OutrosPoliciaisUtilidade

Corpo de Bombeiros de Varginha se prepara para inaugurar a Companhia de Operações Aéreas

Corpo de Bombeiros de Varginha Aeronave Arcanjo 03 Companhia Aérea

Placa que será anexada para identificação da base de Varginha

Considerada um dos maiores benefícios aportados no Sul de Minas nos últimos tempos, a 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais será inaugurada nesta quinta-feira (28), em Varginha. A solenidade acontecerá na sede do 9º Batalhão, localizada no Bairro Jardim Primavera. O início está agendado para as 10 horas, com as presenças do Comandante Geral do CBMMG, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira; do Prefeito de Varginha, Antônio Silva e, entre outros convidados, do Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas, João Paulo Ribeiro.

Corpo de Bombeiros de Varginha Aeronave Arcanjo 03 LogoVarginha é a primeira base de Operações Aéreas dos Bombeiros Militares mineiros fora de Belo Horizonte. O slogan adotado pela instituição, “Voando para salvar”, traduz a finalidade do serviço: contribuir para melhorar a qualidade e o tempo de resposta nos atendimentos à população.

Em um primeiro momento, 24 profissionais do Samu, sendo 14 médicos e 10 enfermeiros, passaram por treinamento que será estendido a todos os militares da Companhia. Para o início da operação, nove militares foram deslocados da Capital para a base sul-mineira.

Além de atendimentos pré-hospitalares, tais como casos de urgência de acidentes automobilísticos em rodovias, transporte aeromédico e de equipes para captação de órgãos, o helicóptero Arcanjo 03 também vai atuar em outras ocorrências típicas de bombeiros. Dentre as principais estão a prevenção aquática, salvamento em altura, incêndios florestais, transporte e resgate em locais de difícil acesso e transporte de equipe especializada (operações especiais).

Além do helicóptero que está em Varginha, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais possui mais dois helicópteros, baseados no Batalhão de Operações Aéreas, em Belo Horizonte. As três aeronaves vão realizar o atendimento em todo o Estado. 

Corpo de Bombeiros de Varginha Aeronave Arcanjo 5 (Copy)

Treinamento em Varginha feito no helicóptero Arcanjo 02. Aeronave já foi substituída pelo modelo 03 com capacidade para seis profissionais

O Arcanjo 03

O helicóptero multimissão tem, em seu interior, equipamentos portáteis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “A aeronave é capaz de levar, em cada atendimento, seis profissionais, entre eles, por parte do Samu, um médico e um enfermeiro, e, pelo Corpo de Bombeiros, um piloto, um co-piloto e dois tripulantes”, sinaliza o Comandante da 2ª Companhia de Operações Aéreas, Capitão Dias.

Previous post

Rainha Expocafé Girl Coffee International: Capital Nacional do Leite também defenderá o título na Capital Mundial do Café

Next post

Wi-Fi de graça na Praça: para usar é preciso se cadastrar!