erika dos Reis Roberto e o Prefeito Paulo Luis Rabello enfatizaram os esforços pelas melhorias promovidas no Ginásio “Coberto” onde atualmente são desenvolvidos projetos nas modalidades futsal, vôlei, basquete e karatê.

À tribuna, Paulo Luis voltou somente depois de um dos momentos mais esperados da solenidade. O desfile da tocha. Após duas voltas ostentando a chama da competição, o homenageado Gilmar “Lua” acendeu a pira, recebendo o carinho do público.

Antes de decretar oficialmente aberta a competição, o Prefeito descerrou a placa referente à obra de reforma e desejou que todos façam bom uso da nova quadra, agora de piso sintético que – comparado ao antigo de madeira – é mais seguro, aderente e ajuda na absorção de impacto das quedas que eventualmente acontecem durante os jogos e treinamentos.

Valorizando ainda quem no passado contribuiu para que a Copa do Trabalhador se firmasse no calendário local, a Secretaria Municipal de Esportes convidou os Amigos Veteranos que colocaram a bola para rolar no jogo de abertura. E eles fizeram bonito. O time Amarelo (Donizete Móveis) venceu por 4 x 1 os bons adversários de Branco (Dodô Esportes). 

A Copa do Trabalhador começa de fato na segunda-feira (17). Ponte Alta/Vaninho Tratores x PG Lanches/Promove jogam pela chave A da categoria Mirim, às 18h30min.

Pelo link, você acompanha a tabela da competição 2015 – Primeira fase – e logo abaixo, fotos de outros momentos da solenidade de abertura. 

Tabela de Jogos Equipes da XXV Copa do Trabalhador de Futsal de Três Pontas 1.jpg

 

 

 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Secretário de Turismo, Mário Henrique “Caixa” anuncia benefícios para Três Pontas