OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

A cor dourada do Brasil: Ipê-amarelo chama a atenção pela beleza, e é eficaz contra vários problemas de saúde, afirmam especialistas

Ipê Amarelo Primavera Paisagismo Medicinais 1

Flores do ipê-amarelo iluminam a paisagem trespontana (Foto: Sávio Martins)

A primavera começará oficialmente às 11h21min do dia 22 de setembro, mas a natureza presenteia os trespontanos, mesmo ainda vigorando um inverno seco. Os ipês-amarelos colorem várias partes da Cidade e iluminam os campos onde a vegetação se mostra castigada pela estiagem.  O florescer dessa espécie nativa é considerado um dos mais belos espetáculos nesta época do ano.

As flores, com corola amarelo-ouro, surgem nos meses de julho e setembro e elas predominam na planta que perde totalmente a folhagem. Os frutos ganham força de setembro a outubro. Além de usada no paisagismo urbano, a árvore tem outras utilidades. Ela oferece um corante natural bastante procurado para tinturas. A madeira, muito resistente, se transformou em arcos indígenas e em telhados de igrejas nos séculos XVII e XVIII. Hoje, serve à construção naval e civil – aqui transformada principalmente em tacos e assoalhos e ainda à marcenaria e carpintaria. É a base também de artesanatos, instrumentos musicais e lápis, entre outros objetos, além de ser muito utilizada na confecção de barris para o envelhecimento de cachaças.

O ipê-amarelo, que enfeita do Norte ao Sul do País, possui ainda propriedades medicinais. No Pantanal, a espécie é chamada de “paratudo”, justamente porque é a ela que os povos de lá recorrem para combater uma série de problemas de saúde. Especialistas afirmam que as belas flores, as folhas, raízes e o forte caule são eficazes, por exemplo, contra “anemia, verminoses e até para amenizar o mal-estar que é causado pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, a famosa ressaca”.

Uso

Ipê Amarelo Primavera Paisagismo Medicinais 2

Entre cafezais, a beleza da árvore “paratudo” (Foto: Sávio Martins)

Flores: inflamações de garganta e gengiva.

Casca, entrecasca e folha: amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes, pruridos, coceiras, eczemas e algumas doenças dos olhos. São também consideradas antidiarreicas, anti-inflamatórias, anti-infecciosas, antitumorais, febrífugas, analgésicas e cicatrizantes.

Raízes: gripe.

Brotos: depurativos e antissépticos.

Segundo alguns sites especializados em remédios caseiros, não há registros de contraindicação ou de efeitos colaterais. Porém não é aconselhado usar nos primeiros 3 meses de gravidez, pois não foram feitos estudos nesse período da gestação.

Símbolo do Brasil

Ipê Amarelo Primavera Paisagismo Medicinais 3O ipê, que apresenta outras colorações tais como branca e roxa, é considerado Árvore Símbolo do Brasil, no entanto, o Pau-Brasil foi declarado Árvore Nacional pela Lei 6.607, de 7 de dezembro de 1978.

Através dos projetos de lei PL-2293/1974 e PL-882/1975, tentou-se instituir o ipê como Flor Nacional do Brasil. Ambos os projetos foram arquivados na Câmara dos Deputados. Já o projeto de lei PL-3380/1961 visava declarar o pau-brasil e o ipê amarelo, respectivamente, Árvore e Flor Nacionais, mas este projeto não foi aprovado.

Independente de oficialização, certo é que o ipê é um orgulho brasileiro.

(Fontes: Wikipédia e http://www.remedio-caseiro.com/ipe-amarelo-propriedades-e-usos)

 

Previous post

PPS e PV poderão se unir para disputar a Prefeitura de Três Pontas

Next post

Casa da Cultura homenageia Festivais do Brasil no Sarau desta quinta-feira