Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Febre Amarela – crianças de 6 a 8 meses e gestantes entram para o grupo de vacinação, após exame em macaco encontrado morto em TP dar positivo

Setor de vacinação na Policlínica atende até às 8 da noite para imunizar contra a Febre Amarela (Foto: arquivo)

“Atualizem suas vacinas”. A orientação vem de Lara Miranda da Silva, responsável pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) em Três Pontas. A Enfermeira reforça o alerta à comunidade após exames feitos em vísceras de um primata encontrado morto no Bairro Ponte Alta I. O resultado confirma a suspeita: Febre Amarela Silvestre.

Com a resposta positiva, Três Pontas passa a integrar área de surto, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS), mesmo não tendo casos confirmados da doença em humanos.

Com o objetivo de proteger contra a doença o maior número de trespontanos, a equipe de vacinação da Policlínica atenderá no decorrer da semana até às 20 horas.  Além de adultos que ainda não tomaram ao longo de suas vidas duas doses preventivas, passam a ser vacinadas também crianças de 6 a 8 meses e ainda as gestantes mediante autorização de seus respectivos médicos. Para vacinar é preciso apresentar Cartão de Vacinas e Cartão SUS.

Ainda faltam chegar os resultados de exames realizados em dois outros macacos localizados no Centro, mas, conforme analisa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o fato de um primata já ser positivo, sinaliza a circulação do vírus da Febre Amarela Silvestre na Cidade, então, é preciso intensificar a imunização.

Números

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES) mudou a publicação do Boletim Epidemiológico que passa de diária para duas vezes na semana, às terças e sextas-feiras, a partir das 15 horas.

Conforme o último BE, de sexta-feira (17), o Estado notificou neste ano, 1.012 casos de Febre Amarela. Destes, 57 foram descartados e outros 220 são casos confirmados. Ainda conforme o Boletim, das 174 mortes suspeitas por Febre Amarela, 78 foram estão confirmadas.

Mosquito transmissor da Febre Amarela na região urbana: Aedes aegypti (Foto: Ilustrativa Net)

Aedes aegypti é o transmissor da Febre Amarela na região urbana

A Febre Amarela é uma doença grave, transmitida pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes na área silvestre (rural, matas e perto de rios) e pelo Aedes aegypti – que também transmite os vírus da Dengue, da Zika e da Chikungunya – na área urbana. Quando esses mosquitos picam um macaco doente, eles se tornam capazes de transmitir o vírus ao homem e a outros macacos.

Qualquer pessoa que não estiver vacinada, independentemente da idade ou sexo, pode contrair a doença. Quem recebeu duas doses da vacina ao longo da vida está imunizado.

Clique aqui e obtenha mais informações sobre a Febre Amarela.

 

Previous post

Projeto "Dia Mundial Do Rim" é Desenvolvido na Farmácia Municipal de Três Pontas

Next post

FlaMinas comemora sucesso da Campanha Doação de Sangue