Educação, Cultura e Lazer

Discos de Vinil ganham exposição na Casa da Cultura de Três Pontas

Por Mariana Tiso

cultura-exposicao-discos-vinil-alfredo-benassi-9

Discos de Vinil em Exposição na Casa da Cultura em Três Pontas, terra de Milton Nascimento, de Wagner Tiso e de incontáveis outros talentos no segmento musical

A Casa da Cultura “Alfredo Benassi” de Três Pontas está com uma nova exposição. Os discos de vinil que antes ficavam guardados, agora tomam conta da sala principal, dando vida a uma cultura que jamais será esquecida. Com a intenção de trazer para o espaço sensações das décadas em que o vinil era a alegria da moçada, a Secretária Débora Andrade, juntamente com sua equipe, expõe cerca de 30 discos. A Secretária ainda busca por parcerias para aumentar a mostra.

cultura-exposicao-discos-vinil-alfredo-benassi-3-copy

Exposição com entrada gratuita segue até o final de outubro

A sala principal recebe o acervo de objetos históricos que fizeram parte do cotidiano da sociedade e uma antiga vitrola torna a exposição ainda mais realista e especial.

Apesar do grande declínio inicial, quando foram, em muitas casas, descartados ou dados à poeira e ao esquecimento, amontoados dentro de caixas ou no fundo de armários – e das posteriores oscilações de consumo, o vinil vem atravessando gerações e novas tecnologias, sem nunca ter se tornado obsoleto. São quase 70 anos de (r)existência. E mais que isso: nos últimos dez anos, o consumo de vinil ganhou uma sobrevida significativa. Segundo relatório denominado Record Industry in Numbers, divulgado em 2015 pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica, apesar de estar longe de ser novamente o formato padrão da indústria – ocupando apenas 2% das receitas no mercado mundial –, em meio ao recuo do mercado de mídias físicas e do aumento das mídias digitais, paradoxalmente, as vendas de disco aumentaram 54,7% em 2014. Seguindo essa tendência, 2015 foi, segundo dados divulgados em janeiro deste ano pelo instituto de pesquisas Nielsen, o 10º ano consecutivo de crescimento das vendas do formato, atingindo um novo record, com quase 12 milhões de unidades vendidas.

cultura-exposicao-discos-vinil-alfredo-benassi-4-copy

Quem tem vinil em casa pode participar da mostra, expondo seus discos

A exposição dos discos e capas de vinil acontece até o final do mês de outubro e a Casa da Cultura convida a todos para participar caso tenha algum item que queria expor e também convida para prestigiar os antigos discos, visitando. 

O telefone de contato da Casa da Cultura “Alfredo Benassi” é (35) 3265-4674.

(Fonte: jornalismojunior.com.br)

Previous post

Campanha de Natal da Apae de Três Pontas vai sortear R$ 35 mil em prêmios

Next post

TP recebe curso em Agroflorestais, sistemas de plantio que vêm revolucionando a agricultura