Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoPoliciaisQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Corpo de Bombeiros de Varginha retira marimbondos que colocavam em risco moradores de um prédio e faz recomendações importantes para evitar problemas com o inseto

Arlene Brito

O Corpo de Bombeiros Militar de Varginha foi acionado, na noite de domingo (10), para efetuar a retirada de três colmeias de marimbondos que estavam colocando em risco os moradores de um prédio no Bairro Rio Verde e também as pessoas que transitavam na rua do imóvel.

Marimbondos colocavam em risco moradores do prédio e quem passava pela rua

Segundo informações do Batalhão, a rua é inclinada, por isso, não era viável a utilização de escadas, pois colocaria em risco a operação. Assim, os militares optaram pelo uso de um aparelho ID e cordas, efetuando o serviço com técnicas de rapel. Todo o trabalho foi realizado com muita tranquilidade, afinal os Bombeiros são treinados para agir em alturas com aplicação de técnicas seguras.

Os marimbondos retirados do prédio foram soltos em uma mata com características próprias para a sobrevivência da espécie.

Cuidado!

Nesta primavera, o CBMMG de Varginha tem registrado alto índice de ocorrências envolvendo insetos, tais como marimbondos e abelhas. O calor e a florada influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de insetos nas colmeias. O calor também deixa as abelhas, vespas e marimbondos mais agitados e agressivos. Considerando que se uma pessoa alérgica for picada pode morrer, o Batalhão recomenda.

Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias.

Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos.

Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo de colmeias. Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados.

Ensine as crianças a se precaverem e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos.

Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta. Se a ferroada ocorrer na cabeça ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico.

Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível ao veneno da espécie, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático.

Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer.

Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando a substância venenosa gradativamente. A retirada dos ferrões interrompe esse processo.

Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar, eles estão prontos para atacar novamente.

Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar uma empresa de apicultura especializada para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

(Informações e fotos: 1° Pelotão Operacional/9° BBM)

 

Previous post

Pessoas com Deficiência precisam renovar Carteirinha para ter acesso gratuito ao transporte público coletivo de TP

Next post

Clicando com Hecio Rafael no casamento de Késsya Fernandes e Américo Rodrigues