Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e LazerEntretenimento em Três PontasRegionais

Cultura popular é destaque na “Oficina de Saberes” em Poços de Caldas

Idealizado pela jornalista Jesuane Salvador, o projeto convida mestre griôs, congadeiros, caiapós e catireiros

Para preservar a cultura imaterial de Poços de Caldas (MG), a jornalista e pesquisadora Jesuane Salvador realiza, neste sábado (30), às 15 horas, a 2ª edição da “Oficina de Saberes”. O evento integra a programação da Semana de Cultura Popular Zé Santana e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A atividade contará com a presença de caiapós, mestres e ternos de congo e é aberta ao público. 

Pesquisadora Lúcia Vera de Lima está entre os convidados

A iniciativa traz mestres de movimentos da cultura popular poços-caldense que se apresentam artisticamente e protagonizam uma roda de conversa, contando com a participação do público. Estão confirmadas as presenças da pesquisadora Lúcia Vera de Lima, representando o Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, do Mestre Moçambique, Joaquim José da Cruz e de Alexandre Caiapó – cacique do Grupo de Caiapós do São José e representante do ex-cacique Pedro Caiapó.

A ação traz ainda uma homenagem ao mestre Sr. Amadeu Francisco, mais conhecido como Amadeu Catireiro. O evento conta também com a presença do grupo de Catira Poços-Caldense e dos estudantes do projeto Dança para Criança, coordenados por Angélica Viana. 

Na conversa, eles destacam a sabedoria e conhecimento adquiridos ao longo de uma vida dedicada à preservação da imaterialidade do patrimônio cultural. “A ideia é que estes mestres e figuras de destaque na preservação do patrimônio imaterial da cidade protagonizem o encontro e contem a própria história e vivência, levando adiante o conhecimento adquirido e vivenciado ao longo de tantos anos”, destacou Jesuane Salvador, que vai mediar a troca de ideias entre os convidados. 

Jesuane Salvador diz que amor pela cultura popular vem dos avós

A pesquisadora conta que o respeito e carinho que tem pela cultura popular vem do amor pelos avós. 

“Meu avós, sr. Joaquim e dona Hilda, eram a manifestação perfeita de tudo que mais amo e espero cotidianamente encontrar: a simplicidade, a fé, a verdade, o respeito pelas diferenças e a brasilidade. Meu avô era congadeiro e tocava violino nas Folias de Reis. Minha avó benzia crianças, conhecia as ervas e foi a pessoa mais íntegra e de fé que já conheci. Com eles aprendi tudo aquilo que é mais profundo e não encontramos na academia. Por eles, todas as vezes que estou ao lado dos mestres de cultura popular sei que os valores de identidade não morrerão”, disse.

Protagonismo

Embora possuam riqueza histórica e estilística, o congado e as folias de reis – em sua variedade de ritmos e letras repletas de história oral – sofrem desvalorização na indústria cultural, por isso, segundo a jornalista houve a necessidade de propor à Secretaria Municipal de Cultura a continuidade do projeto que valoriza os expoentes da cultura local, bem como a troca de experiências entre os griôs e a comunidade.

Joaquim da Cruz – Moçambique

“A Semana demonstra um avanço incrível na visão em relação à pluralidade cultural de Poços, refletindo-se muito positivamente nas políticas culturais da cidade. A valorização da cultura popular sempre foi necessária, já que vivemos em um celeiro de grandes manifestações. Fico muito feliz que mais uma vez os mestres da cultura popular sejam homenageados”, completou Jesuane Salvador. 

O evento é aberto e direcionado a um público amplo, de interessados e representantes da cultura popular a pesquisadores.

Serviço 

O quê: Oficina de Saberes 

Quando: sábado (30), às 14 horas 

Onde: Secretaria Municipal de Cultura – Espaço Cultural da Urca 

Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro, Poços de Caldas (MG)

Ingresso: gratuito 

(Por Jéssica Balbino)

Previous post

Varginha - Semana começa com Cãominhada

Next post

Praça da Fonte (Minha Saudade)