Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e LazerOutros

Guarda Municipal faz Blitz educativa no trânsito de Três Pontas

Arlene Brito

Blitz educativa na Praça Cônego Victor, centro de Três Pontas

Que a educação para o trânsito seja feita de forma contínua em Três Pontas. O desejo manifestado pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER MG), Prefeitura e Sest Senat durante um ciclo de palestras realizado no mês de abril está se concretizando. Periodicamente, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza blitz educativa em variados pontos da cidade, enfatizando junto aos condutores, passageiros e pedestres orientações para que o trânsito no município seja mais educado e seguro.

Nesta semana, por exemplo, equipes da GCM estão nas ruas também para o contato informativo. O uso do cinto de segurança, a forma adequada de transportar crianças em veículos, a importância da viseira do capacete estar fechada durante o percurso e os riscos de utilizar celular enquanto dirige são algumas orientações.

Motociclistas também recebem orientações da Guarda Municipal

Outro assunto bastante destacado junto à comunidade tem sido em relação ao estacionamento. Ocupar vagas especialmente reservadas para idosos e deficientes, estacionar sobre a faixa de pedestres e em outros lugares proibidos e ainda em desacordo com a legislação quanto às esquinas são infrações recorrentes na cidade.

Estacionar de forma ilegal, além de violar as leis de trânsito, fere direitos do outro e pode colocar pessoas em risco. Um exemplo: estacionar a menos de cinco metros da esquina prejudica o campo de visão dos demais condutores, portanto, há maior risco de acidentes. Mais um: estacionar sobre a faixa é colocar obstáculo na circulação do pedestre.

Implantar mais cidadania no trânsito de TP é um dos objetivos da conversa com motoristas e pedestres

Para o chefe da Divisão Municipal de Transportes e Trânsito, Danilo Alves da Silva, o trabalho educativo é fundamental porque inúmeros acidentes acontecem devido à falta de capacitação e instrução das pessoas. Formado em Engenharia Civil e com especialização em Engenharia da Mobilidade, Danilo analisa ser “extremamente importante preparar a comunidade para viver em segurança dentro de um trânsito intenso”. Em Três Pontas, município com 57.097 habitantes (IBGE) existem 25.793 veículos (dados de 2016). A proporção é de um veículo para cerca de 2 moradores. 

A Divisão e a GCM realizarão trabalhos preventivos habitualmente, sequenciando a proposta de sensibilizar condutores e pedestres. A intenção, explicam, é promover mudança de comportamentos e instalar de maneira crescente a cidadania no trânsito local. No entanto, é bom destacar que – com a municipalização do trânsito de Três Pontas, os motoristas infratores ficam sujeitos a autuações e podem responder com pagamento de multas. Então, por um trânsito seguro e menos aborrecimentos, o melhor é manter o respeito e a atenção redobrada. 

(Fotos: GCM)

Previous post

“Feras no assunto” - Rafael Medeiros e Fernando Kimura abrem, daqui a pouco, Semana do Empresário em Três Pontas

Next post

Operadoras de Planos de Saúde Devem Justificar Por Escrito As Negativas De Cobertura