MEI deverá entregar a Declaração do Anual do Simples Nacional até final de maio

Na DASN, o MEI deve informar o valor total das vendas de mercadoria e prestação de serviço (em dinheiro, cheque e cartão) em 2017, sem dedução de nenhuma despesa. “Para enviar a declaração, é necessário ter em mãos o Relatório Mensal de Rendas Brutas, pois assim será possível somar os valores do que foi faturado durante todo o ano”, explica a analista da Unidade de Atendimento do Sebrae Minas, Viviane Soares.
No Portal do Empreendedor estão disponíveis três tipos de declaração:
- original: utilizada quando a declaração daquele ano será entregue pela primeira vez.
- retificadora: serve para corrigir alguma informação enviada equivocadamente na DASN Original já transmitida.
- situação especial: deve ser entregue quando a empresa for baixada, informando a data de extinção da empresa.
Os empreendedores que não entregarem a DASN até às 23h59min do dia 31 de maio serão penalizados com multa de no mínimo R$ 50. O MEI ainda pode ficar em dia com a Receita, enviando as declarações de faturamento de outros anos que estiverem em atraso. “Caso o empreendedor esteja há mais de dois anos consecutivos sem pagar a Guia de Recolhimento Mensal (DAS) e ainda sem fazer a DASN, poderá perder o CNPJ”, alerta a analista do Sebrae Minas.

Os MEI que tiverem dúvidas sobre como fazer a Declaração Anual de Faturamento poderá buscar orientações gratuitas de especialistas em pequenos negócios durante a Semana do Microempreendedor Individual. O mutirão de atendimento do Sebrae será realizado 14 a 19 de maio. Em Minas Gerais, a Semana do MEI acontece em mais de 170 cidades do estado com programações online e presenciais.
(Fonte: Luciana Trindade – Assessoria de Imprensa da Regional Sul do Sebrae Minas)



