Política em Três Pontas

Juiz e Promotor orientam candidatos a seguirem a linha limpa, em conformidade com a legislação que rege a Propaganda Eleitoral

Eleições 2016 Legislação

Descumprimento da Legislação pode levar à punições, dentre elas, indeferimentos, apreensões e multas

Eles foram aplaudidos, sinal que houve aprovação da iniciativa. O Juiz Eleitoral, Cristiano Araújo Simões Nunes e o Promotor Eleitoral Artur Forster Giovannini se reuniram com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de Três Pontas e de Santana da Vargem. No encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (18), no Auditório da Cocatrel, a finalidade foi esclarecer o que regem Lei e Resolução sobre a Propaganda Eleitoral.

A corrida pelo voto começou na terça (16). Reduzida a 45 dias, metade do tempo dos pleitos anteriores, a campanha deverá seguir uma série de restrições, várias delas implantadas agora. Juiz e Promotor pretenderam chamar a atenção dos concorrentes ao que pode e não pode segundo a Legislação.  A expectativa é que a campanha nos dois municípios seja focada na apresentação de propostas. Concomitante, sejam evitadas denúncias sem fundamentos e outros problemas, tais como, indeferimentos, apreensões e multas.  

Eleições 2016 Juiz Eleitoral Dr Cristiano Araújo 2

Juiz Eleitoral Dr. Cristiano Araújo destaca que o eleitor está cada vez mais consciente, repugnando atitudes “pirotécnicas”

Juiz e Promotor concordam que a redução das formas legais de divulgação igualam a disputa. “Antes, os candidatos com mais recursos eram beneficiados, tinham maior possibilidade e isso gerava um desequilíbrio nas Eleições”, observa Dr. Artur. Ainda conforme analisa o representante do Ministério Público Eleitoral, “as restrições vão ajudar o candidato, principalmente no corpo a corpo, que é realmente encontrar-se com o eleitor, conversar, passar ideias invés de simplesmente investir em propaganda fria, distante e que não ajuda o eleitor escolher seu candidato”.

Dr. Cristiano complementa afirmando que o debate será essencial para que o eleitor tenha maior tranquilidade para definir quem ganhará o voto, sem a “pirotecnia” que existiu até então. “Entendemos e desejamos que a campanha seja focada nas ideias e não nas brigas e confusões”, frisou o Juiz.

Em cima desses anseios, Dr. Cristiano passou as recomendações. Uma delas é a de que os candidatos façam acordos em determinadas situações para evitar problemas. Também deixou claro que todas as representações serão avaliadas com agilidade, considerando as provas.

Sem sujeira

Eleições 2016 Promotor Eleitoral Artur Forster Giovaninni 1

Para o Promotor Eleitoral, Artur Giovannini, restrições tornarão mais justa a possibilidade dos candidatos

Entre os aconselhamentos, o Juiz Eleitoral de Três Pontas lembrou a Campanha “Sujeira não é legal”, lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). “Essa poluição é prejudicial à Cidade e ao meio ambiente. O eleitor está cada vez mais consciente e a sujeira pode até levar à perda do voto. Ninguém quer viver em uma cidade suja”.

Já o Promotor Giovannini comparou a Justiça Eleitoral com árbitro de futebol, afirmando que “quanto menos aparece, sinal que o jogo vai melhor”. Assim, desejou que as determinações legais e as recomendações sejam cumpridas em nome de uma campanha limpa em todos os sentidos.

Questionário

Sobre o questionário aplicado aos pré-candidatos, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Dr. Artur contou ao Sintonizeaqui que está atingindo o objetivo. Em dois casos, explicou, as respostas indicaram a necessidade de maior atenção por parte do MP. Em uma, a conclusão foi pela possibilidade da candidatura. Já a outra resultou em impedimento.

“Ainda estamos verificando a situação dos candidatos nesse prazo de cinco dias, a partir da publicação do edital: registro de candidatura acompanhado do questionário”.

Os candidatos a prefeito das duas cidades deverão ser convocados para uma próxima reunião, a fim de decidirem sobre situações específicas. Caso haja algum problema no decorrer da campanha, eles e também aqueles que disputam vaga no Legislativo serão convidados a prestar esclarecimentos.

Eleições 2016 2Um detalhe: ainda existem pessoas cumprindo pena por terem desrespeitado a Legislação da Propaganda Eleitoral no pleito anterior. Esta é uma situação indesejável e totalmente evitável, alertam as autoridades. 

Imparcialidade 

O Sintonizeaqui fez o registro fotográfico do público que compareceu à reunião, mas em respeito aos candidatos que aparecem mais ao fundo, em desvantagem visual aos que se assentaram nas primeiras fileiras do Auditório, opta em não publicá-lo. 

 

 

 

Previous post

Participe e capacite seus colaboradores e equipes

Next post

Sobre Mariposas e Borboletas: longa-metragem será lançado em Varginha