Política em Três Pontas

Eleições 2020 – Termina hoje prazo para eleitores fazerem o primeiro título, transferência e regularização

Quem quiser votar nas Eleições 2020 tem até esta quarta-feira, 6 de maio, para solicitar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os seguintes serviços:

  • primeira via do título (alistamento eleitoral);
  • mudança de município (transferência): o comprovante deverá ter mais de três meses e, no máximo, um ano (deverá ser de abril de 2019 a janeiro de 2020);
  • alteração de dados indispensáveis para obtenção de certidões;
  • alteração de local de votação por justificada necessidade de mobilidade;
  • regularização de título cancelado.

Pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) é possível preencher um formulário on-line através do sistema chamado Título Net. Em seguida, a pessoa deve anexar em campo próprio do formulário os seguintes documentos:

  • documento oficial de identidade;
  • comprovante de endereço;
  • CPF (se tiver);
  • foto no estilo ‘selfie’ segurando o documento de identidade ao lado do rosto.
  • Homens que vão solicitar a primeira via do título também precisam anexar comprovante de quitação do serviço militar (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Ainda de acordo com o TRE-MG, se houver algum débito com a Justiça Eleitoral, o cidadão deverá emitir a guia e fazer o pagamento antes de solicitar o atendimento por meio do Título Net. Após concluir o procedimento, o eleitor pode acompanhar o andamento no próprio sistema.

Se for necessário complementar ou corrigir algum documento, o Cartório Eleitoral entrará em contato com o eleitor, por isso, é essencial que todos preencham corretamente um número de telefone.

Segunda via do título: neste momento, somente digital

Caso o eleitor precise apenas de uma segunda via de seu título, deve usar o aplicativo E-Título. O download está disponível para smartphones e tablets, nas plataformas iOS ou Android. A visualização dos dados atualizados pode variar conforme o prazo de processamento dos sistemas eleitorais.

Atendimento presencial e biometria continuam suspensos por tempo indeterminado

O expediente presencial está suspenso em todas as unidade do TRE desde o dia 19 de março, por causa da pandemia do novo Coronavírus. Devido a essa suspensão, não está havendo coleta de dados biométricos.

Três Pontas e Santana da Vargem

Caso haja dúvidas ou necessidade de algum serviço diferenciado, o contato do eleitor será respondido por e-mail. O e-mail do Cartório Eleitoral de Três Pontas, que atende também ao município de Santana da Vargem é o seguinte: [email protected]

Notícia anterior

Câmara - Moção de repúdio é aprovada contra decisão do Governo de Minas frente à pandemia

Próxima notícia

Vacinação contra a Febre Aftosa em andamento no estado; IMA Três Pontas está com atendimento presencial no Sindicato dos Produtores Rurais