Outros

FGTS: sacar ou não sacar?

A partir do mês de setembro de 2019, trabalhadores poderão sacar R$ 500 de cada conta do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de acordo com calendário anunciado pela Caixa Econômica Federal. Em 2020 também passa a valer o saque-aniversário, por meio do qual os trabalhadores poderão retirar uma porcentagem do seu FGTS no mês do próprio aniversário.

Ao aderir a essa segunda modalidade, o cidadão perde o direito, por dois anos, de retirar o valor integral do Fundo se for demitido. Desde o anúncio da medida, trabalhadores em todo o país estão analisando se vale a pena ou não ter acesso ao próprio dinheiro.

“No caso dos R$ 500, o saque é vantajoso para todos os trabalhadores. O dinheiro pode ser usado para quitar dívidas, iniciar uma reserva financeira ou então ser reinvestido, pois existem vários tipos de investimentos que rendem melhor que o do FGTS”, avalia o professor de Gestão Financeira do Centro Universitário Internacional Uninter, Daniel Cavagnari.

O especialista assegura que retirar esse valor não afeta outros usos do FGTS, como o saque integral em caso de demissão — diferentemente do saque-aniversário, que impede que o trabalhador tenha acesso aos valores do Fundo pelo período de dois anos.

“Antes de fazer o saque-aniversário, será preciso analisar cada caso. Trabalhadores que estão seguros em seus empregos e possuem reserva financeira para emergências poderão retirar seu dinheiro sem medo. Já quem não tem dinheiro guardado e está em um emprego instável, do qual poderá ser demitido, só deverá fazer o saque caso realmente precise”, recomenda Cavagnari.

O cenário em que a retirada do dinheiro será mais indicada é para os cidadãos que estão endividados, com juros crescentes incidindo sobre o valor que devem. Para estes, valerá a pena fazer o saque-aniversário e quitar as dívidas, sempre lembrando de negociar o valor com o banco. Assim terão uma chance de sair da condição de inadimplentes.

(Fonte: PG1 Comunicação)

Previous post

Esporte, lazer e cultura complementam Festa Religiosa do Beato Padre Victor

Next post

Apae Convida Trespontanos Para Reforçarem Ações de Igualdade e Inclusão Durante Semana Voltada à Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla