Política em Três Pontas

Médico “trespontano” recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Minas

Ordem do Mérito Legislativo 1O Médico, Luiz Roberto Laurindo Dias, foi agraciado com a “Ordem do Mérito Legislativo”. A cerimônia foi realizada na manhã de quinta-feira (13), no Expominas, em Belo Horizonte. Neste ano, 249 personalidades e entidades receberam a homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por se destacarem em serviços prestados ou méritos excepcionais.

É muito bom saber que você é visto pelo serviço que presta. Estou muito feliz, a cerimônia foi muito bonita e esse Mérito aumenta ainda mais a minha responsabilidade e a minha fidelidade à comunidade e ao Município”, disse Dr. Luiz Roberto. Ele compareceu à solenidade acompanhado da esposa Yara, dos amigos peemedebistas Afonso de Carvalho e Gilson Brito e ainda de Fernando Paiva.

Na mesma categoria do Médico de Três Pontas, entre outros, estiveram a Historiadora, Cristina Ávila e o Artista Plástico, Luiz Augusto Pianetti. O Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Herbert José de Almeida Carneiro; o Subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides e a Defensora Pública-Geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, receberam a Medalha no grau “Grande Mérito”. Quatro secretários de Estado foram homenageados com o grau “Mérito Especial”. São eles, a Secretária de Cultura, Eliane Parreiras; de Educação, Ana Lúcia Gazzola; o secretário de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Alencar Santos Viana Filho. O Desembargador, Belizário Antônio da Lacerda, também recebeu o “Mérito Especial”. 

De acordo com a Assessoria de Comunicação da ALMG, a solenidade integrou a agenda comemorativa do bicentenário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e celebrou a vida e o legado deixados pelo artista, que é um dos maiores expoentes da arte barroca no Brasil. Sua obra pode ser apreciada em várias cidades mineiras, tais como Ouro Preto, São João Del Rei, Sabará e Congonhas, onde se encontram as esculturas em pedra-sabão dos 12 profetas, que se tornaram um dos mais conhecidos símbolos da obra de Aleijadinho.

Por ser o dia da morte do artista, 18 de novembro passou a ser, a partir de 2013, o Dia do Barroco Mineiro, instituído pela Lei 20.470 de 2012, originada do Projeto de Lei 3.396 de 2012, de autoria do presidente da ALMG, Deputado Dinis Pinheiro (PP). A Lei determina que em 2014, ano do bicentenário de morte de Aleijadinho, sejam realizadas diversas atividades voltadas para a valorização e divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural deixados pelo artista.

A cerimônia de agraciamento ostentou o tema “200 anos de morte de Aleijadinho: o Barroco é para sempre” e teve como Oradora oficial a empresária, colecionadora de arte e empreendedora cultural, Angela Gutierrez.

A Medalha

Criada em abril de 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito.

Grande Mérito: destinado a soberanos, chefes de Estado, chefes de governo e seus sucessores imediatos; governadores; vice-governadores; presidente da Assembleia Legislativa; presidente do Supremo Tribunal Federal; presidente do Tribunal de Justiça; presidente da Câmara dos Deputados; presidente do Senado Federal; ministros de Estado e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Mérito Especial: destinado aos membros da Mesa da ALMG e deputados estaduais; secretários de Estado; senadores; deputados federais; ministros de Tribunais Superiores; presidentes de Tribunais; desembargadores; generais; embaixadores; enviados extraordinários; ministros; reitores; cientistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Mérito: destinado a cônsules; magistrados; membros do Ministério Público; militares; professores; escritores; funcionários públicos; desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.

O Conselho da Ordem é presidido pelo presidente da ALMG, Deputado Dinis Pinheiro e tem como integrantes os membros da Mesa, as lideranças da Maioria e da Minoria e os ex-presidentes da ALMG em exercício do mandato de deputado estadual. Além da medalha, os agraciados recebem diplomas assinados pelo Presidente da ALMG.

Ordem do Mérito Legislativo 2

Dr. Luiz Roberto com a esposa Yara e os amigos Afonso e Gilson

 

 

Previous post

Uso clandestino das redes de esgoto do SAAE causam danos e colocam população em risco

Next post

Estão abertas as inscrições para o 42º Concurso Nacional de Presépios

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *