Política em Três Pontas

Eleições 2014 – Cartório Eleitoral pretende encerrar hoje o trabalho de carga nas urnas eletrônicas

Carga nas Urnas Destacada

Ao todo, 137 urnas eletrônicas receberão cargas para o pleito em Três Pontas e Santana da Vargem


A previsão do Cartório Eleitoral de Três Pontas é terminar ainda hoje (27) mais uma fase de trabalhos referentes às Eleições 2014. Desde o feriado municipal de 23 de setembro, Dia do Padre Victor, uma equipe está empenhada em dar cargas às urnas eletrônicas disponibilizadas para o pleito do próximo domingo, 5 de outubro.

De acordo com a chefe do departamento, Maria Rosa Guimarães Miari, 137 urnas recebem a carga. Em seguida, são testadas e lacradas para, posteriormente, serem encaminhadas aos locais de votação em Três Pontas e Santana da Vargem. “Este é um momento que exige bastante atenção. É um período de muitos afazeres, mas é bem legal participar do processo de escolha dos nossos dirigentes”, diz.

Atuam no procedimento a chefe do Cartório, quatro técnicos de urna contratados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e dois servidores da Justiça Eleitoral.

Carga nas Urnas Um

A chefe do Cartório Eleitoral, Maria Rosa (ao centro) com a equipe responsável pelo trabalho que deve ser encerrado neste sábado

Cavaletes são o maior problema no período de busca pela preferência do eleitor

Maria Rosa afirma que as eleições presidenciais são bem mais tranquilas que as municipais. Isto porque praticamente todo o processo é feito no TRE. Segundo ela, o grande problema em Três Pontas têm sido os cavaletes de propaganda dos candidatos. Neste ano, eles vieram com tudo.

“Quando chega uma denúncia, nós vamos até o local para constatar se é verdadeira. Se o servidor do Cartório Eleitoral verificar que é caso de irregularidade, informamos a Juíza. Ele despacha, nós notificamos o candidato para em 48 horas retirar a propaganda irregular. Se esse candidato não retirar, a própria Justiça Eleitoral faz esse trabalho”, detalha. E tem feito.

Pela Lei Eleitoral, os cavaletes basicamente não podem ser colocados em rampas de acesso, jardins, canteiros centrais, praças públicas (no entorno é permitido, desde que não atrapalhe a passagem de pedestre), árvores e postes.

Em Três Pontas, a colocação de cavaletes em canteiros centrais é permitida. A Justiça Eleitoral entendeu que este é o local que menos perturba quem caminha pela cidade.

Já um leitor do Sintonize contou à redação que, trafegando pela Avenida Oswaldo Cruz, por muito pouco não sofreu um grave acidente. Ele passava de moto quando um dos cavaletes foi lançado na pista. Ventava na hora. “Além da sujeira, da poluição visual, essas propagandas ainda colocam a segurança da gente em risco”, desabafou.

 

 

Previous post

Thiago Castro representa Três Pontas em Copa de Fisiculturismo

Next post

Taça EPTV de Futsal – TAC disputa vaga para semifinal

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *