Outros

Ima alerta para campanha de vacinação obrigatória contra febre aftosa

Gado Aftosa Vacinação Canal do Produtor 1

De 1º a 31 de maio, animais bovinos e bubalinos de todas as idades, devem ser vacinados contra Aftosa em Minas (Foto: canaldoprodutor)

Começa no dia 1º de maio em Minas Gerais, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa.  A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é de que todo o rebanho de bovinos e bubalinos seja imunizado em todo o Estado até o dia 31 do mesmo mês. A vacinação é a única forma de proteger os animais contra a doença e deve ser feita duas vezes ao ano, em maio e em novembro. Nesta primeira etapa de maio, os animais de todas as idades devem ser imunizados.  

Para adquirir a vacina basta o produtor se dirigir ao estabelecimento autorizado para a venda do produto, munido de carteira de identidade e CPF. Após a compra, a conservação correta é fundamental para garantir a eficácia na imunização do rebanho. A vacina deve ser mantida em caixa de isopor com gelo, numa temperatura entre três e oito graus centígrados. Durante a aplicação, cuidar para que todo material esteja protegido na sombra.

Gado Aftosa Vacinação IMA 1

Produtor que descumprir prazos estará sujeito à multas

Para comprovar a imunização do rebanho é necessário preencher o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação. O pecuarista acessa o site do IMA (http://www.ima.mg.gov.br/), faz o lançamento das informações (número de bovinos e bubalinos existentes em sua propriedade e os animais imunizados por idade e sexo). O produtor também tem a opção de declarar a vacinação no escritório do IMA, neste caso, será necessário imprimir o Formulário de Declaração de Vacinação através do site do IMA, preencher com os dados do rebanho no campo existente e vacinado e apresentar no escritório com a nota fiscal de compra das vacinas.

É importante ressaltar que o IMA não envia mais a carta aviso na residência do produtor, estando o mesmo obrigado a prestar tais informações no período de 1º a 31 de maio, nas formas já mencionadas. Se as obrigações forem realizadas dentro do prazo, não haverá ônus fiscal ao produtor.

O Escritório Seccional do IMA em Três Pontas fica localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, nº 565 – Centro, no Prédio Francisco Galvão de Paula (Antigo IBC). Os telefones são (35) 3266-2137 e (35) 3266-1546. Já o e-mail é trespontas@ima.mg.gov.br. Todos esses contatos estão disponíveis para o produtor sanar eventuais dúvidas.

(IMA Três Pontas)

Previous post

Sarau no Quintal de Outono comemora o 4º aniversário da iniciativa que cativou trespontanos

Next post

Sine anuncia que há vagas de emprego em Três Pontas