OutrosUtilidade

Horário de Verão começa à meia noite; relógios devem ser adiantados em uma hora

Horário de Verão Ilustrativa Net 1

Horário de Verão vai vigorar de hoje (15) a 19 de fevereiro de 2017 (Foto: Ilustrativa Net)

A partir da meia noite deste sábado (15), os moradores de dez estados mais o Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. Entrará em vigor o Horário Brasileiro de Verão que vai durar até o dia 19 de fevereiro de 2017.

O objetivo da medida, adotada no Brasil desde 1931, é proporcionar uma economia de energia para o País, com menor consumo no horário de pico (entre as 18 e 21 horas), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Essa redução representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões onde vigora o horário diferenciado (Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e é equivalente a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília ou o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.

No ano passado, a adoção do Horário de Verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Desta vez, a estimativa de economia é de R$ 147,5 milhões.

O novo horário vale para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.

 (Fontes: Portal Brasil/Agência Brasil)

 

 

 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Seminarista trespontano que se envolveu em acidente no RJ recebe alta hospitalar