Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

IMA chama atenção para o vazio sanitário da soja, já em vigor em MG

Proibição de plantio vai de 1º julho a 30 de setembro (Foto: Ilustrativa Net)

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) iniciou sábado (1º) o período do vazio sanitário da soja em todo o território mineiro, medida que ficará em vigor até 30 de setembro.

Durante os próximos três meses fica proibido o plantio de soja, ao mesmo tempo em que deverão ser eliminadas todas as plantas vivas desta cultura nas lavouras do estado.

Medida é necessária para proteger safra seguinte da ferrugem asiática (Foto: Divulgação)

O vazio sanitário tem o objetivo de prevenir e controlar a ferrugem asiática, praga causada pelo fungo “Phakopsora pachyrhizi”, que destrói as plantas infectadas com prejuízos para os produtores, para a economia e para o abastecimento do mercado.

“Nesse período, as plantações ficam livres dos hospedeiros (plantas de soja), diminuindo a incidência da praga na safra posterior”, explica Nataniel Diniz Nogueira, gerente de Defesa Vegetal do IMA, órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da medida.

O IMA estima fiscalizar neste ano cerca de 730 propriedades em todo o estado, principalmente nas regiões Noroeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba,  que concentram o maior volume de produção do grão, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As  fiscalizações são frequentes também nas áreas de abrangência das coordenadorias regionais do IMA em Uberlândia, Montes Claros, Passos, Oliveira  e Varginha.

Multas

Nos casos em que durante a fiscalização é encontrada soja cultivada em propriedade rural, o produtor é notificado pelo IMA e tem prazo de até 10 dias para erradicar a respectiva plantação. Na segunda vistoria, caso não tenha cumprido a determinação do Instituto estará sujeito à multa de 1,5 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs), o equivalente a R$ 4.877,10.

Eliminar lavouras faz parte do vazio sanitário (Foto Arnaldo Alves – SECS)

Este será o décimo primeiro ano consecutivo em que o vazio sanitário da soja é realizado em Minas, desde que foi instituído em 2007. “Ao longo destes anos o IMA fiscalizou cerca de 5,2 mil propriedades com pouquíssimos  casos em que foi necessário aplicar a multa, após a notificação inicial. Isso reflete o bom nível de conscientização do produtor rural de que, ao cumprir o período do vazio sanitário ele está protegendo, antes de mais nada, o seu patrimônio e fonte de renda que é a sua lavoura”, argumenta Nataniel Diniz.

O vazio sanitário está normatizado pela Resolução nº 1.393/2015 da Seapa e Portaria nº 1503/2015 do IMA.  O gerente de Defesa Vegetal do IMA esclarece que a soja poderá ser cultivada nas situações previstas na legislação e desde que autorizado pelo Comitê Estadual para Controle da Ferrugem Asiática da Soja, presidido pelo Instituto.

Minas Gerais é o sexto maior produtor nacional de soja com produção prevista de 4,9 mil toneladas para este ano, de acordo com a Seapa.

O Escritório Seccional do IMA em Três Pontas fica localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, 565, no antigo prédio do IBC. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (35) 3266-1546 e (35) 3266-2137 ou pelo e-mail trespontas@ima.mg.gov.br

Previous post

Dia de Cooperar - Placas de empresas socialmente responsáveis serão entregues ao Hospital de Três Pontas

Next post

Frio: Quedas na temperatura pedem cuidado redobrado com a saúde