OutrosPolítica em Três Pontas

Secretaria de Transportes e Obras de TP mostra serviço nesse início de Governo

José Gileno Marinho Transportes Obras Prefeitura Três Pontas 1.jpg (Copy)

Secretário José Gileno Marinho comenta obras e serviços que “começam a devolver beleza à Cidade”

A Administração Municipal 2017-2020 começou há 18 dias e algumas melhorias no Município são apontadas pela Secretaria de Transportes e Obras. No quadro negro instalado na sala do Secretário José Gileno Marinho, uma relação mostra as primeiras providências tomadas pelo setor e que já influenciam diretamente no cotidiano dos moradores.

Considerando a captação pluvial um dos grandes problemas ainda enfrentados na região urbana, a construção de canaletas aparece nas prioridades.  Servidores do Almoxarifado realizam a obra simples, mas fundamental para o escoamento das chuvas e conservação do asfalto nas ruas Benjamin da Silva Campos, José Caxambu, Luiz Antônio Ribeiro. São vias pertencentes ao Bairro Aristides Vieira.

No Centro, aconteceram capinas manuais e sempre que a chuva dá trégua o trabalho é sequenciado. “Desde que assumimos tenho ‘brincado’ que se continuasse como estava teríamos que pedir licença ao Codema e ao Ibama tamanho estava o mato”, ironiza. Nos bairros Ouro Verde, Philadelphia, Antônio de Brito, São Judas Tadeu, Jardim Boa Vista o mato tem sido cortado com o auxílio de maquinário.

Ainda conforme relaciona Gileno Marinho, na Avenida Oswaldo Cruz e Avenida “Zé Lagoa” – locais de intenso tráfego de veículos e pedestres – a grama dos taludes é podada. Há capina de meio-fio com o imediato recolhimento de mato, terra, barro para que a sujeira não fique amontoada ao longo das vias. 

Outro patrimônio que recebeu melhorias foi o Pronto Atendimento Municipal (PAM). Além de nova pintura, foi feita a substituição de cadeiras que estavam quebradas e enferrujadas. Na avaliação do Secretário, as mudanças trazem mais conforto e segurança aos usuários.

Praças

Nas proximidades do Córrego Custodinho, a Praça “da Peret” está sendo remodelada. O espaço é pequeno e ainda assim, observa o Secretário, estava com o piso quebrado, sem atrativos. “Ficará agradável”, garante.

A Praça “do Pirulito”, no coração de Três Pontas, começou a ser revitalizada pelo piso, em pedra portuguesa. Não haverá alterações no projeto arquitetônico.

Trânsito

Transportes Obras Prefeitura Três Pontas Praça Centenário Trânsito 1.jpg (Copy)

Praça do Centenário, sentido Bairro: liberação de via foi uma das primeiras providências do novo Governo Municipal

Os condutores devem ficar atentos a algumas mudanças que estão ocorrendo no trânsito da Cidade. “Pela primeira vez, Três Pontas conta com um servidor municipal que é Engenheiro de Mobilidade Urbana, o Danilo Silva. Ele está realizando todo o levantamento do trânsito daqui e as alterações serão feitas com base em estudo técnico”.

Pontalete

Atenção foi dada também ao Pontalete, Distrito banhado pelo Lago de Furnas e um dos principais pontos turísticos da “Capital Mundial do Café”. Gileno reconhece que a localidade está muito bonita, mas analisa que andava desleixada. Para ilustrar, ele conta que somente na limpeza de uma rua foram gastos 10 caminhões de água.

Revisões no sistema de iluminação e abastecimento estão entre as necessidades detectadas pelo Governo, que tem à frente o Prefeito Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD). Segundo informações de trespontanos que possuem ou alugam casas no Distrito o abastecimento está normalizado, graças à intervenção do SAAE. Já a Secretaria comunica que a luz na Praça “Dona Cinoca” será restabelecida ainda hoje (18). 

Transportes Obras Prefeitura Três Pontas Estrada Rural 1.jpg (Copy)

Estrada rural que leva aos distritos do “Quilombo” e Pontalete recebeu os primeiros reparos

“O Pontalete tem um grande movimento e quando chegamos os banheiros estavam fechados e até o ponto de atendimento ao turista estava trancado com cadeado. Ninguém sabia onde estavam as chaves. Levamos um chaveiro até lá e reabrimos as portas para os frequentadores”, registra o Secretário.

Questionado se a Administração pretende estreitar laços com a Polícia Militar e colaborar para que haja maior policiamento no Pontalete, já que são crescentes por lá os números de furtos, abuso do volume de som automotivo e velocidade, o Secretário respondeu que aumentar a segurança na localidade é uma bandeira do Vereador Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro – PSD) e que Legislador e comunidade podem contar com o apoio da Prefeitura.

Acesso: balsa estará de volta até o Carnaval 

Prefeitura Três Pontas Furnas Pontalete 1

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo em reunião na sede de Furnas, no RJ para tratar do retorno da balsa ao Pontalete (Foto: rede social)

Voltando a falar das primeiras ações do novo Governo, Marinho cita que a estrada que liga Três Pontas ao Distrito do Pontalete, passando pelo Distrito Nossa Senhora do Rosário (Quilombo) já oferece melhores condições de tráfego.

Quanto à balsa, paralisada há tempos, afirma que Dr. Luiz Roberto entrou em contato com os prefeitos de Elói Mendes e Paraguaçu. Ele estaria buscando a união de forças para liberar o transporte aquático o mais rápido possível já que, conforme garante Gileno, o Gestor sabe a importância da balsa para os turistas que levam desenvolvimento ao Pontalete.

A grande novidade da semana foi a visita do Chefe de Gabinete Deivis Victor dos Santos, do Chefe de Divisão de Agropecuária João Aleixo Ferreira Peret e do Vereador Antônio “do Lázaro” à central de Furnas, no Rio de Janeiro. Eles trouxeram a informação que a balsa estará de volta para fazer a travessia até o Carnaval. 

Mudança na Coleta de Lixo está nos próximos passos

Prefeitura Municipal de Três Pontas 1

Sede da Prefeitura, no Centro de Três Pontas

Dar continuidade às obras e serviços emergenciais que “devolverão beleza e até mobilidade à Três Pontas” são as intenções para as próximas semanas, apesar das dificuldades citadas pelo novo Governo, tais como a falta de manutenção em máquinas e equipamentos.

No planejamento está a mudança na coleta de lixo que passará a ser feita à noite. “Não justifica o caminhão do lixo interditar o trânsito da Cidade. Com a coleta noturna também os servidores serão beneficiados porque vão trabalhar sem o calor do sol e haverá um desgaste menor até dos equipamentos do caminhão”. Ainda de acordo com o Secretário, haverá ampla divulgação da alteração, que não inclui os roteiros.

Meta prioritária é ainda levar o Almoxarifado para o Centro de Eventos “Wagner Tiso”. A mudança, explica Gileno Marinho, trará mais tranquilidade aos moradores do Bairro Botafogo que há décadas são despertados pelo barulho de máquinas e veículos da Prefeitura.

 

Previous post

Jovem aprovado em Medicina reconhece a importância de um professor comprometido com a formação de grandes profissionais e nobres cidadãos

Next post

Associação Comercial de Três Pontas abre ano de capacitações com o Canvas, de graça