OportunidadesOutros

Inscrições para o Enem 2015 começam nesta segunda-feira

Enem 2015 2

MEC divulga que inscrições para o Enem 2015 vão de 25 de maio a 5 de junho

Daqui a pouco, às 10 horas desta segunda-feira (25) serão abertas as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com o Ministério da Educação (MEC) as provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro.

Para a edição de 2015, o Enem passa por uma série de modificações. Pela primeira vez em mais de dez anos, a taxa de inscrição aumentou, passando de R$ 35 para R$ 63. “Tudo subiu na sociedade e esse valor está o mesmo desde muito tempo”, disse o Ministro, Renato Janine Ribeiro. Segundo ele, o reajuste considerou a variação da inflação no período.

O pagamento deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União). O valor deve ser quitado até o dia 10 de junho sob pena de não ser confirmada a inscrição.

Automaticamente, estão isentos do pagamento, os estudantes que cursam o último ano do ensino médio em escolas públicas. Candidatos que comprovarem carência socioeconômica, de acordo com as regras do Edital, podem obter a isenção. Também podem pleitear o benefício, bolsistas integrais em escolas particulares.

O MEC anunciou ainda que 30% das provas impressas ficam sem uso devido às abstenções. Na tentativa de diminuir as faltas, o Ministro explicou que os estudantes liberados do pagamento que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o direito ao benefício na próxima edição do Enem.

“Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos que a sociedade está pagando e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir. E no escopo educacional, a ética é fundamental. Educação é também ter responsabilidade com os próprios atos”, disse Renato Ribeiro.

Em 2014, 65% dos faltosos eram alunos isentos, contabilizou o Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa.

Enem 2015 1Por medida de segurança, no ato de inscrição, o estudante deverá informar seu CPF e sua data de nascimento. Depois deverá fornecer várias informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), o local da prova do Enem 2015, se necessita de atendimento especial para fazer a prova e se deseja utilizar o seu desempenho para obter certificação de conclusão de ensino médio.

Não poderá ser usado o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Todos os candidatos terão ainda que informar o número de telefone celular ou fixo válido, além de criar uma pergunta e resposta de segurança no login.

Nos locais das provas, o detector de metal poderá ser ferramenta de vistoria pessoal.

As inscrições serão encerradas em 5 de junho. Assim que ela for concluída, é importante guardar o número da inscrição e a senha porque serão indispensáveis para o acompanhamento do processo, consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição e para a obtenção de outras informações.

Provas

No dia 24 de outubro serão aplicadas as avaliações em Ciências Humanas e Ciências da Natureza com quatro horas e meia de duração. No dia 25, os candidatos ganharão mais tempo, serão cinco horas e meia para responderem às questões de Linguagens, Matemática e para a Redação.

Enem 2015 3Os portões serão fechados às 13 horas (horário de Brasília). No entanto, as provas começarão 30 minutos depois, ou seja, às 13h30min.

Desta vez, o cartão de inscrição não será enviado pelos Correios, portanto, os candidatos deverão baixar ou fazer a consulta diretamente no site do Enem. O documento não precisa ser apresentado no exame, mas serve para ao estudante.

Outra novidade é a ampliação dos atendimentos específicos prestados anteriormente a estudantes cegos ou com baixa visão, surdos, com deficiência física, gestantes e lactantes. Eles passam a contemplar também alunos com visão monocular e discalculia.

A estimativa do MEC é que haverá mais de 9 milhões de inscritos.  

Para se inscrever acesse

http://enem.inep.gov.br/participante/

ou

http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem

 

 

 

 

 

Previous post

Festa da Padroeira chega ao penúltimo dia

Next post

Viagem de “Juninho” para os Estados Unidos deve ser marcada em 72 horas