Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Febre Amarela – medo da doença provoca corrida aos postos de saúde de Três Pontas

Policlínica, no Centro de Três Pontas, é uma das unidades que registram movimento de pessoas em busca da vacina contra a Febre Amarela (Foto: arquivo)

De 1º de janeiro até as primeiras horas desta segunda-feira (13), nada menos que 2.344 cidadãos procuraram as unidades de saúde para serem vacinados contra a Febre Amarela. A demanda pela imunização no período é consideravelmente superior às aproximadas 1.000 doses aplicadas por ano no Município e cresce à medida que macacos aparecem mortos ou doentes em Três Pontas. Já são três animais. Um foi encontrado sem vida no Bairro Ponte Alta I. Outro mico morreu logo depois de recolhido no Centro, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e um terceiro macaco está em observação na Vigilância Ambiental. Ele também estava no Centro da Cidade.

Médico Veterinário do setor de Vigilância Ambiental da SMS, Marcelo Gomes, aguarda equipe que irá coletar em macaco capturado no Centro de TP material para exames laboratoriais (Foto: arquivo)

De acordo com o Médico Veterinário do setor, Marcelo Figueiredo Gomes, uma equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS-Varginha) virá a Três Pontas ainda hoje para fazer a coleta de material que será encaminhado para exames. Do primeiro macaco morto foram despachadas vísceras para análise em laboratório. Marcelo explica que faz parte das primeiras medidas a realização do bloqueio vacinal, ou seja, vacinar a população residente no entorno dos locais onde os micos foram encontrados. A providência já foi tomada pela Secretaria.

Mesmo sem a confirmação de contaminação pelo vírus da Febre Amarela, os trespontanos lotam os postos de saúde. O aumento repentino traz alguns transtornos de atendimento, sendo a demora a maior causa de reclamação. Em média, uma pessoa fica na sala de vacinação por 10 minutos. Isso porque, justifica Lara Miranda da Silva, a grande maioria está com o cartão de vacinas desatualizado. A Enfermeira, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Três Pontas, explica que nesses casos é preciso aplicar as doses faltantes e todo o procedimento tem que ser obrigatoriamente registrado, inclusive detalhes, tais como os lotes das vacinas manuseadas ali naquele momento.

Coordenadora do PNI em Três Pontas, Enfermeira Lara, registra que número de vacinas contra a Febre Amarela aplicadas em janeiro e nesses primeiros dias de fevereiro supera o volume anual da imunização no Município (Foto: arquivo)

“Não estamos em campanha contra a Febre Amarela, mas realizando vacinação de rotina, colocando cartões em dia. Hepatite, Dupla Viral, HPV em meninos de 12 e 13 anos, Meningite em meninas e meninos de 12 e 13 anos são exemplos de doses que estão sendo aplicadas, além da vacina contra a Febre Amarela. Então, pedimos paciência a quem for se imunizar nos postos de saúde de Três Pontas”, completa a Coordenadora.

Minas Gerais confirma 198 casos de Febre Amarela; 68 pessoas morreram

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Minas Gerais neste ano foram confirmados 198 casos de Febre Amarela até sexta-feira (10). Do total de 987 notificados, 57 casos foram descartados. Em relação aos óbitos, existem 163 suspeitos e, desses, 68 foram confirmados.

Até a mesma data, 75 municípios mineiros tinham casos suspeitos e em 39 cidades a presença da doença já foi confirmada. Elas ficam nas regiões de Coronel Fabriciano, Diamantina, Governador Valadares, Januária, Manhumirim, Passos, Pedra Azul e Teófilo Ottoni.

Três Pontas aparece no Boletim Epidemiológico do Estado ao lado de Campanha e Lavras como município em investigação para a doença por registrar epizootia, ou seja, morte de primatas.

Aedes aegypti é o mosquito que pode transmitir a Febre Amarela Urbana, além da Dengue, Zika e Chikungunya (Foto: Ilustrativa Net)

Aedes aegypti é o transmissor da Febre Amarela na região urbana

A Febre Amarela é uma doença grave, transmitida pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes na área silvestre (rural, matas e perto de rios) e pelo Aedes aegypti – que também transmite os vírus da Dengue, da Zika e da Chikungunya – na área urbana. Quando esses mosquitos picam um macaco doente, eles se tornam capazes de transmitir o vírus ao homem e a outros macacos.

Qualquer pessoa que não estiver vacinada, independentemente da idade ou sexo, pode contrair a doença. Quem recebeu duas doses da vacina ao longo da vida está imunizado.

Clique aqui e obtenha mais informações sobre a Febre Amarela.

(Foto página principal: Ilustrativa Net)

Previous post

Renato Teixeira é atração do sábado, em Varginha

Next post

“Wi-Fi” amplia dinamismo na Escola Coração de Jesus-Objetivo, em Três Pontas