Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoPolítica em Três Pontas

Terceira turma da Escola do Legislativo de Três Pontas recebe certificado de conclusão – ano foi voltado à “Educação Política nas Escolas”

Arlene Brito

Alunos da Escola do Legislativo de Três Pontas em Plenária Municipal (Foto: CMTP)

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Três Pontas, por meio da Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita–Dona Rogéria”, entregará certificado a 21 estudantes da cidade que participaram dos trabalhos do Parlamento Jovem Minas – Edição 2017. A cerimônia terá início às 18h30min, desta quarta-feira (22), no Plenário da Casa Legislativa, que devido à reforma na sede, está instalado na Rua Dr. Joaquim de Brito, 325 – Centro, próximo à Praça do Centenário.

Neste ano, o Parlamento Jovem realizou diversas atividades direcionadas ao tema “Educação Política nas Escolas”. Já “Educação política e currículo”, “Interações entre escolas e sociedade na formação política dos jovens” e “Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas” foram os subtemas que geraram encontros dos estudantes com profissionais de várias áreas, debates e, entre outras atividades, elaboração de propostas que serão repassadas na noite de hoje ao presidente da Câmara, vereador Luis Carlos da Silva (PPS) e ao prefeito Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD).

Gerando benefícios à comunidade

O Parlamento Jovem de Três Pontas é coordenado pelo vereador Maycon Douglas Machado, tem na presidência Guilherme Ribeiro de Oliveira e assessoria técnica de Carlos Henrique da Silva Castro. Nesta edição, quatro monitores são ex-alunos da Escola do Legislativo local, implantada em 2015, por iniciativa da então vereadora Valéria Evangelista Oliveira.

Melhorias no transporte público foram conquistadas pelo Parlamento Jovem de TP (Foto: Alexandre Magnus)

Além de despertar o interesse de jovens estudantes do ensino médio quanto à participação democrática no Município e no Estado, e também de proporcionar a eles conhecimento, portanto, a oportunidade de se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis em relação à política e à cidadania – o que já são grandes lucros para a sociedade – a Escola do Legislativo gerou, nos dois primeiros anos de trabalho, outros benefícios para a comunidade trespontana. Um deles foi a melhoria no transporte público. Os alunos parlamentares jovens entregaram sugestão à empresa responsável pelas chamadas “circulares”. Atenta, a firma definiu rotas, aumentou o atendimento em bairros e procura promover acesso às pessoas com deficiência.

O que é o Parlamento Jovem?

Implantado no estado de Minas Gerais em 2004, o Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Atualmente se realiza em parceria com diversas câmaras municipais mineiras, dentre elas, a de Três Pontas.

Com etapas municipal, regional e estadual alunos de todas as Escolas do Legislativo de Minas elegem propostas que são entregues à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), podendo alterar atuais legislações ou gerar novas leis.

O que vem pela frente?

Em 2018, o Parlamento Jovem de Minas irá completar 15 anos. O tema para os trabalhos já foi definido em Plenária Estadual, em Belo Horizonte e será “Violência contra a mulher”, com os subtemas “Violência no ambiente familiar e doméstico”, “Violência nos espaços institucionais de poder” e “Violência e assédio sexual”.


Clique aqui e veja Lançamento PJ-Minas em Três Pontas 2018. 

Previous post

Aluna da Escola "Jacy Junqueira Gazola" de TP recebe medalha de ouro na OBMEP 2016

Next post

Pentacampeão, Gustavo Mesquita faz história no maior campeonato de Bicicross do Brasil