Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Febre Amarela – Postos de Saúde de Três Pontas ficam abertos até mais tarde durante a semana e vão atender também neste sábado

Centro de Saúde Policlínica: até sexta-feira, atendimento será feito até as 20 horas. Nos demais postos da Cidade, até às 18 horas. No sábado (18) todas as unidades atenderão das 8 às 17 horas

Os postos de saúde de Três Pontas estão funcionando em horário especial nesta semana. Até sexta-feira, as unidades ficam abertas das 7 às 18 horas e na Policlínica o trabalho vai até mais tarde: 20 horas. No sábado (18), todos vão trabalhar das 8 às cinco da tarde.

A expansão do atendimento é para suprir a repentina demanda pela vacina contra a Febre Amarela. Ainda não há confirmação de casos da doença no Município, mas desde a notícia de que um macaco foi encontrado morto na Cidade, há alguns dias, os trespontanos estão lotando os postos em busca da prevenção.

Para se vacinar é preciso apresentar o cartão de vacinas e também o cartão SUS. No entanto, não há campanha específica para a Febre Amarela. As doses estão sendo aplicadas como rotina, ou seja, em pessoas que ao longo da vida não tomaram as duas doses necessárias à proteção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não está definido se o horário especial seguirá pela próxima semana, portanto, quem tiver interesse em se prevenir deve aproveitar até sábado.

Equipes atualizam doses

A Enfermeira responsável pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) em Três Pontas, Lara Miranda da Silva (foto ao lado), explica que as equipes de saúde aproveitam a presença do cidadão nas unidades para atualizar o cartão de vacinas. Assim, quem vai à procura da dose contra a Febre Amarela recebe outras vacinas, tais como Hepatite e Dupla Viral, se elas não constarem no documento.

Segundo os profissionais, a maioria das pessoas que estiveram nos postos nos últimos dias encontrava-se nessa situação, por isso, houve demora no atendimento. Em média cada uma ficou cerca de 10 minutos na sala de vacinação. Com a expansão do horário de funcionamento dos postos, a expectativa é de diminuição do tempo de espera nas filas.

Mortes de macacos 

Um macaco debilitado foi capturado no Centro de Três Pontas e está em observação no setor de Vigilância Ambiental da SMS. Dois primatas, encontrados no Bairro Ponte Alta I e Centro, morreram nos últimos dias, o que pode sinalizar a presença da Febre Amarela na Cidade. Materiais foram enviados para exames laboratoriais.

 

Previous post

Corpo de pedreiro atropelado no Bairro Catumbi será sepultado à noite

Next post

Escolas de Três Pontas recebem novos computadores e equipamentos