Política em Três Pontas

Escolas Municipais de Varginha terão que reaproveitar água das chuvas

Escolas Municipais de Varginha terão que reaproveitar água das chuvas Vereador Jorge 1

Vereador Jorge, autor da proposta

Foi promulgado pela Câmara de Vereadores de Varginha o Projeto de Lei que prevê a captação da água das chuvas e o seu reuso em todas as Escolas Públicas Municipais. O projeto, de autoria do vereador Jorge Direne Ribeiro, havia sido vetado pelo prefeito, mas o veto foi derrubado, por unanimidade, pelos vereadores.

Agora a Lei precisa ser colocada em vigor pelo Executivo, promovendo, assim, uma economia para os cofres públicos. “Fizemos uma pesquisa e nos foi informado que a Prefeitura gasta, por mês, mais de R$ 21 mil com o pagamento da conta de água e esgoto. Acreditamos que com a implantação desse projeto, recursos serão economizados e poderemos investir em outros benefícios para a Educação de nossas crianças, jovens e adultos”, disse o vereador Jorge.

Além da economia para os cofres públicos, a proposta também visa incentivar o uso racional dos recursos hídricos e promover a consciência dos estudantes sobre a importância do reaproveitamento da água. “O mais importante é promover a consciência desses alunos sobre a necessidade de usarmos a água com responsabilidade. Vendo o exemplo na escola, eles poderão incentivar a mesma prática em suas casas”.

De acordo com a Lei, a água captada será reaproveitada na limpeza dos pátios das escolas, para regar plantas e até mesmo na descarga dos banheiros. O Projeto ainda prevê que o Município de Varginha baixe, em ato próprio, norma que determine de qual órgão ou unidade da Prefeitura será a competência de fiscalização da qualidade e eficiência dos mecanismos implantados e os projetos de construção de novas unidades escolares deverão contemplar o previsto nesta Lei. 

(Mirella Penha – Ascom Câmara Municipal de Varginha / Página inicial: Ilustrativa Net)

Previous post

Prefeitura de Três Pontas entrega reforma do Ginásio “Coberto” na abertura da Copa do Trabalhador

Next post

Neste momento - Atenção, motoristas: Cuidado ao trafegar entre TP e Varginha